Cineraria é um gênero da família Asteraceae. Atualmente, é geralmente considerado um gênero de quase 50 espécies de plantas com flores, nativas da África do Sul. O gênero inclui plantas herbáceas, bem como pequenos arbustos. Anteriormente, o gênero também incluía espécies das Ilhas Canárias e da Madeira que foram transferidas para o gênero Pericallis. E agora vamos ver alguns tipos desse gênero de planta:
Cineraria Marítima
Cineraria marítima (jacobaea maritima) é uma espécie de plantas herbáceas da família Asteraceae. Originário do Mediterrâneo, é uma planta típica gramados aérohalines litorais, nas areias (planta psammophile ) ou as rochas de sol (planta saxicole e sol-amorosa ). Ele tolera condições de seca muito bem severas (planta xerofílica ), bem como spray de sal (planta halofílica ).
Esta espécie experimentou relativa instabilidade em relação ao seu nome científico. Mudou várias vezes em termos de gênero e posição taxonômica (espécies / subespécies). A diversidade de nomes vernaculares é uma consequência. No entanto, os autores geralmente o colocaram no gênero Senecio. Em 2005 que tentaram provar que esta espécie e outros fazem parte do gênero jacobaea e separar do gênero Senecio ou Cineraria.
A cineraria marítima é uma planta espessa, muito ramificada e com até 1 metro de altura. Suas folhas são lóbulos com recortes profundos e cobertas com um fino branco embaixo, dando uma aparência prateada ao sol. Seu breve florescimento consiste em grupos de pequenas pétalas amarelo brilhante.
Cineraria Gibbosa
A cineraria gibbosa Senecio (nome científico jacobaea minguante) é uma planta herbácea, perene com flores amarelas, pertencente à família das Asteraceae.
O nome genérico (Jacobaea ) pode derivar de duas fontes possíveis: de San Giacomo (ou Jacobus); ou em referência à ilha de S. Jago (Cabo Verde). O nome específico (gibbosa) significa “inchaço” (provavelmente devido às escalas basais das escalas).
O binômio científico atualmente aceito (Jacobaea gibbosa) foi proposto pela primeira vez pelo botânico italiano Giovanni Gussone e depois aperfeiçoado pelos botânicos Rune Bertil Nordenstam e Werner Rodolfo Greuter.
A altura dessas plantas varia de 3 a 6 dm. A forma biológica é camefita suffruticosa, ou seja, são plantas lenhosas na base, com botões de inverno colocados a uma altura do solo entre 2 e 30 cm. As porções herbáceas secam anualmente e apenas as partes lenhosas permanecem vivas. Essas plantas possuem em si substâncias químicas como lactonas sesquiterpênicas e alcaloides de pirrolizidina.
Cineraria Ambigua
A cineraria ambigua (jacobaea ambigua) É uma planta pertencente à família das Asteraceae. É uma planta com camuflagem sufrutaica, e 20 a 50 cm de altura.
Assemelha-se à cinerea senecio ou marítima (Jacobaea maritima) da qual difere pelo caule mais fino e pelas mais numerosas cabeças de flores.
A subespécie nominal Jacobaea ambigua, é um endemismo circunscrito ao pé do Monte Etna, onde cresce em terras de lava, entre 100 e 1100 m. A área de cineraria ambigua está restrito à Grécia.
Essa entidade foi originalmente descrita em 1815 pelo botânico Antonino Bivona Bernardi como Cineraria ambigua. Mais tarde, foi atribuído ao gênero Senecio, com a denominação de Senecio ambiguus; alguns autores propuseram a classificação como subespécie de Senecio gibbosus. Mas o status das espécies por si só é agora comumente aceito.
Cineraria Adonidifolia
Cineraria adonidifolia (Jacobaea adonidifolia) é uma espécie de planta fanerógama do gênero Jacobaea pertencente à família Asteraceae. É originalmente da França.
