O lírio-do-amazonas é uma planta excelente para decorar ambientes internos, e varandas de apartamentos. Mesmo sem folhas, podemos apreciá-la, pois sua folhagem deixa a decoração muito bonita.
O que você sabe sobre o Lírio-Do-Amazonas? Neste post vamos dar todas as características, nome científico e mostrar fotos sobre esta linda planta.
O que é Lírio-do-Amazonas?
A planta Lírio-Do-Amazonas é uma bulbosa originária da América do Sul, mais especificamente de lugares quentes. É cultivada na sombra, e em ambientes internos. Por ser plantada dentro de casa, esta planta aceita qualquer tipo de clima.
Tem um perfume muito gostoso, e fica exposta em cachos no alto de hastes de aproximadamente 50 centímetros.
Suas flores são de cor branca pura. Sua folhagem tem uma coloração verde intensa, bastante usada para enfeitar os interiores das residências.
Pertencente à família Amarilidáceas suas flores apresentam forma de uma estrela.
Também é conhecida pelo nome de estrela-d’alva, estrela-de-belém e estrela-da-anunciação.
Seus bulbos arredondados podem chegar a medir até 6 centímetros de diâmetro, suas flores apresentam racemos de 3 a 6 unidades e sua folhagem pode chegam a 40 centímetros de comprimento.
Características Científicas
Nome Científico: Eucharis grandiflora
Nomes Populares: Lírio-do-amazonas, Estrela-d’alva, Estrela-da-anunciação, Estrela-de-belém
Família: Amaryllidaceae
Eucharis amazonica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Liliales
Família: Amaryllidaceae
Género: Eucharis
Espécie: E. amazônica
Lírio-do-Amazonas: Onde Plantar?
Dentro das casas e dos apartamentos devem ser colocadas em lugares com luz e ventilação, mas se for cultivada em um jardim precisa estar em um local com sombra, pois ela necessita da luz solar, mesmo que não seja diretamente nela.
Para a decoração ficar mais bonita, coloque em vasos coloridos e alegres. Ela floresce até 3 vezes ao ano, e mesmo no seu período sem flores, as hastes juntamente com as flores ficam muito bonitas, e deixam o ambiente muito bem decorado.
A lírio-do-amazonas combina com qualquer tipo de decoração, basta usar a imaginação.
Solo Ideal para o Plantio
Esta planta deve ser cultivada em vasos. Sua composição necessária de terra argilo-arenoso é feita através de uma mistura.
Propagação
A propagação do lírio-da-amazonas é feita pela divisão do bulbo mais velho, este processo começa no final do Inverno e início da Primavera.
Deve-se tirar as plantas do vaso com muito cuidado, e lavar os bulbos para tirar toda a terra. Evite quebrar os bulbos, pois eles podem demorar muito tempo para se recuperarem e iniciar a brotação.
Cuidados Corretos para o Cultivo
Na hora de colocar os bulbos no vaso, tenha atenção na quantidade de terra, pois não precisa ser em excesso, coloque apenas um punhado ao redor.
Coloque os bulbos com um espaçamento de aproximadamente 40 a 50 centímetros, para que quando comece a crescer não enroscar um no outro, e a raiz tenha espaço o suficiente para se desenvolver.
Como Cuidar do Lírio-da-Amazonas?
Toda planta necessita de cuidados diários, embora esta planta não necessite de muita água, pois seu bulbo apodrece muito facilmente, é necessário ter a atenção de não esquecer de aguar a lírio-da-amazonas em dias quentes.
Tenha Plantas Dentro de Casa
As plantas têm a função de manter o ambiente oxigenado e saudável. Elas realizam a fotossíntese, e extraem das moléculas de água o oxigênio que é liberado para o ar.
Por isso, tenha o hábito de distribuir vasos de plantas em locais estratégicos da casa, pois além de deixar todos os cômodos bonitos, aumenta a qualidade do ar e traz muita alegria e vitalidade para dentro do seu lar.
Atenção
Tome bastante cuidado ao espirrar produtos químicos perto das plantas, principalmente aqueles aromatizantes, pois ele contribui para a morte das flores.
Evite fumar perto das plantas, pois a fumaça do cigarro também não faz bem para elas.
Doenças
Mesmo tomando todos os cuidados necessários, algumas doenças e pragas podem surgir no lírio-do-amazonas. Saiba quais são as principais:
- Pulgões verdes
- Trips dos gladíolos
- Besouros
- Lesmas
- Nematóides
- Larva de mosca
- Larva de besouro
- Ácaros de bulbo
- Mosaico
- Ferrugem de botrytis
- Apodrecimento de bulbos
Uma Planta Nobre e Delicada
O lírio é uma das plantas mais antigas do mundo e está associada à pureza e delicadeza. Os lírios aparecem em pinturas presentes nos palácios da Grécia Antiga.
Esta planta também faz referência a Virgem Maria, e por isso, é considerada uma flor que demonstra transparência.
Gostou da leitura sobre lírio-da-amazonas?
Deixe seu comentário, e compartilhe este post com seus amigos.