O jasmim da noite, cujo nome científico é Cestrum nocturnum, também conhecido como jessamina que floresce à noite, não é um verdadeiro jasmim. É uma sempre-viva tropical que cresce selvagem no Caribe e na América Central.
Comumente conhecido como jasmim que floresce à noite, jessamina que floresce à noite ou dama da noite, é uma planta de jessamina que faz parte da família Solanaceae, junto com tomates e pimentos. As plantas Jessamine são muitas vezes chamadas de jasmim por causa de suas flores altamente perfumadas e porque seus nomes são muito semelhantes. Como o jasmim, as plantas de jessamina podem ser arbustos ou trepadeiras.
O cestrum nocturnum prospera em florestas úmidas ou úmidas, matagais e áreas abertas (naturais e perturbadas). O Cestrum nocturnum já invadiu florestas úmidas e áreas abertas em várias ilhas da região do Pacífico. Na Nova Zelândia, a espécie é capaz de formar áreas densas no sub-bosque, mas também invadiu florestas abertas, margens da floresta, as margens de riachos e matagais.
Características do Jasmim da Noite
Conhecido por suas folhas verdes brilhantes e pela fragrância inebriante de suas pequenas flores brancas, o jasmim noturno é melhor cultivado perto de um pátio ou janela onde você pode aprecie seu perfume nas noites de verão. Possui cachos de pequenas flores branco-esverdeadas da primavera ao final do verão. Quando as flores desbotam, as bagas brancas atraem uma variedade de pássaros para o jardim.
Essas bagas são tóxicas para seres humanos e muitos animais se ingeridas. Não ingerir nenhuma parte da planta e preste atenção especial às bagas, pois elas podem chamar a atenção de crianças curiosas. Remova as bagas assim que aparecerem depois que a planta florescer para remover esse risco potencial.
Esta espécie se reproduz por sementes abundantemente produzidas que podem permanecer adormecidas no solo por muitos anos. No entanto, também pode se reproduzir através de danos acidentais que resultaram em seções dispersas do caule ou da raiz. Cresce rapidamente e se reproduz também por estacas.
Como Cuidar do Jasmim da Noite
O jasmim que floresce à noite cresce melhor em solo arenoso e bem drenado, de preferência em algum lugar com muito espaço para que suas raízes se espalhem. Ele funciona bem em pleno sol parcial ou pleno, mas é sensível a temperaturas extremas; portanto, coloque-o em um local filtrado do sol intenso e protegido de congelamentos prejudiciais, se necessário.
Se você cultivar jasmim em um recipiente, leve-o para dentro de casa quando houver previsão de frio extremo. Produtor moderadamente rápido, a planta pode ser facilmente treinada para crescer em uma treliça, coberturas, telas de privacidade ou podado em uma cerca viva.
Antes que o jasmim, que floresce à noite, esteja bem estabelecido, ele precisa de rega semanal e profunda – embora tenha cuidado com as condições do solo encharcado ou excessivamente salgado. Se o tempo estiver quente ou se você tiver um vaso de plantas, verifique todos os dias se há solo seco e regue de acordo.
As plantas em vasos podem ser podadas com mais frequência quando não estão em flor para manter sua forma. O jasmim que floresce à noite em um contêiner exigirá o repotting a cada dois a três anos para que não fique vinculado à raiz. A planta não requer muita alimentação; uma vez por ano no início da primavera é suficiente. Lembre-se de que a ingestão excessiva de nitrogênio pode causar excesso de sal no solo e impedir o crescimento da planta.
Descrição do Jasmim da Noite
Um arbusto vertical ou pequena árvore com até 4 m. de altura.
As frutas são longas, ovais a bagas globulares que são inicialmente verdes, mas depois se tornam brancas, pode haver até 10 sementes em uma única fruta.
Os galhos são um pouco flexíveis (dobrados e entrelaçados) e são esparsamente finamente peludos (pubescentes), com cabelos simples. Os galhos menores, especialmente, exibem esses cabelos.
As folhas são longas, elípticas e lanceoladas (lembrando uma ponta de lança), 10-15 cm de comprimento e 4-7 cm de largura; suave e brilhante com margens uniformes. A superfície inferior da costela média é finamente peluda, as folhas têm um odor desagradável quando esmagadas.
As flores são de cor branco esverdeado a creme e são produzidas em panículas ou cachos terminais; as flores são fortemente perfumadas (que se assemelham ao aroma do “pó de creme doce”) e o perfume é liberado durante as horas do início da noite e depois até a noite.
As flores são produzidas nas extremidades dos galhos, onde ocorrem como densos cachos de flores em caules curtos que emergem das junções das folhas e dos galhos. O resultado é um aglomerado final densamente cheio de flores e folhas. As flores são tubulares, branco-esverdeado a creme (existe uma variedade amarela conhecida) e a parte superior do tubo se divide em cinco lóbulos ou pétalas triangulares agudamente pontiagudos. Os estames e anteras estão contidos no tubo floral.
História Natural do Jasmim da Noite
A jessamina noturna (Cestrum nocturnum) tem um impacto negativo nos ecossistemas nativos porque pode formar matas densas e sombreadas que superam a flora nativa e, portanto, impede a regeneração natural. Em Auckland (Nova Zelândia), a espécie é considerada uma erva daninha seriamente invasiva. O cestrum nocturnum também invadiu áreas de algumas ilhas do Pacífico, onde formou matas densas e praticamente impenetráveis.
Todas as partes de Cestrum nocturnum são altamente tóxicas e há relatos de mortes de animais na Nova Zelândia por essa espécie. Há um relato de uma criança que ingeriu as bagas verdes por várias semanas, porém, embora os sintomas fossem consideráveis com vômitos e sangramentos, a criança se recuperou. Até o momento, não há relatos de mortes humanas.
A infestação por cestrum nocturnum pode ser tratada de duas maneiras, física e quimicamente. O controle físico consiste em puxar manualmente pequenas plantas e mudas e isso pode ser feito durante todo o ano. Eles podem ser deixados no local para apodrecer, pois não têm a capacidade de iniciar qualquer forma de rebrota. Plantas maiores e lenhosas devem ser destruídas porque os caules têm a capacidade de se espalhar novamente. Qualquer local limpo deve ser replantado rapidamente, porque a reinfestação pode ocorrer através do banco de sementes do solo.
O controle químico pode ser realizado cortando a planta e pintando a superfície cortada com uma solução herbicida. Isso pode ser feito durante todo o ano.