É uma planta perene rastejante com uma estirpe adornada. O caule atinge um tamanho de 3-7 cm de altura, ereto, duro, macio. As folhas glabras e bi ou tri-pinadas com subdivisões lineares quase filiformes muito estreitas, as folhas inferiores pecioladas, as superiores sésseis. Inflorescência em umbelas com envolvimento ovóide as flores amarelas.
Pode ser encontrada em rochas, areias e sílica- terra ; em todo o platô central, no centro da França, até Paris, a oeste de Viena, a leste, na Borgonha e no Jura, nos Cevennes, nos Pirineus; Muito raro em Dauphiné. Também se encontra muito na Espanha.
Cineraria Vulgaris
Cinerarua vulgaris (Senecio jacobaea) é uma espécie de plantas herbáceas, perenes ou bienais, a família do Asteraceae, anteriormente chamado simplesmente de cineraria vulgaris ou “erva de St. Jacques.” É uma planta que pode conter mais de dez alcalóides de pirrolizidina, cujo consumo repetido pode ser muito tóxico para o fígado de animais como cavalos ou gado. Apesar disso, é o alimento quase exclusivo de certas lagartas de heteroceres como o Gota de sangue.
Originalmente da Europa, tornou-se naturalizado na América do Norte e Nova Zelândia. Pode ser muito invasivo em certas áreas (como na Bretanha), onde deve ser controlado ou destruído para manter a pastagem.
É uma planta perene (hemicriptófitas), a uma curta coto, fibroso e cuja haste tem 40 a 200 cm de altura, se, para a direita, estender no topo.
Folhas geralmente glabras, profundamente penatipartidas, divididas em segmentos quase iguais, oblongo-obovados, lóbulos ou crenados. As folhas basais são suportadas por um pecíolo. Eles geralmente são murchas na floração. Os superiores estão com as aurículas envolventes, sésseis.
As cabeças das flores estão agrupadas em corímbulos umbelliformes. Eles têm 15 a 25 mm de largura. O involucro é formado por folhetos manchados de marrom. As flores amarelas são bissexuais ou unissexuais. A planta floresce em pleno verão.
Cineraria Paludosa
A altura do cineraria paludosa (jacobaea paludosa) varia de 5 a 15 dm (máximo de 20 dm). A forma biológica é elófita ( He ), ou seja, são plantas semi-aquáticas com a base e os brotos submersos perenes, mas com o caule e as folhas aéreas. Em alguns casos, a forma biológica também pode ser do tipo hemi-celular. Essas plantas possuem em si substâncias químicas como lactonas de sesquiterpenos e alcaloides de pirrolizidina.
Cineraria incana e cineraria aquatica
Cineraria incana (jacobaea incana), ou cineraria grisalha, é uma espécie de planta herbácea da família Asteraceae .
Seu nome científico foi muito aceito Senecio incanum L. mas o trabalho, especialmente aqueles em 2005, tendem a provar que esta espécie e outros são muito de um tipo totalmente diferente, jacobaea é separado do Senecio.
A cineraria esbranquiçada tem um caule curto, folhas finas e peludas com um tom branco acinzentado prateado. Ele cresce para mais de 2.700 metros nos Alpes.
https://www.youtube.com/watch?v=IPbmdoJWt9E
Já a cineraria aquatica (Jacobaea aquatica) é uma planta da família Asteraceae, nativa da Espanha. É uma planta anual, frequentemente bianual, que atinge uma altura de 120 cm. As folhas basais e as caulinares internas não são divididas, as superiores são bipinadas. Flores amarelas em capítulos que formam corimbos. A fruta é um aquênio.
Cineraria Gigante
A cineraria gigante (solidago gigantea) é uma planta com flores do gênero Solidages e da família Asteraceae . Não deve ser confundido com o sólido do Canadá que se assemelha a ele em forma. Nativo da América do Norte , o sólido gigante é uma espécie altamente invasiva.
O tamanho do sólido gigante geralmente não excede 120 cm. É menor que o sólido do Canadá. O sólido gigante tem uma haste sem pelos até o nível da flor, geralmente avermelhada, enquanto a haste dessa cineraria é dourada e verde peluda.