Lírio branco, lágrima de vênus, gengibre branco, borboleta e jasmim do brejo são alguns dos nomes pelo qual o lírio do brejo é chamado. A planta originária das mais altas montanhas do mundo e natural da Índia, Nepal e Indonésia é bastante famosa aqui no Brasil. Entretanto, sua fama não é das melhores, apesar dos diversos benefícios que apresenta.
A seguir, conheça um pouco mais sobre o lírio do brejo, suas características, benefícios e muito mais.
Origem Do Lírio Do Brejo E Características
O lírio do brejo tem sua origem nas montanhas altas que existem por todo o mundo: do Himalaia até a China e de Madagascar. É natural da Índia, Indonésia e Nepal e pode ser encontrada em regiões úmidas e em sub-bosques das florestas.
É uma planta que cresce e forma bastante acelerada e ainda influencia na sobrevivência de outras espécies próximas a ela. Sua folhagem é de um verde brilhante, com flores grandes e perfumadas, na cor branca. É uma planta bastante vistosa e floresce o ano todo. Devido a velocidade de seu crescimento acelerado, é muito ornamental e ajuda a melhorar a paisagem onde está inserido.
O lírio do brejo pertence à família Zingiberaceae. É uma planta perene que cresce de forma vigorosa formando touceiras que podem medir de 1 a 2 metros de altura. Seu caule é bem forte e avermelhado na base. As folhas possuem formato de lança e medem entre 25 e 40 centímetros de comprimento e de 5 a 6 centímetros de largura.
As flores do lírio do brejo se dispõem em forma de espiga. Elas são longas e planas, na cor branca. Ainda possuem frutos que medem de 2 a 3 centímetros de comprimento, com sementes ovais de coloração avermelhada. Ela pode ser encontrada em margens de ribeirões e lagos e ainda serve como abrigo para a fauna silvestre.
No Brasil, o lírio do brejo pode ser encontrado em todos os estados, pois é considerada uma planta naturalizada. Entretanto, é considerada uma planta daninha e também invasora no país, pois como cresce muito rápido, acaba inibindo a biodiversidade local. Devido a planta se adaptar aos mais diversos tipos de clima, está presente em quase todo o mundo, principalmente em países com clima tropical.
Espécies E Significado
O lírio do brejo possui diversos nomes populares, como:
- Lágrima de mola
- Lírio branco
- Gengibre branco
- Lágrima de vênus
- Borboleta
- Jasmim borboleta
- Flor de lis
- Lírio do vale
Essa planta possui duas principais variedades, que são o Hedychium coronarium, que é o lírio do brejo comum, branco. E também o Hedychium coronarium ‘Roseum’ que se difere apenas na cor da flor que é mais rosada.
Lírios em geral, são flores incríveis, com perfume maravilhoso e que possuem diversos significados. O lírio do brejo apresenta harmonia, revelando uma personalidade otimista, romântica, afetuosa e compreensiva em relação às pessoas. Como ele é branco, pode representar também pureza e inocência.
Uso E Benefícios Do Lírio Do Brejo
Apesar de ser considerada uma planta invasora no Brasil, o lírio do brejo possui diversas propriedades farmacêuticas, além de ser usado no preparo de geleias, chás e saladas em algumas culinárias.
Além disso, a raiz pode ser usada para o preparo de bolos, pães e bolachas depois de ficar de molho na água e secar. Isso acontece, pois, sua raiz é rica em amido e pode ser transformada em polvilho e farinha. Inclusive o amido pode ser usado também no preparo de sorvetes, mingaus e pudins de textura leve.
O aroma suave e doce do lírio do brejo funciona como um calmante, ajudando a induzir a um sono reparador e agradável. Porém, também há quem diga que ele pode ser tóxico e até levar a morte, porém, para ter certeza se você pode ou não usá-lo, precisa consultar um especialista.
O lírio do brejo também já foi usado para fabricar papel. Seu caule subterrâneo produz uma fécula comestível e ainda é extraído da planta uma essência que é usada no preparo de perfumes. Nada obstante, as flores ado lírio do brejo ainda fornecem néctar para abelhas.
Essa planta ainda traz diversos benefícios, dos quais destacamos os seguintes:
- A planta pode ser usada para fabricação de remédios para auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares. Porém, seu uso só deve acontecer sob orientação médica.
- Como possui propriedades béquicas em seus caules subterrâneos, eles ajudam a diminuir a tose e irritações da faringe.
- O rizoma também possui propriedades tônicas que ajudam a estimular o sistema imunológico.
- As propriedades tônicas ainda ajudam a diminuir cansaço e fraqueza, além de estimular a produção de células e recuperação de tecidos que tiveram algum dano.
- Ajuda a combater problemas reumáticos que atingem os músculos, tendões, articulações e ligamentos.
- As flores possuem propriedades cardiotônicas, que contribuem para aumentar a força de contração dos músculos do coração.
- As flores são muito utilizadas em banhos de ervas, para limpar as energias emocionais.
- O óleo extraído é aromático e sedativo para os nervos, além de ser calmante.
- O óleo é também excitante, anti-reumático e tônico.
Plantio E Cuidados
O lírio do brejo deve ser cultivado na sombra, em solo fértil, adubado com matéria orgânica e próximo da água, pois ele floresce em locais mais úmidos. Antes do plantio, as sementes precisam ser encharcads com agua quente por duas horas para que a casca seja amaciada e remova produtos químicos que possam atrapalhar a germinação.
As sementes devem, então, ser plantadas 2 centímetros abaixo da matéria orgânica em bandejas ou floreiras. Após o plantio, devem ficar expostas ao sol com temperatura entre 20ºC e 25ºC e ser regada todos os dias, regularmente. O solo deve ser bem drenado, pois a planta não pode ficar encharcada.
Entre duas e seis semanas as sementes estarão maduras, então deve-se tira-las da bandeja e planta-las no chão a cerca de 15 centímetros de profundidade. Feito isso, deve ser regada regularmente para que o solo fique úmido. A aplicação de fertilizantes também ajuda no crescimento do lírio do brejo.
A planta pode suportar pequenos períodos de estiagem, porém não é recomendado deixa-la sem regar. Para que ela tenha um bom crescimento e desenvolvimento é importante realizar a poda após o inverno.
O manejo de lírio do brejo exige muita cautela, pois como a planta é bastante invasiva pode comprometer a vida de outras plantas próximas a ela. Por isso, seu uso deve ser bem planejado e deve ser realizada a poda para conter seu crescimento agressivo.