Originário da Ásia, o lírio é uma planta muito utilizada para arranjos e buquês. Versátil e muito colorida, ela é uma das flores mais bonitas para composições e ambientações. Quer conhecer algumas curiosidades sobre os lírios e saber como cuidar desta linda planta no seu jardim? É só continuar acompanhando nosso artigo! Vamos lá!
Você acredita que existem mais de cem espécies de lírio? Entretanto, existem três espécies que são mais conhecidas e se tornaram mais populares em todo o mundo. São elas: lírios asiáticos, lírios orientais e o lírio longuiflorum.
O lírio Asiático possuem flores em cores vivas, mas com pétalas menores que os demais lírios. Outra característica desse tipo de flor é que ela quase não possui perfume.
O lírio oriental tem características bem diferente do lírio asiático, já que exalam um forte perfume e apresentam flores mais robustas. Por fim, o lírio longuiflorum tem grandes pétalas brancas e delicadas. É uma das espécies de lírio mais utilizadas pelos floristas.
Características dos Lírios
Com características bem peculiares, os lírios podem ser facilmente cultivados em casa. Veja algumas dicas para não errar e manter seus lírios sempre lindos e floridos. Confira:
- Muito cuidado com a rega dos lírios! Eles são flores que não se adaptam muito bem com o excesso de umidade. Assim, todo cuidado é pouco para que os bulbos não apodreçam. O indicado é que você coloque água de 2 a 3 dias na semana caso você more em uma região muito quente. Mas caso esteja no período do inverno ou se você mora em uma cidade mais fria, faça a rega apenas uma vez na semana.
- A poda é outro detalhe muito importante para que seu lírio floresça. Ela deve ser realizada para retirar flores e folhas murchas e evitar que planta “gaste energia” à toa. Lembre- se de não cortar por completa a haste, ok? As partes retiradas podem ser aproveitadas e podem servir de adubo para a planta.
- Mesmo sendo uma planta que gosta de sol, o lírio não deve ser exposto diretamente aos raios solares. Uma meia sombra é o ideal para o desenvolvimento de plantas saudáveis e bonitas. Evite também a exposição nas horas mais quentes do dia e capriche na rega para que o solo não fique seco.
- O lírio costuma se adaptar bem aos climas mais frios, mas lembre-se de que um pouco de sol é necessário para o desenvolvimento perfeito de suas lindas flores.
- Um solo com adubo orgânico e areia bem grossa é o ideal para o cultivo de lírios. Os nutrientes devem está sempre disponíveis para que a planta possa crescer bem. Os fertilizantes são uma boa alternativa quando usados com cautela.
Significados das Cores do Lírio
O lírio é uma flor que possui muitas lendas e histórias ao seu respeito. Ele também é bastante usando para presentes e composições de arranjos florais, como por exemplos, os buquês. Preparamos uma lista com as cores de lírios disponíveis e o seu significado. Confira:
O lírio branco é o mais tradicional de todos é utilizados desde o século XVII para decoração de igrejas. Ele representa paz, pureza e é até hoje ofertado nas igrejas como uma homenagem para Nossa Senhora. Essa cor da flor é também bem usada em casamento e no buquê das noivas.
O lírio laranja tem uma cor vibrante e forte que encanta todos que conhecem a flor. Contam as histórias populares que ele representa admiração. É uma excelente escolha para quem quer sair da mesmice e apostar em tons mais ousados nas flores de uma decoração. Já o lírio azul é um pouco menos encontrado, mas tem uma coloração espetacular e diferenciada. Representa beleza e altivez.
O lírio amarelo é sempre a escolha dos apaixonados para um presente. Também representa a amizade e o companheirismo. Perfeitos para levar a alegria para quem amamos! Por fim, temos o lírio lilás que é amplamente escolhidos por noivas, pois representa o matrimônio e a maternidade.
Cuidados Essenciais com os Lírios em Vasos
Os lírios são flores relativamente fáceis de cuidar. Entretanto, eles não dispensam alguns cuidados muito especiais. Veja alguns deles para fazer o seu vaso com lírio florescer.
- Mesmo após a flor murchar continue regando o lírio por 3 meses.
- Após esse procedimento evite molhar a planta e deixe as hastes secarem por completo.
- Retire o bulbo da terra, coloque em um saco plástico e leve para a geladeira por aproximadamente quatro meses. Isso será essencial para que ele “adormeça” e, posteriormente, floresça novamente. Isso acontece porque o lírio é uma planta que se adapta bem aos climas frios.
https://www.youtube.com/watch?v=2–z0ehUw8Y
- Retire da geladeira e faça a inserção do bulbo no vaso. Não esqueça de deixá-lo em um local arejado e com meia sombra. Observe a terra e não deixe que ela fique seca! A rega é um dos pontos mais importantes nesse processo de crescimento do lírio.
- Mas atenção: água demais pode causar estragos na sua plantinha! Tenha cautela com a quantidade colocada.
- Por fim, fique atento para a necessidade de podas. Esse procedimento é muito importante para manter a saúde e o aspecto vivo da planta. Além disso, evite expor o lírio aos raios solares de forma muito intensa e direta, ok?
Encerramos nosso artigo e esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre as características e tipos de lírios. Use os comentários e conte para a gente a sua experiência com o plantio dessa incrível flor. Não deixe também de acompanhar nossos novos conteúdos sobre animais, plantas e natureza. Até a próxima!