Os lírios são algumas das flores mais populares da Terra, encontradas na América do Norte, Ásia, Europa e Austrália. Em todo o mundo, eles são cultivados principalmente para fins decorativos, mas alguns usos para a floração podem surpreendê-lo — entre muitos outros fatos interessantes sobre os lírios!
Embora o lírio branco seja uma das flores mais comuns do mundo, e você pode pensar que sabe tudo sobre ele, existem alguns fatos interessantes sobre os lírios que você nunca ouviu falar. Felizmente, estamos aqui para orientar você sobre alguns dos nossos fatos favoritos sobre lírios.
Lírios em Estado Selvagem
Os lírios são plantas perenes, o que significa que podem sobreviver (e crescer!) Na natureza sem muita intervenção humana. Eles florescem durante a primavera e o verão e ficam adormecidos durante o inverno. E eles são engenhosos: eles podem se desenvolver a partir de um bulbo e uma semente e crescer em qualquer lugar de 2 a 3 metros de altura, dependendo da espécie.
O lírio é incrível para os polinizadores, atraindo insetos com suas grandes flores coloridas e néctar de bom gosto. Certas espécies de lírios são polinizadas pelo vento, enquanto outras são polinizadas por abelhas!
Os lírios têm pétalas grandes que podem ser de cor branca, amarela, laranja, vermelha, roxa ou rosa. Eles podem até ter sardas! De fato, o “Tiger Lily” é nomeado por sua laranja com manchas marrons.
Os lírios são plantas sociais, crescendo melhor em grupos de três a cinco.
Trazendo-as para Casa
Os lírios têm uma das maiores vidas úteis em qualquer vaso, e uma maneira profissional de mantê-las ainda mais vivas é limpar o pólen de seus centros. Isso também evitará manchas nas pétalas.
Os lírios não são tóxicos para os seres humanos, mas são venenosos para os gatos! Mantenha essas flores bonitas longe de seus amigos peludos. Mesmo a menor quantidade de exposição pode causar insuficiência renal.
Enquanto as pessoas geralmente pensam em todos os lírios como sendo perfumados, na realidade, apenas o lírio branco e o lírio-tigre omitem qualquer fragrância. Portanto, se você está planejando um buquê para ambientes internos, certifique-se de pegar uma dessas duas flores.
Ao Redor do Mundo
O lírio tem uma diversidade de simbolismo em todo o mundo. De fato, lírios de cores diferentes representam coisas completamente diferentes. Enquanto o lírio branco representa pureza, o lírio tigre representa orgulho ou confiança. No Japão e na China, os lírios são um símbolo tradicional de boa sorte, enquanto o folclore grego associa a flor à maternidade.
Os lírios Stargazer rosa representam esperança de riqueza e prosperidade, enquanto os lírios peruanos brancos são um símbolo de devoção.
Embora essas flores sejam tóxicas para nossos amigos peludos, os lírios têm sido usados medicinalmente e na culinária há séculos. As lâmpadas comestíveis são cultivadas na China e na Coréia, onde são mais populares nas regiões norte e central.
Os lírios secos são um laxante ou diurético antigo, e as raízes dos lírios da madeira são usadas para tratar distúrbios e febres no estômago.
Lâmpadas secas ou frescas, que possuem propriedades calmantes e adstringentes, podem ser úteis no tratamento de inflamações e até de úlceras.
Um Lírio por Qualquer Outro Nome
Todas as espécies de lírios pertencem ao gênero Lilium, uma categoria de guarda-chuva que abriga mais de 100 espécies de flores. Dito isto, os lírios crescem em quase todas as formas e cores!
Cuidado com os impostores: o lírio de calla e o nenúfar, por exemplo, não são realmente lírios. O lírio de calla é de um gênero de planta chamado Calla (é claro), enquanto os nenúfares pertencem à família Nymphaeaceae.
Obviamente, você não precisa ser um especialista em fatos do lírio para apreciar o perfume e a beleza dos lírios — mas não podemos negar que apreciamos uma boa lição de trivia em qualquer flor!
Se você se sente inspirado como esses fatos interessantes sobre os lírios, não hesite em comprar um buquê de lírio para uma adição elegante a qualquer ambiente.
De Onde as Flores Obtêm sua Cor?
Olhando com admiração um buquê vibrante de flores fabulosas, não é surpresa que você se pergunte “de onde as flores tiram a cor?” É uma daquelas perguntas como “como os pássaros sabem como construir ninhos incríveis?” Ou “por que os gatos acha muito divertido afastar as coisas das bordas? ”Há muitas coisas estranhas na vida que obviamente devem ter uma resposta muito mais profunda.
Para as flores, pelo menos, certamente acontece, pois há uma série de fatores relacionados à sua genética, biologia e história evolutiva que contribuem para decidir as cores das flores.
Então, o que torna as flores tão coloridas? Se você estiver com pressa, aqui estão todas as coisas diferentes que podem dar a uma flor sua cor:
- Pigmentos (antocianinas, flavonóides, carotenóides, plastídeos, clorofila)
- Genética
- Evolução
- Interação humana (através de modificação genética)
- Níveis de pH
Flores e Cores: o Começo
Há muito tempo, antes que as pessoas pedissem comida apenas para tirar fotos dela, antes que as notícias do mundo fossem limitadas a 280 caracteres, de fato, mesmo antes de haver pessoas, havia plantas. No começo, essas fábricas não precisavam de parceiros na vida, elas faziam isso sozinhas. Eles eram assexuais e presumivelmente muito orgulhosos desse fato.
Naquela época, a única cor que as plantas tinham era verde, a partir da clorofila em suas folhas que era usada no processo de fotossíntese. Assim, por milhões de anos, os buquês seriam relativamente monocromáticos, não que não fossem interessantes, mas há realmente apenas o verde que alguém pode aguentar.
As Flores Começam a Ter Cores
Para descobrir como as flores começaram a ter as cores que conhecemos e amamos hoje, temos que ficar sexy, bem, plantar sexy, o que pode não ter as mesmas conotações. Isso porque a procriação de plantas é realizada a longas distâncias e usa outros seres para fazer as ações por eles.
O que acontece é que as flores oferecerão algo saboroso, como néctar, a insetos, animais e pássaros, e enquanto essas criaturas estão recebendo seu açúcar, elas coletam pólen sobre si mesmas.
Então, quando vão para a próxima flor, que pode estar a quilômetros de distância, eles deixa o pólen e o processo de fertilização da planta pode acontecer.
Com o passar dos anos, as plantas queriam se destacar mais para aumentar suas chances de procriar. Alguns fizeram isso desenvolvendo aromas fortes, outros criando cores fantásticas, outros ainda tentando atrair criaturas muito específicas. Isso levou à enorme variedade de cores e tons de cores que tornam seus buquês tão bonitos hoje.