Pertencendo à família Oleaceae, o jasmim dos açores é uma planta que cresce em forma de trepadeira e possui ciclo de vida perene. Possui intensas ramificações e pode chegar a medir quatro metros de altura. São amplamente usados no paisagismo devido à sua aparência, que é ao mesmo tempo delicada e densa. No artigo de hoje vamos ensinar a melhor forma de cuidar e fazer mudas dessa espécie. Vamos conferir?
Características da Planta
O Jasmim dos açores é nativo das Ilhas Canárias e possui crescimento bem moderado com a presença de folhas opostas e flores em formato de estrela. Elas também possuem coloração branca. São florações com um aroma muito intenso e agradável, sendo uma excelente opção para o seu jardim.
Podem se adaptar com muita facilidade em locais ensolarados onde existe predomínio de clima quente. Mas é quando chega a primavera que o espetáculo proporcionado pelo jasmim dos açores ganha um reforço: a presença de muitas borboletas e demais animais que realizam a polinização e que são atraídos pela planta.
Os seus pequenos frutos crescem em formato de baga e possuem coloração escura. Essa planta pode ser uma excelente escolha para jardins com pérgolas, cercas vivas e caramanchões. Entretanto, eles também podem ser facilmente cultivados em vasos que ocupam espaços mais limitados.
Como Cuidar e Fazer Mudas de Jasmim dos Açores
Procure evitar plantar o jasmim dos açores nas proximidades de quartos, já que o aroma das flores pode ser bem intenso e ele causa alergia em pessoas mais sensíveis, ok?
São plantas que se adaptam em diversos climas e podem, inclusive, resistir aos ventos, geadas, frio intenso e até mesmo salinidade presente no litoral. O seu cultivo deve ser feito em locais que acessem os raios solares ou, no máximo, em meia sombra. O solo deve ser enriquecido em adubo e com drenagem adequada.
Já as regas, devem ser frequentes durante o primeiro ano de plantio e podem ser mais espaçadas à medida que a planta cresce. O jasmim dos açores pode, inclusive, ser bem tolerante com longos períodos de estiagem.
Ao plantar a muda é importante fazer pequenas amarrações para que a forma da planta possa ser controlada, garantindo o formato do jasmim dos açores. As podas não são indicadas com frequência, pois podem atrapalhar no aparecimento das flores. Retire apenas os galhos mortos e doentes.
Como Manter o Seu Jasmim dos Açores
Procure adubar o solo com bastante matéria orgânica e aproveite para afofar a terra. O NPK 4-14-8 pode ser uma boa opção para a adubação. Não esqueça de obedecer às indicações do produto e de regar a terra antes e após colocar o adubo. Dessa forma, você evita que as raízes queimem e também que os nutrientes dos fertilizantes sejam absorvidos com mais intensidade.
A planta possui como forma de propagação a estaquia, que deve ser feita sempre na primavera ou no verão para que você obtenha bons resultados. Também é possível fazer a multiplicação do jasmim dos açores por alporquia.
O jasmim dos açores encontra-se ameaçado de extinção na região em que surgiu (Ilha da Madeira) e atualmente a população não chega a cem indivíduos. As florescências dessa espécie costumam durar muito tempo e é possível sentir aquele delicioso aroma das flores por diversos meses.
Mesmo que o florescimento seja menor nos primeiros anos, o jasmim dos açores costuma apresentam mais flores à medida que envelhece. Procure adubar com fertilizantes que possuem nitrogênio para que a planta cresça saudável.
Outra informação interessante sobre o jasmim dos açores é que ele possui pouca tendência a adquirir doenças e pragas. É, ou não é, uma boa alternativa para quem está começando um jardim em casa?
Ficha Técnica do Jasmim dos Açores
Para encerrar veja algumas das principais informações sobre o jasmim dos açores:
- Seu Nome Científico é Jasminum azoricum
- Além de jasmim dos açores, a planta pode ser chamada de Jasmim açoriano, jasmim do rio, jasmim branco, jasmineiro branco. Pertence à família das Oleaceae.
- São plantas arbustivas, mas que podem crescer em forma de trepadeiras. É uma opção excelente para cercas vivas ou caramanchões.
- Teve origem no continente europeu, mais precisamente na Ilha da Madeira.
- Podem chegar a atingir quase dois metros e meio. Adoram locais ensolarados e podem se adaptar em praticamente todos os climas do planeta.
- Possuem ciclo de vida perene. Seus finos ramos formam uma espécie de emaranhado grande. Florescem durante praticamente todo o ano em locais mais ensolarados. Suas lindas flores brancas possuem um aroma extremamente agradável.
- Mesmo sendo amplamente usada no paisagismo, as mudas do jasmim dos açores não são encontradas com facilidade em floriculturas e lojas especializadas.
- Podem se adaptar bem em locais frios, podendo até mesmo resistir a fortes ventos e geadas.
- As flores do jasmim dos açores atraem borboletas e demais aves. É bastante comum que os animais que realizam a polinização apareçam em suas belas flores. Assim, além de flores exuberantes, você terá muitos animais no seu jardim.
- As regas devem ser frequentes nos primeiros anos de plantio. Depois é só manter uma frequência regular. O jasmim dos açores é uma planta muito resistente e pode se manter intacta mesmo sem ter contato com água por muito tempo.
- O jasmim dos açores possui ciclo de vida perene.
E você, já conhecia o jasmim dos açores? Essa é uma planta de cultivo muito simples e que pode ser uma boa escolha para jardins, vasos e cercas vivas. Além disso, por ter poucas cobranças costumam ser fáceis de serem cultivadas. Quem escolhe o jasmim dos açores para cultivar costuma se apaixonar pelas suas flores duradouras e de cheiro muito intenso. E aí? Que tal providenciar uma muda de jasmim dos açores?
Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que você tenha gostado das informações sobre essa espécie tão incrível. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o cultivo do jasmim dos açores é só nos deixar um comentário. Teremos o maior prazer em responder a sua dúvida. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais, ok?
Ola, como faço para gerar mudas a partir das sementes, uma vez que preciso de muitas mudas e ta difícil encontrar. Consegui encontrar venda de sementes. Quantas sementes para cd muda? Quanto tempo leva para ficar com 50cm?
Obrigada!
Olá, observem que a última foto da reportagem não corresponde a jasmim dos açores, mas a outra espécie. Reparem o formato mais estreito das pétalas e toda a estrutura em volta da flor também, isso não tira o mérito da matéria, mas confunde um pouco.
Boa tarde.
Para fazer uma cerca viva qual a distância entre as mudas do jasmin dos Açores ?