As flores são essenciais para a vida no planeta Terra, já que a partir delas é possível que muitas reações aconteçam na natureza e, assim, o planeta consegue se manter eficiente.
Dessa forma, as flores são ainda mais especiais para as pessoas, já que podem servir para uma lista grande de coisas, desde o seu uso como alimento em alguns pratos típicos de determinados locais até o seu uso como base para itens de perfumaria ou até mesmo óleos naturais. Assim, o certo é que as flores compõem o dia-a-dia das pessoas de maneira muito direta, sendo quase impossível imaginar o mundo sem os produtos decorrentes das flores.
Um mundo sem óleos naturais, maquiagem, perfumes, aromatizantes naturais e, como algo também muito importante, sem decoração de ambientes, certamente seria muito diferente do ambiente em que se vive atualmente.
O uso das flores para a decoração de ambientes, inclusive, é uma das principais maneiras de empregar as flores no cotidiano das pessoas. Isso porque, seja para compor um ambiente fechado ou para fazer parte de um belo jardim junto a outras plantas, as flores podem ser usadas de diversas maneiras pelo paisagismo.
Dessa forma, há muitas possibilidades de uso nesse sentido, podendo misturar diferentes tipos de flores ou até mesmo diferentes espécies ou cores de uma mesma flor para criar um cenário natural rico em beleza e muito atrativo para aves e pessoas.
Conheça a Flor Alamanda
Dessa maneira, uma das principais flores empregadas para o uso no paisagismo é a flor alamanda, uma flor que possui tipos distintos, cores variantes e que consegue se tornar atrativa de diversas maneiras diferentes. Assim, a flor alamanda é uma constante em muitos jardins, até mesmo pela sua facilidade de adaptação a estruturas de jardins diferentes, já que a flor é muito adaptável e, ademais, por ser uma trepadeira, consegue se fazer presente de formas varáveis em um jardim.
Portanto, como uma planta trepadeira que é a flor alamanda tem sido cada vez mais comum em muitos jardins e ambientes naturais de todo o Brasil. Embora os tipos de flor alamanda sejam muitos, com nomes científicos diferentes para cada espécie, o certo é que a flor possui uma forma de cultivo bastante específica de uma maneira geral, já que os tipos distintos são cuidados de forma parecida.
Logo, a flor alamanda não exige cuidados muito complexos no momento do cultivo semanal, algo que facilita muito o trabalho de quem não possui tanto tempo para cuidar da flor constantemente, mas ainda assim quer ter um jardim bonito e diversificado, com flores fortes e de cor muito chamativa.
Ademais, a flor alamanda consegue se adaptar no jardim como ponto focal no centro do ambiente, mas também é capaz de ser usada como complemento a outras flores mais atrativas. De qualquer uma das maneiras, o certo é que a flor alamanda compõe muito bem o ambiente, tornando-o mais agradável aos olhos e, certamente, muito mais equilibrado visualmente.
Veja abaixo mais informações sobre os tipos de flor alamanda, entendendo melhor como a flor funciona, quais as cores existentes e quais tipos de flor alamanda existem.
Os Principais Tipos da Flor Alamanda
A flor alamanda é um gênero de flor presente no Brasil e no mundo, mas não diz respeito a apenas um tipo de flor, já que existem muitas espécies de flor alamanda em todo o planeta Terra.
Assim, a flor alamanda se divide em muitas espécies distintas e varia muito em características de acordo com essas espécies diferentes, havendo mais de 15 espécies da flor alamanda em todo o mundo atualmente.
Porém, por mais que pareça difícil, entender o funcionamento da flor alamanda não é tão complicado, já que os tipos diferentes da flor se comportam de forma muito parecida e, logo, necessitam de cuidados relativamente iguais para se manter vivas e belas na composição de um jardim ou de um ambiente natural qualquer.
Veja abaixo apenas alguns dos tipos de flor alamanda existentes no mundo, que somam exatamente 16 no total.
- Allamanda Cathartica
- Allamanda Blanchetii
- Allamanda Doniana
- Allamanda Martii
- Allamanda Setulosa
- Allamanda Laevis
- Allamanda Calcicola
- Allamanda Angustifólia
- Allamanda Polyantha
- Allamanda Schotti
- Allamanda Verticillata
As espécies de flor alamanda variam de acordo com o local geográfico, a depender das condições de clima presentes e dos predadores que podem existir no ambiente. Contudo, o certo é que existem muitos tipos em todo o mundo.
Cultivo da Flor Alamanda
Na natureza, a flor alamanda cresce de forma bastante rústica, algo natural se considerado como o ambiente natural pode ser duro com os seres vivos. Próxima de rios ou lagos, em solos úmidos, a flor alamanda recebe grandes quantidades de sol por dia e gosta de receber, também, boas quantidades de água, embora em doses diversificadas e dispersas ao longo do tempo.
Dessa forma, não é muito diferente no ambiente de jardim, onde a flor alamanda não pode ficar apenas na sombra. Isso porque o sol é muito importante para o desenvolvimento pleno da flor alamanda, que recebe muito bem grandes doses de energia solar.
Logo, a flor alamanda também gosta de água e deve ser regada, mas apenas de 2 a 3 vezes em uma semana, já que a oferta constante de água pode ser um problema para a flor.
Ademais, a flor alamanda é sensível ao frio extremo ou a geadas. Logo, em ambientes mais frios é adequado que a flor possua um local fechado e limitado para o seu desenvolvimento.
Cores da Flor Alamanda
Por possuir tantas espécies diferentes, a flor alamanda naturalmente tem, também, muitas variações de cores. Como era de se esperar, portanto, há muitas opções disponível para quem deseja usar a flor para o paisagismo.
Amarelo, lilás, vermelho, violeta, rosa e branca são algumas das mais populares cores da flor alamanda. Contudo, com cruzamentos é possível criar ainda flores mistas, com cores diversificadas, embora não seja o mais comum no dia-a-dia.
De qualquer forma, por certo a cor mais comum de se ver é a amarela, que pode ser vista com muita frequência em diversos ambientes de jardim de todo o Brasil.