Ixora é um gênero da família Rubiaceae, nativo das regiões tropicais e subtropicais. É um gênero grande que contém cerca de 550 espécies de arbustos e árvores pequenas. Ixora é uma planta popular entre os jardineiros por causa de sua forma arredondada, flores vistosas e folhagem atraente e brilhante.
O nome do gênero vem da palavra sânscrita “Ikvana”, uma divindade da Malásia, ou possivelmente do nome “Iswara”, uma divindade de Malabar. Ixora representa paixão e maior sexualidade. Na Ásia, eles usam Ixora há gerações para fins ornamentais e também por suas qualidades medicinais no tratamento de diarreia e febre.
Características da Ixora
Ixora é uma planta popular entre os jardineiros por causa de seus cachos de flores vistosos. Como é típico da família Rubiaceae, as folhas têm arranjo oposto, são de um verde médio a escuro e particularmente coriáceas e brilhantes.
A flor aparece em cachos no final dos galhos. Cada cluster pode conter até 60 flores individuais. Cada flor é muito pequena e tubular com quatro pétalas. Ele vem em uma variedade de cores brilhantes, como escarlate, laranja, amarelo e vermelho. O estilo é bifurcado na ponta e sobressai um pouco do tubo de corola. A fruta é uma baga contendo 1 ou 2 sementes.
Um grande número de Ixoras plantadas em jardins são cultivares com várias cores de flores, altura e características de folhas. Exemplos são Ixora chinensis ‘Rosea’ e Ixora coccinea ‘Magnifica’, com flores vermelho-rosa e escarlate, respectivamente. Outra espécie é o Ixora casei ‘Super King’, que possui grandes grupos de flores amarelas. Cultivares anões também estão disponíveis como o Ixora compacta ‘Sunkist’ . Esta espécie cresce a uma altura de apenas 60 cm. com flores de laranjeira.
Como Cultivar Ixora
A coisa mais importante a lembrar ao plantar Ixora é que ele deve ser plantado em solo ácido, porque o solo alcalino pode resultar em folhagem amarela. A proximidade com estruturas de concreto pode fazer com que o solo se torne alcalino. Para evitar esse problema, plante Ixora a pelo menos alguns metros das estruturas de concreto. O uso de fertilizantes que formam ácido pode ajudar a neutralizar a alcalinidade do solo.
Ixora é uma planta tropical que adora o sol. Portanto, plante-o em áreas onde possa receber luz solar completa. A exposição a maiores quantidades de luz resultará em crescimento compacto e mais formação de brotos de flores.
Ixora gosta de ser regada, mas você não deve fazer isso excessivamente. Tente manter o solo úmido, pois o Ixora se desenvolve em condições úmidas e verifique se o solo está bem drenado, pois o solo entupido pode fazer com que a raiz apodreça.
Ixora é suscetível a pulgões, um inseto sugador de seiva. Você pode usar sabão inseticida ou extrato de planta ecologicamente correto para controlar populações de pulgões. Ixora também é sensível ao gelo. Você precisará movê-lo para áreas mais quentes quando a temperatura ficar muito baixa.
Para obter uma aparência compacta, apare a planta após a floração. A poda pode revitalizar plantas mais antigas. Em geral, o Ixora é adequado como sebes ou peneiras, mas também pode ser plantado em vasos. Variedades menores podem ser plantadas em torno de plantas maiores como orlas.
Lista dos Tipos de Ixora: Espécies com Nome e Fotos
Ixora abrange todo um gênero de arbustos e árvores floridas, com o Dwarf ixora sendo uma versão menor do Ixora coccinia, que é comumente conhecida simplesmente como ‘Ixora’. Outras variedades de ixora incluem as seguintes:
Ixora Finlaysoniana
Essa variedade é comumente conhecida como chama da selva branca, ixora branca siamesa e ixora perfumada. É um grande arbusto que produz cachos de delicadas flores brancas perfumadas ( Floresta Urbana );
Ixora Pavetta
Conhecida como a árvore da madeira da tocha, esta pequena árvore perene é nativa da Índia;
Ixora Macrothyrsa Teijsm
Este híbrido tropical é conhecido como o super rei por um bom motivo. Possui galhos eretos que medem 3 mts. e cachos de flores vermelhos brilhantes;
Ixora Javanica
Esta planta é nativa de Java e apresenta grandes folhas brilhantes e flores de cor coral;
Ixora Chinensis
Esta planta é um arbusto sempre-verde de tamanho médio, geralmente crescendo a cerca de um metro e meio de altura. Identificada por suas folhas quase sem haste e flores vermelhas, é comum nos jardins do sudeste asiático e é usada para tratar várias doenças, como reumatismo e feridas;
Ixora Coccinea
Um arbusto denso com flores escarlates, nativo da Índia, onde também é amplamente utilizado na medicina tradicional. As folhas possuem propriedades anti-sépticas e as raízes podem ser usadas para tratar diarreia e febre.
Ixora Anã Dwarf
Esse tipo de ixora é conhecido por ser um dos mais difíceis, mas gosta de condições quentes e sofrerá se as temperaturas caírem. Baixas temperaturas farão com que esta planta perca suas folhas. Curiosamente, as plantas anãs ixora com flores rosa ou brancas tendem a ser mais suscetíveis a danos causados pelo frio, e essas especialmente devem ser cultivadas em um clima quente.
Esta planta reagirá igualmente mal se ficar muito quente, então tente dar um pouco de sombra durante a hora mais quente do dia para evitar superaquecimento. A planta é ideal para ser usada como planta de casa, pois ficará perfeitamente feliz com a temperatura ambiente média.
Como planta tropical nativa, o anão ixora adora a luz solar. Se plantar fora, precisará estar em uma posição que beneficie de pelo menos algumas horas de luz solar direta por dia, idealmente pela manhã. Esta planta pode sofrer se ficar muito quente; portanto, o cenário de iluminação perfeito seria para a planta ficar cheia de sol pela manhã e sombreada no calor do sol da tarde.
Se a planta não receber luz solar suficiente, você a notará com uma nítida falta de flores, embora o excesso de sol possa fazer com que as flores murchem e caiam. Procure atingir um bom equilíbrio, permitindo a exposição direta ao sol e sombra parcial. Se você tem esta planta em casa como planta de casa, pode colocá-la em uma janela brilhante com muita luz brilhante, mas indireta. Caso contrário, desde que sua casa seja relativamente fria, a planta tolerará uma posição de luz direta, fique de olho na planta, caso ela responda mal a isso e precise ser movida para um local com um pouco mais de proteção constante. Sol.