Olá, tudo bem? Esperamos que sim.
Durante o artigo de hoje, você vai conhecer uma lista de Nectarinas, suas principais variedades e características que as marcam.
Além disso, você conhecerá neste texto, frutas que são nativas brasileiras e que talvez você não conheça ainda.
Preparado(a)? Vamos lá então.
As Nectarinas
Antes de conhecer a pequena lista de Nectarinas que foi preparado para você conhecer hoje, é necessário que antes você conheça e entenda algumas das características que todas as suas espécies possuem.
Frutas de origem chinesa, são cultivadas há centenas de anos. Seu nome científico é Prunus Persica e é uma planta da família das Rosaceae, assim como o pêssego e a ameixa.
Se alguém te disser que esta fruta é uma mistura do Pêssego com a Ameixa, não acredite. Desde sempre, nascem pêssegos em árvores de Nectarina e Nectarinas nas árvores de Pêssego.
De casca lisa, é uma fruta arredondada que têm a cor de sua polpa variando entre branco, amarelo e vermelho.
Seus maiores produtores são a China e a Itália. Os seus maiores produtores na América do Sul são o Chile e a Argentina. Ela dispõe de grandes vantagens para a sua saúde, que ainda falaremos durante esse artigo.
Seu nome vem da palavra Néctar, ela ganhou este nome devido a seu gosto doce.
Nectarina Sunred
A primeira Nectarina que iremos conhecer hoje, é a Sunred. Ela é uma espécie que foi trazida dos EUA em 1969 e começou a ser comercializada no Brasil em 1971
De sabor agridoce, é muito bem vendida no sudeste brasileiro. A sua árvore tem uma grande capacidade de produção, sendo assim, é considerada de grande valor para seus produtores.
É tão preciosa, que a partir dela foi criada uma espécie transgênica sua, chamada de “Nova Rubro-Sol”.
É vermelha de fundo amarelo e dispões de forma arredondada. Sua safra tem início no fim de cada ano e dura em torno de 3 meses.
Branca Guapiara
Ganhou seu nome em homenagem a uma cidade do interior do Estado de São Paulo chamada Guapiara.
De polpa branca, segue o caminho natural das Nectarinas. É arredondada e possui pele um pouco esverdeada, contudo, ela é coberta por tons de vermelho rosado.
É uma espécie híbrida, criada a partir da mistura entre a Nectarina Supermel e a Colombina.
Suculenta de sabor doce, seu caroço não dispõe grandes aderências. Seu cultivo é propício na maioria dos estados brasileiros.
Somel
A Nectarina Somel é uma das variedades que foram trazidas de institutos da Florida, para o Brasil em 1969, e assim como as outras espécies de Caraguatá, ela passou a ser comercializada em São Paulo na década de 1970.
Esta variedade também é bastante suculenta e considerada muito gostosa. De coloração intensa, possui um grande brilho em sua pele.
Assim como as outras espécies de Nectarina, é preferível que ela seja comida “in natura”. A partir do seu cruzamento genético com outras espécies, nasceram muitas qualidades de Nectarina que conhecemos hoje.
Seu consumo traz ótimos benefícios, como a hidratação da pele e o auxílio na prevenção de algumas doenças oculares.
Colombiana
De ramos bem desenvolvidos e ralos, é amarelo com toques de vermelho em sua pele. Tem maturação precoce e é uma fruta de grande produção.
Assim como a Sunred, a partir dela foram criadas outras espécies de Nectarinas transgênicas. Existindo até cruzamentos feitos entre as duas espécies.
De rápido desenvolvimento, ela se adapta a quase todos os estados e climas brasileiros. É conhecida como Nectarina Colombina.
Ao plantar uma semente dessa planta, as pessoas devem se atentar aos meses ideais de seu cultivo, que usualmente são julho e agosto. Sua safra acontece antes das outras plantas de sua família.
Nova Rubro-Sol
Conhecida também, somente como Rubro-Sol. Está é uma espécie feita a partir do melhoramento genético e o cruzamento da Nectarina Sunred com outras espécies.
Normalmente dispõe de 50 a 80 gramas, é uma espécie que produz muito e suas safras possuem menor tempo de intervalo.
É comercializada em todo o sudeste do país e assim como ela, muitas espécies de Nectarina transgênicas foram criadas.
De cor amarela, seu sabor é ácido.
Benefícios da Nectarina
Sem pensar duas vezes, podemos garantir que esta fruta possui ótimas propriedades e benefícios para a sua saúde.
Porém, antes de saber sobre seus benefícios, o seu consumo não é recomendado para pessoas com intestino delicado. O seu consumo por parte destas pessoas, pode resultar em diarreias.
Alguns de seus benefícios são:
- Ela atua no equilíbrio metabólico, através de seu cálcio, potássio e fósforo;
- age também no fortalecedor do sistema imunológico;
- por ser rica em luteína, auxilia quem a consome, prevenindo a pessoa contra de doenças oculares;
- Seu potássio auxilia na prevenção de cãibras em grávidas;
- Por ter riqueza em bioativos, ela atua contra doenças cardiovasculares;
- ela possui antioxidantes que combatem os radicais livres.
Frutas Brasileiras
Como algumas espécies de Nectarina foram criadas no Brasil, que tal conhecer algumas outras frutas que são nativas do Brasil?
- Jabuticaba: sua origem se dá na Mata Atlântica, existem aproximadamente 15 qualidades de Jabuticabas existentes hoje. Fruta rica em vitamina E, C e em antocianinas.
- Caju: considerado por alguns como um pseudofruto, é muito encontrado no Nordeste do país. Cheio de vitaminas, ele tem capacidade de fortalecer o sistema imunológico e os ossos;
- Abacaxi: de gosto doce, esse fruto previne gripes e resfriados. Famoso por sua coroa;
- Açaí: muito plantada no norte brasileiro,além de fazer receitas deliciosas ele é um ótimo para auxiliar no desenvolvimento atlético, e é anti-inflamatório e antioxidante.
- Cajá: não é uma fruta muito difundida no país, contudo, é uma fruta considerada deliciosa e cheia de nutrientes.
Conclusão
Durante o artigo de hoje, você conheceu uma pequena lista de diferentes tipos de Nectarina que são ótimas para a saúde.
Conheceu seus ótimos benefícios e algumas frutas nativas brasileiras. Se gostou desse texto, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!
Até a próxima.
-Diego Barbosa