O lírio azul (Nymphaea caerulea), conhecido também como lótus azul, nenúfar azul, lírio-azul-sagrado, flor-de-lis-sagrada, ninfeia-azul ou lírio-azul-egípcio é uma fascinante planta aquática que possui simbologia e características históricas incríveis!
É uma planta muito rara, antigamente conhecida como planta sagrada, que crescia na África Oriental e às margens do Rio Nilo, no Egito, espalhando-se, mais tardes, na Tailândia e no subcontinente indiano.
Mede de 10 a 15 centímetros, possui pétalas lilás-azulado, com base amarela e desempenhou marcante papel no Egito Antigo, onde era costume oferecer a planta ao deus do sol, com o objetivo de acalmar o corpo envelhecido.
Sua essência tem um cheiro muito agradável e por isso é utilizada na aromaterapia e para produzir perfumes. A planta é conhecida também por possuir propriedades curativas.
Suspeita-se que os egípcios a usavam como droga, ingerida com vinho. A planta possui alcaloide psicoativo aporfina, assim como as demais espécies do gênero. Essas propriedades eram conhecidas também pelos maias.
Significados da Flor
- No oriente a flor de lótus significa pureza espiritual.
- Aberta, significa a criação do Universo.
- Em botão, simboliza infinitas possibilidades do homem.
- Segundo o budismo, a flor de lótus significa pureza do corpo e da mente. O lodo onde vive significa desejos carnais e apego. A flor que desabrocha sobre a água buscando a luz é promessa de elevação espiritual e pureza.
- Já a posição da flor de lótus e a posição de suas pétalas, sejam fechadas, semiabertas ou abertas, significam evolução espiritual e que quanto maior for a abertura, maior é a visão espiritual.
- Também para o hinduísmo a flor de lótus significa crescimento espiritual.
- Devido a estes conceitos, Buda sempre aparece sentado sobre a flor de lótus.
- Simbolicamente a flor de lótus é associada à figura de Buda e seus ensinamentos. Segundo a lenda, quando Siddhartha, (mais tarde Buda), ainda menino, deu os primeiros passos, o chão em que pisava se transformou em um tapete de lótus desabrochados, cena que interpretam como os degraus do crescimento espiritual.
- Assim como o lótus branco, o lótus azul frequentemente é representado na arte egípcia. Aparece em muitas pinturas e esculturas de pedra, dentre eles o templo de Karnak. As flores estão desenhadas em cenas de festa, onde as pessoas dançam em rituais mágicos ou espirituais. Um deles é o ritual de passagem para a vida, após a morte.
- Na mitologia egípcia o lótus azul era extremamente significativo, pois era considerada símbolo do sol. Conta-se que suas flores fechavam à noite só abriam de manhã. Simbolizava também Nefertem, a divindade egípcia.
Significados das Cores
- Lótus azul – significa sabedoria e conhecimento, triunfo do espírito sobre os sentidos. Por estar quase sempre fechada, esta flor nunca revela seu interior.
- Lótus rosa – por ser muito clarinha, a lótus rosa muitas vezes se confunde com a lótus branca, mas é a mais especial e importante entre todas as flores lótus, pois remete diretamente às personagens divinas, como o
Grande Buda. - Lótus vermelha – Significa a natureza e a candura do coração, remete às suas qualidades, como compaixão, paixão e amor. É referenciada como a flor do Buda da Compaixão (Avalokietesvara).
- Lótus branca – normalmente aparece com oito pétalas e representa a natureza imaculada, o estado de pureza total, a perfeição do espírito e da mente.
Curiosidades Sobre a Flor
- Durante atos de meditação nas religiões da Ásia, dizem que muitas divindades surgem sentadas sobre uma flor de lótus.
- Na literatura asiática, a flor de lótus é associada aos atributos femininos considerados ideais, como pureza, graça, perfeição, elegância e beleza.
- A posição de Lótus (Padmásana), na Yoga, é a postura de meditação, quando a pessoa entrelaça as penas e põe a mãos sobre os joelhos.
- No Japão a flor de lótus muitas vezes é tatuada juntamente com o peixe koi, o que significa força e individualidade. Outras tatuagens são feitas com a flor em diferentes cores e significados.
- Segundo a mitologia grega, perto do Norte da África vivia um povo chamado Lotófagos, que comia plantas e flores de lótus, que agem como um narcótico, causando amnésia e um sono profundo a quem a ingerisse.
- Homero, em sua obra Odisséia, conta que três homens foram enviados à ilha para investigar esse fato. Entretanto, comeram as flores e esqueceram de voltar para o barco. Quando conseguiu resgatá-los, conta a história que Homero teve que amarrá-los para que não voltassem à ilha. Homero explica este consumo da flor como um desejo que o homem tem de apagar o passado, de recomeçar de novo, de renascer. E isso só se consegue com a amnésia provocada pela flor de lótus.
- A ciência não consegue explicar a característica própria que a flor de lótus possui de repelir partículas de pó e microorganismos.
Flor Proibida
- A flor de lótus, juntamente com especiarias e outros produtos dela derivados, está proibida na Rússia desde 2009
- Também na Polônia, desde 2009 e sua distribuição é crime.
- Nesse mesmo ano tornou-se ilegal na Letônia, onde a posse de até 1 grama é multada na primeira vez e, na reincidência dentro do período de um ano, passa a ser crime, pelo qual a pessoa pode receber a pena de até 15 anos de prisão.
Características da Planta
- Apresenta altura de 10 a 30 centímetros.
- Possui folhas que medem de 25 a 40 centímetros de diâmetros, flutuantes, grandes, lisas, levemente enroladas, com bordas irregulares e entalhe no caule.
- As flores nascem solitárias, de coloração azul com miolo amarelo, e ficam suspensas da planta por longos pedúnculos que se destacam acima da superfície da água.
- Vive entre a água e sua superfície. Os botões das flores flutuam na superfície durante dois ou três dias. Quando estão prontos, as flores se abrem por volta das 9h30 e até 15 horas estão fechados.
- No inverno, tanto as flores quanto as folhagens desaparecem.
- A floração acontece no verão e na primavera.
- Tolera bem o frio.
- Tem ciclo de vida perene.
Como Cultivar
- Pode ser plantada em vasos ou no lodo, em lagoas de água doce ou cursos lentos de rios. Se adapta facilmente a espelhos de água, tanques, lagos, desde que permaneça em sol pleno.
- Se a água for habitada por peixes, não se deve usar adubação pesada e sim fazer apenas uma adubação leve, se houver necessidade.
- Sua multiplicação é feita por sementes ou divisão de tubérculos.
Classificação Científica
- Reino – Plantae
- Divisão – Magnoliophyta
- Classe – Magnoliopsida
- Ordem – Nymphaeales
- Gênero – Nymphaea
- Espécie – N. caerulea
- Nome binomial – Nynphaea caerulea