A lavanda é uma das plantas mais conhecidas em todo o mundo. Isso por diversos motivos, mas especialmente pela questão de ela estar tão presente na indústria da perfumaria e higiene. É provável que você já tenha se lavado com algum sabonete ou utilizado um sachê em sua gaveta de roupas de lavanda. Sua forma mais pura é em lavanda selvagem, quando encontrada de forma aleatória. E é sobre a lavanda selvagem que iremos falar no post de hoje, mostrando mais sobre suas características, nome científico e como cultivar e cuidar dela. Tudo isso com fotos! Continue lendo para descobrir mais.
Características Gerais Da Lavanda Selvagem E Seu Nome Científico
A lavanda é algo que a maioria das pessoas conhecem, mesmo que nunca tenham a visto na sua forma selvagem, direto da plantação. Ela é utilizada em muitos problemas de higiene, como perfumes, desodorantes e sabonetes, especialmente pelo aroma doce que traz um ar de limpeza. E não é algo recente, a lavanda é utilizada dessa forma pelos gregos e romanos há muitos séculos atrás. Seu próprio nome científico remete a isso, que é Lavandula que vem do latim lavare, e basicamente significa lavar.
Para termos noção de que a lavanda é muito mais do que seu cheiro, e sim do seu poder antisséptico, podemos voltar a época da Idade Média. Quando a Europa começou a sofrer com a Peste Negra, as populações usavam da lavanda em seus banhos e para lavar as suas roupas, e na maioria, elas foram poupadas da morte causada pela praga. Depois, durante as duas guerras mundiais, ela foi adotada oficialmente como o tratamento antisséptico utilizado nos soldados.
Quando nos voltamos a medicina, o óleo das flores e do caule são utilizados no combate da insônia e também possui ação antirreumática, anti-inflamatória e relaxante. Sua origem é do Mediterrâneo, e trabalham em muitas formas. No Brasil, a espécie de lavanda mais conhecida é a lavanda francesa, que é mais rústica e normalmente cultivada no sul e sudeste do país.
Classificação Científica da Lavanda Selvagem
A classificação científica é uma forma que os cientistas encontraram de separar em categorias as espécies. Veja em relação à lavanda.
- Reino: Plantae (plantas);
- Filo: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Lamiales;
- Família: Lamiaceae;
- Gênero: Lavandula
Como Plantar E Cuidar Da Lavanda Selvagem
Para quem quer começar a lidar com lavandas em casa, a melhor para iniciar é a lavanda francesa. Ela não precisa ser regada com tanta frequência, e consegue se adaptar bem. Ela precisa de um solo arenoso, e com temperaturas amenas, mas mesmo assim tendo luminosidade direta do sol na maior parte do dia. O substrato que deve ser utilizado 20% de areia e 20% de húmus.
Nunca se deve irrigar demais, pois faz com que as raízes apodreçam. Na hora de plantar, deixe um espaço de 30 centímetros entre as mudas, para que haja ventilação. A adubação deve ser feita a cada dois meses, com 100 gramas de húmus para cada arbusto. A poda é anual, e nos meses de inverno, para que a planta continue florida até o outono seguinte.
O clima ideal para essa planta é o subtropical árido, e que tenha bastante sol. A sua propagação é por estaquia, e ela pode chegar a no máximo 90 centímetros de altura, sendo então uma planta pequena. Suas folhas são finas e cobertas de lanugem acinzentada e as bordas denteadas. Enquanto que as flores são pequenas, de cor roxa coberta por uma leve penugem.
As plantações grandes de lavanda selvagem são as coisas mais lindas, e são muito comuns na França e alguns outros países europeus. Nela podemos ver longos campos de cor violeta, mostrando tamanha beleza da planta. Em Provence, seus campos são essenciais para economia local e promove muito trabalho. No entanto, o real cultivo da lavanda com uma produção em larga escala somente foi estimulado no século 19. Nesse período em que a indústria da perfumaria estava atingindo seu auge e precisava de uma enorme quantidade de essência de lavanda para fazer os produtos. Podemos dizer que a lavanda cresceu selvagem e de uma forma aleatória. Mas com o tempo, o próprio homem foi domesticando em partes vários tipos e espécies de lavandas, até então se especializar e zelar exatamente da forma certa sua produção.
Fotos da Lavanda Selvagem
A lavanda é uma planta muito característica. Sendo assim, não é complicado encontra-la e não reconhece-la. Mas para você ter uma noção maior e conseguir identificar uma lavanda selvagem quando estiver passando por alguma plantação é interessante você já ter um prévio conhecimento. Veja a seguir algumas fotos das lavandas e dos seus grandes campos roxos que enchem nossos olhos de beleza.
Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender mais sobre a lavanda selvagem, suas características, nome científico e de como cuidar delas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre lavanda e outros assuntos de biologia aqui no site!