Também chamado de jasmim confederado, o jasmim-estrela (Trachelospermum jasminoides) é um tipo de videira. Ela produz flores de cor branca, altamente perfumadas, que atraem abelhas. É nativa da China e do Japão.
O principal período de floração é de outubro a dezembro. Possui folhas verdes escuras, brilhantes e atraentes. O novo crescimento que antecede e segue as pequenas flores brancas perfumadas é verde limão, dando à planta um efeito deslumbrante de dois tons em determinada época do ano.
Ao contrário de alguns outros jasmins, um de seus principais benefícios é que ela floresce durante os meses mais quentes. Portanto, você pode apreciar seu delicioso perfume, que é particularmente forte à noite.
Embora cresça razoavelmente rápido, o jasmim-estrela não se torna invasivo como tantas outras trepadeiras. Além disso, é praticamente livre de pragas e doenças.
Uma poda leve de vez em quando dará um efeito perfeito para todos os tipos de jardins. Assim, forma uma cobertura alta no solo. Também é uma excelente planta padrão, sendo cultivada em pequenos vasos.
Que tal conhecer mais dessa maravilha? No artigo abaixo preparamos todas as informações necessárias. Confira!
Mais Descrições do Jasmim-Estrela
Mesmo sendo uma videira, os jasmins-estrelas são relativamente baixos em estatura, com alturas de somente 91 cm até 1,80 metros. É um tipo de planta verde amadeirada que resiste bem ao inverno. Pode ser cultivada nas áreas externas das residências e levada para o interior durante os climas mais frios.
Esse tipo de jasmim possui folhas em forma lanceolada a oval, com cerca de 3,5 cm de comprimento. A planta produz flores brancas cremosas no final da primavera. Estas têm formato de cata-vento, com cerca de 2,5 cm de diâmetro. A planta pode crescer esporadicamente no verão.
Como já citado, seu perfume é forte e delicioso. E é tão forte que chega a ser insuportável para determinadas pessoas, especialmente para quem tem alergia ou sensibilidade a odores.
Uma Bela Paisagem com Esse Jasmim
Pode-se permitir que o jasmim-estrela se espalhe pelo chão como coberturas do solo. Isso quer dizer que ele pode crescer em postes, treliças e portas. Ela é uma boa planta também para vasos que ficam em decks e pátios. Entretanto, saiba que abelhas serão atraídas pelas flores perfumadas. Insetos vão aparecer de alguma forma.
Dicas de Cultivo
Essa espécie prosperará no sol pleno, mas também à sombra. Contudo, para obter o máximo potencial de floração, escolha um local que possa ter luz. A planta é capaz de lidar com grande parte dos tipos de solos e, quando as raízes acabam se espalhando, consegue tolerar a seca.
Se for usá-la como cobertura de solo, plante-a a cerca de 1,5 metro de distância. O jasmim-estrela é um tipo de planta despreocupada, que exige poda somente para controle de seu crescimento ou quando está morrendo, danificada ou doente.
Você pode efetuar a propagação dessa maravilha, retirando mudas de outra planta e replantando em todas as épocas do ano.
Problemas e Pragas
Esta videira, em geral, não atrai pragas e doenças. Às vezes, insetos de escamação atacam, mas isso pode se controlar com óleo hortícola. As escamas permitem que as vinhas caiam, levando ao desenvolvimento dos mofos. Besouros também se mostram como um tipo de problema, mas não uma grande preocupação.
Se você tiver árvores no quintal, o jasmim-estrela pode enrolar-se ao redor do tronco. Apare essa planta antes que o envolva, pois pode chegar a comprometer a boa saúde do arbusto.
Com que Rapidez o Jasmim-Estrela Cresce e Floresce?
Esse tipo de jasmim pode crescer a uma taxa de 1 a 1,8 m pés por ano. No entanto, passará seu primeiro ano de crescimento desenvolvendo seu sistema radicular subterrâneo, sem desenvolver visivelmente muito acima do solo.
Aumentará a produção de folhagem de forma que seja perceptível mais ou menos no segundo ano. Já no terceiro ano de crescimento, produzirá os típicos quase 2 metros anuais.
Sua floração se dá praticamente todos os anos. O jasmim-estrela começa com a sua estação de floração lá para o mês de maio e continua até o mês de junho.
Com que Frequência se Deve Regar Esse Jasmim?
O jasmim que crescer em vasos precisará ser regado a uma taxa diferente da do jasmim plantado diretamente no solo. Embora todas as plantas da espécie sejam resistentes à seca e possam tolerar um clima seco, fornecer a elas água regular ajudará, e muito, a florescer.
Dê ao jasmim-estrela plantado diretamente no solo uma rega profunda quando notar que cerca de 2 centímetros de solo estiverem secos. Regue até que o solo esteja molhado de 12 a 15 cm de profundidade.
É possível fazer um teste de umidade colocando o dedo no solo próximo à sua planta. Se a sujeira se agarrar à sua pele, está tudo ok, a terra está úmida. Já o jasmim que cresce em recipientes precisará ser regado com mais frequência. Hidratar essa espécie plantada em vasos quando a camada superior do solo secar, é a melhor maneira de manter sua beleza e vitalidade.
Jasmim-Estrela é Sempre Verde?
As folhas da videira de jasmim são sempre verdes. No entanto, a folhagem da planta pode começar a ficar bronze em vez de verde quando as temperaturas caem para zero ou abaixo.
A 10 graus ou mais frio, as folhas começam a cair das plantas, sendo difícil reaviva-las.
O Jasmim Estrela é Invasivo?
O jasmim-estrela não está listado na lista de plantas introduzidas, invasivas e nocivas. No entanto, tem uma tendência a se espalhar com rapidez, o que leva alguns jardineiros a chamá-lo de invasivo.
A tendência desse jasmim de se espalhar é devido ao seu sistema radicular profundo. Este usa corredores longos para trazer os nutrientes e reivindicar um novo território.
O Jasmim-Estrela é Venenoso Para Cães, Gatos ou Humanos?
Nenhuma parte da planta é considerada venenosa para humanos ou animais de estimação. É possível cultiva-la em casa sem maiores problemas, pelo contrário. Trará uma adição de beleza e perfume para todos os ambientes.
Esse Tipo de Planta é Anual ou Perene?
O jasmim-estrela é uma planta perene, o que significa que retorna na próxima primavera ou persiste durante o inverno.