Home / Plantas / Lírio Amarelo: Características, Significado, Espécies E Fotos

Lírio Amarelo: Características, Significado, Espécies E Fotos

Os lírios amarelos ou íris pseudacorus é uma planta selvagem pertencentes à família do Iridaceae. Plantas de zonas úmidas ou mesmo aquáticas. É uma planta tolerável a submersão, mas seus rizomas podem sobreviver por muito tempo no seco.

Lírio Amarelo: Características, Espécies E Fotos

A planta se espalha rapidamente, tanto pelo rizoma quanto pela dispersão das sementes na água. É uma planta herbácea perene, de 1 a 1,5 m de altura (ou raramente 2 m), com folhas eretas de até 90 cm de comprimento e 3 cm de largura. As flores, coletadas em uma inflorescência que termina com uma flor apical, são de um amarelo brilhante, com a forma típica da íris, mas com lacínias externas sem barba. A fruta é uma cápsula de 4a a7 cm de comprimento, contendo sementes marrons claras.

O rizoma é ramificado, espesso (até 2 cm de diâmetro), rastejando. O caule é denso, ramificado na parte superior. As folhas são verdes, xifoides, amplamente lineares (menor a 20 mm de largura, superior menor) com uma veia média claramente visível. A fruta é uma cápsula oval oblonga de face rombuda, com nariz curto (3 a 7 mm de comprimento) no ápice. As sementes são compactadas, brilhantes. Os frutos amadurecem em agosto no seu habitat original.

As flores são regulares, coletadas em feixes de três a oito nas extremidades de um caule ramificado. Pedúnculos longos e grossos. Três lobos externos do perianto estão inclinados para baixo. Seu prato ovalado, na base imediatamente estreitada em uma calêndula curta, é amarelo claro ou brilhante, no meio com uma mancha laranja e veias roxas. Os lobos do perianto interno são pequenos, lineares, eretos, mais curtos e mais estreitos que a coluna. Os fios dos estames são de cor creme. A coluna é curta, com três lobos bilobados em forma de pétala e serrilhados no topo.

Lírio Amarelo: Propriedades, Distribuição E Ecologia

Os rizomas contêm óleo essencial (0,1-0,3%), a parte mais valiosa da qual é a cetona de ferro, que dá ao óleo o cheiro de violetas. Além do ferro, vestígios de benzaldeído, linalol, geraniol e outros dão o aroma ao óleo essencial. O óleo também contém ácidos: mirístico, benzóico, undecil, tridecil, seus ésteres metílicos, aldeídos benzoicos, m-decil, nonil e acéticos, furfural, vestígios de fenol, cetona com cheiro a menta.

Além do óleo essencial, foram encontrados nos rizomas o glicosídeo isoflavona iridina, amido (57%), óleo graxo (9,6%), taninos, ácidos orgânicos, muco e substâncias resinosas. As folhas contêm ácido ascórbico (0,23%) e aminoácidos. Os rizomas mais ricos de alaira falsa coletados na primavera são mais ricos em óleo essencial. Durante esse período, o teor de ferro neles atinge 42%.

Lírio Amarelo no Canteiro
Lírio Amarelo no Canteiro

A faixa principal de distribuição do lírio amarelo inclui a África (Argélia, Marrocos, Madeira e Ilhas Canárias), toda a Europa (exceto as regiões do norte), Ásia Ocidental e Transcaucásia. No início do século 21, havia naturalizado em quase todos os lugares. Distribuído na parte européia da Rússia (com exceção da taiga do norte e das regiões árticas), na Sibéria Ocidental e no sopé do Cáucaso.

Cresce em pântanos, em águas rasas e nas margens úmidas de rios e lagos, em prados pantanosos irrigados, onde às vezes forma pequenos bosques cobertos de vegetação. Propriedades farmacêuticas tônica, refrescante, laxante, estomacal e diurético.

Lírio Amarelo: Significado E Valor Econômico

https://www.youtube.com/watch?v=2–z0ehUw8Y

Nos dias das festividades de San Marco ou Ascensão, bem como em outras ocasiões especiais, como San Paolo della Croce, eles costumavam coletar o lírio amarelo no campo e trazê-los para abençoar. Após a colheita, em algumas áreas foi utilizado para transportar as cruzes no curral onde “a barcaça” foi montada; na prática, o conjunto de roldanas empilhadas antes da trilha.

Os rizomas recém cavados têm um odor gramado e, somente quando secos lentamente, aparece um agradável aroma violeta, sendo chamado de “raiz violeta” (usada na indústria de confeitaria, bem como matérias-primas aromáticas para licores, vinhos e outras bebidas). O óleo essencial do lírio amarelo é amplamente utilizado em perfumes. Tem um efeito expectorante, melhora o sabor dos medicamentos.

Um extrato álcool-água do rizoma com uma diluição de 1:300 inibe o desenvolvimento do bacilo tubérculo. Os rizomas fazem parte da coleção de mama, usada no interior como decocção, externamente, na forma de pós; fazem parte de pós de dente, emplastros. Na medicina popular, o lírio amarelo era usado para pneumonia, amigdalite, edema, bem como para o tratamento de feridas infectadas, úlceras, fístulas e para remover sardas.

Plantação de Lírio Amarelo
Plantação de Lírio Amarelo

O suco de raiz era anteriormente consumido externamente para dor de dente, tumores escrofulosos e interno para água e epilepsia. A raiz foi usada anteriormente para diarreia. Atenção: há suspeitas de toxicidade de rizomas e flores frescas. O lírio amarelo é falso-decorativo; há muito tempo é amplamente utilizado em plantações nas margens de reservatórios; na cultura, pode crescer em locais com umidade muito moderada.

As plantas são adequadas para curtimento de couro, que dão uma cor amarela. Rizomas e flores, com infusão de vinagre, tingem a pelagem de amarelo. A planta é interessante, pois, como o junco, reduz significativamente a poluição da água por substâncias orgânicas. O lírio amarelo é uma boa planta de mel. As sementes substituem o café.

É esta flor que teria inspirado o brasão de armas dos reis da França. Ele é chamado de Fleur de Lys, seja por causa do rio Lys ou após uma deformação flor Louis usado pelo rei Louis VII da França e não um Lys como o nome pode levar a pensar. Também encontramos esta flor no brasão de armas da Região de Bruxelas, a cidade de Lille na França e a cidade americana de Louisville. O festival do lírio amarelo é um festival regional de Bruxelas que ocorre no dia 08 de maio.

Lírio Amarelo: Espécies E Sinonímias

Segundo a The Plant List for 2013, a sinonímia das espécies inclui:

  • Acorus adulterinus Garsault , nom. inval.
  • Acoriformis íris Boreau
  • Iris acoroides spach
  • Iris bastardii boreau
  • Iris curtopetala F. Delaroche
  • Íris curtopetala F. Delaroche ex Redouté
  • Íris flava Tornab.
  • Iris lutea Lam.
  • Iris pallidior hill
  • Iris paludosa Pers.
  • Iris palustris Gaterau , nom. ilegais.
  • Iris palustris Moench , nom. ilegais.
  • Iris sativa Mill.
  • Limnirion pseudacorus ( L. ) Opiz
  • Limniris pseudacorus (L.) fuss
  • Moraea candolleana Spreng.
  • Pseudo-íris palustris Medik.
  • Iridioides Vieusseuxia F.Delaroche , nom. inval.
  • Xiphion acoroides (Spach) Alef.
  • Xiphion pseudacorus (L.) Schrank
  • Xyridion acoroideum (Spach) Klatt
  • Xyridion pseudacorus (L.) Klatt.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *