Malcolmia marítima é uma planta anual popular da família Brassicaceae. Extremamente bonita e profusamente florida, é provavelmente uma das plantas mais fáceis de cultivar.
Com cerca de 15 a 30 centímetros de altura, produz uma massa de flores rosa, roxa e branca perfumada. Cada flor tem quatro pétalas cruciformes. É nativa da Grécia e da Albânia, mas foi naturalizada em outros lugares da Europa Mediterrânea. Incrível é que ela se deu muito bem nesses locais que se tornaram habitats arenosos marítimos para a espécie.
Quer descobrir mais sobre essa maravilhosa planta? Pois basta ler tudo sobre ela no artigo que segue abaixo.
Características da Malcolmia Marítima
De nome científico Malcolmia littorea, este é um tipo de arbusto baixinho que tem altura entre 10 até 40 cm. É perene, lenhoso, porém só em sua base. O ramo é prostrado, ereto ou ascendente, ramificado a partir de sua base. É coberto por indumentos densos com pelos esbranquiçados. Eles refletem a luz do sol, não é incrível? Esta é uma boa maneira que as plantas encontraram com relação à adaptação à iluminação excessiva.
A folha é inteira, linear, pouco recortada e curva na ponta. Em sua base, ela se dispõe em rosetas. No caule é alterna, ou seja, tem apenas uma folha por nó.
As flores são hermafroditas, pois têm o órgão masculino e feminino funcionando. Possui uma inflorescência com 5 até 20 flores de 6 compridas sépalas, que são cobertas por pelo.
As pétalas, com a cor púrpura, se dispõem em quatro, em forma de uma cruz. Sua corola é bastante característica, tal como as espécies pertencentes à família botânica Cruciferae e Brassicaceae, do qual a planta inclui.
A Malcolmia Marítima tem o fruto siliqua, ou seja, um fruto longo, seco, estreito e até ligeiramente curvo, tendo várias sementes. Elas possuem a tonalidade castanho escuro, são oblongas ou ovoides, com a superfície rugosa.
A planta floresce entre os meses de maio até agosto, sendo frequente em areias marítimas das regiões ocidentais mediterrânicas. Isso ocorre desde a zona costeira de Portugal à Itália. No país de Portugal, é possível encontrá-la em zonas abrigadas das dunas frontais, estendendo-se para os interiores.
As Folhas
A espécie pertencente à família é, como em grande parte das plantas do tipo herbáceas, anual. É menos frequente ver a planta sendo bienal ou perene, tendo seiva aquosa, frequentemente picante, mas raramente sufruticosas.
Somente poucas espécies mostram lenhificação, assumindo a forma dos subarbustos perenes. No geral, a folha apresenta uma parte fusiforme subterrânea, de raiz aprumada central.
A Malcolmia Marítima mostra filotaxia de padrão básico, com folhas alternas e dispostas nas hastes eretas. Entretanto, também apresentam-se em espiral, frequentemente formando a roseta basal da folha, no caso em que é rosulada e a caulinar alterna.
A folha é composta ou inteira, não sendo raro ser cerdosa ou pilosa. A densidade e a forma dos tricomas (pelos unicelulares) são elementos relevantes na identificação de espécies. Não tem estípulas ou pecíolos.
Flores e Sementes
A flor é hermafrodita, dialipétala, com pétala cruzada. Geralmente actinomorfa, com simetria radial e sem brácteas. A inflorescência se mostra em rácemos ou em duplo rácemos, com umbelas ou corimbos, raramente pleiocásios. Algo importante a ser ressaltado é que não possui brácteas.
As florações, bem como a produção das sementes se sobrepõem diversas vezes ao tempo. Isso porque enquanto em sua parte inferior a semente é produzida, as florações ainda continuam em sua parte superior.
A quantidade do endosperma contido nas sementes tem muitas variações de espécie para espécie. Depende da quantidade, se estas têm pequeno porte ou médio. Alguns gêneros, por exemplo, fazem a produção de sementes aladas. Os embriões são bem diferenciados sempre.
Cultivo da Malcolmia Marítima
Para obter melhores resultados no cultivo, semeie a superfície em remendos ou fileiras. Plante as mudas com 15 cm de distância. Elas preferem sol pleno a parcial e solos bem drenados.
Cultivar essa maravilha é bem simples, mesmo muitas vezes exigindo um tempo certo para ser semeada. É preferível fazer o plantio em épocas mais frias. No entanto, também se pode cultivar a Malcolmia Marítima durante estações que têm o clima mais ameno.
Essa planta é sensível a pestes e doenças, sendo comum, na sua cultura, ser atacada pelas lagartas. Ela também pode apodrecer por conta da presença dos fungos. Estes problemas acabam atacando principalmente folhas e plantas mais jovens, fazendo com que elas enfraqueçam.
Agradável e Colorida
A Malcolmia Marítima é uma flor silvestre prolífica que pode ser encontrada no solo gravilhado ao lado de estradas e em terrenos baldios. Você pode plantar sementes diretamente no solo no início da primavera. Assim, terá uma profusão de flores coloridas. Sua aparência agradável pode ser a adição perfeita para o seu jardim.
As flores são encontradas nas cores brancas, rosa e roxas com mais frequência. Elas medem cerca de 3 cm de diâmetro, consistindo em quatro pétalas. Essa configuração é definida como cruciforme ou cruzada.
A planta chega com entusiasmo, brota rapidamente e espalha suas flores alegres pelo jardim. Tolerante a solo pobre, baixa umidade e sal, ela vive sem reclamações da primavera ao verão, deliciando todos os lugares em que é plantada. Então, quando essa maravilha começa a desaparecer, a graciosa malcolmia acaba deixando saudades.
Se você vive em um clima frio, pode plantar uma segunda rodada de sementes no início do verão. Dessa forma, uma segunda cobertura de cor chegará antes do final da temporada.
Variedades da Malcolmia
Existe uma boa quantidade de variação no material cultivado, particularmente no que diz respeito à estatura e cor das flores. A malcolmia é um gênero botânico que pertence à família das Brassicaceae, como citado.
Entre as espécies, incluem-se:
- Malcolmia boissieriana;
- Malcolmia africana;
- Malcolmia flexuosa;
- Malcolmia marítima;
- Malcolmia ramosíssima;
- Malcolmia triloba.
Crescendo rápida e facilmente, a Malcolmia Marítima produz o tipo de resultados excepcionais que aumentam a auto estima de todo jardineiro. Não importa o local onde mora, essa escolha é perfeita.
Você tem uma área ensolarada que merece ser magistralmente decorada com um tapete floral? Ou você está à beira-mar, onde as plantas tolerantes ao sal são essenciais? Que tal dar uma chance para essa maravilha? A Malcolmia Marítima te deixará feliz com sua presença em igual!