Home / Plantas / Hormônio de Soja Benefícios: Para Que Serve?

Hormônio de Soja Benefícios: Para Que Serve?

A soja é uma leguminosa, que embora até alguns anos atrás, fosse quase uma prerrogativa exclusiva da alimentação dos povos orientais, conheceu nos últimos tempos uma boa difusão também no Ocidente.

Hormônio de Soja Benefícios: Para que Serve?

Hoje, pode-se perceber o cultivo e usufruto da soja em todo o mundo, não apenas no Oriente. É conhecida principalmente por seu uso na cozinha e na indústria cosmética. Porém, a soja é muito menos conhecido em um papel, real ou potencial, de uma planta medicinal, embora ultimamente seja frequentemente tomado na forma de suplemento como alternativa à terapia de reposição hormonal (TOS) para mulheres na menopausa.

Antes de entrar em detalhes sobre as diferentes características da soja, é importante esclarecer alguns efeitos positivos que foram demonstrados a partir desta leguminosa. Ela é eficaz na prevenção cardiovascular (redução da pressão arterial e níveis ruins de colesterol), alívio de alguns sintomas relacionados à transição da menopausa. Outros possíveis efeitos estão sendo estudados, embora ainda não demonstrados.

As exceções são algumas categorias específicas de pacientes, além de assuntos alérgicos à soja, nos quais é recomendável fazer um balanço com seu especialista. São estes pacientes com hipotireoidismo, pacientes afetadas ou familiarizadas com tumores da mama dependentes de hormônios, mas mesmo nesses casos, geralmente é suficiente manter um consumo razoável no contexto de uma dieta saudável, variada e equilibrada.

A soja, como leguminosa, é conhecida por seu alto teor de proteínas e aminoácidos, mas é razoavelmente rica também em gorduras e carboidratos, incluindo fibras; uma característica importante que a torna apreciado em uma dieta balanceada é a sua riqueza em sais minerais, sobretudo fósforo e potássio. De fato, em cem gramas de soja crua encontramos: quatrocentos e quarenta e seis calorias, trinta gramas de carboidratos, vinte gramas de gordura, trinta e seis gramas de proteína, nove gramas de fibra.

A famosa lecitina de soja (também encontrada na gema de ovo, mas geralmente é extraída da soja), cujo nome químico é fosfatidilcolina, é um fosfolipídio que, graças à sua parte molecular lipofílica (não solúvel em água) e um hidrofílico (solúvel em água), possui um bom poder emulsificante. Graças a essa propriedade, é amplamente utilizado na indústria cosmética e na indústria alimentícia.

Hormônio de Soja Benefícios Características

Do ponto de vista farmacológico, especialmente nas crenças populares, a lecitina de soja tem sido atribuída a uma atividade anti-colesterol, segundo a qual favoreceria seu descarte no fígado e na circulação sanguínea. Na realidade, a lecitina de soja é o principal constituinte da estrutura das membranas celulares e essa ação é expressa em sinergia com todas as outras substâncias presentes nas sementes de leguminosas, como isoflavonas, saponinas e insaponificáveis.

A Isoflavona da Soja

A isoflavona está presente em muitas espécies de plantas, podendo ser prescritos para alguns distúrbios da menopausa, TPM e osteoporose. Reduz as ondas de calor, melhora o humor e o estado psicológico da mulher, diminui as doenças cardiovasculares, protege os ossos e diminui o colesterol. O termo fitoestrogênio indica um fitonutriente, que no vegetal tem diferentes funções funcionais, por exemplo, pode desempenhar uma função antioxidante ou enzimática ou de pigmentação, e que, no organismo humano, possui um comportamento semelhante aos hormônios sexuais, influenciando as respostas do organismo.

As isoflavonas são compostos que, no nível químico, são chamados fenólicos e consistem em dois anéis aromáticos e um anel heterocíclico; na verdade, são moléculas com 15 átomos de carbono. As isoflavonas também estão presentes em outras plantas e em outras leguminosas. Do ponto de vista fisiológico, parece que as isoflavonas se comportam como fitoestrogênios ou estrogênios vegetais e que, se tomadas, têm um efeito regulador natural na produção hormonal do corpo em mulheres.

As saponinas contidas nos extratos de soja tornam as isoflavonas mais biodisponíveis, de fato, sua presença deve ser sempre garantida nos produtos com atividade fito-estrogênica. No entanto, do ponto de vista farmacológico, esses componentes ainda não foram suficientemente estudados.

Os insaponificáveis constituem a fração residual do processo de saponificação do extrato de soja. É uma mistura de substâncias lipídicas amplamente utilizadas na indústria cosmética, mas que ultimamente tem sido submetida a pesquisas clínicas para avaliar sua eficácia no tratamento da esclerodermia, uma doença crônica e progressiva que afeta o sistema imunológico e que se manifesta com o espessamento da pele.

Esfolie os tecidos dos órgãos mais internos nos casos mais graves. Parece que os insaponificáveis podem intervir, regulando-o, na síntese de colágeno. Sua atividade anti-inflamatória também foi documentada sistematicamente e topicamente.

Progressivos Estudos Sobre a Soja e Seus Benefícios

De acordo com um trabalho muito recente, o tempo pode ser a verdadeira chave para entender a ligação entre a soja e o câncer de mama (de acordo com esta pesquisa, uma suposição contínua ao longo de toda a vida forneceria um efeito protetor marcante contra o desenvolvimento do tumor menor incidência em mulheres asiáticas), enquanto um consumo repentino iniciado após o diagnóstico pode até ser desvantajoso.

Com esta leitura, a chave poderia encontrar uma explicação de um estudo canadense realizado com milhares de mulheres nas quais a ingestão diária de fitoestrogênios reduziu a incidência de câncer de mama em mulheres obesas ou na pré-menopausa. Não mostrou nenhum efeito para as mulheres na pós-menopausa. Agora deve ficar claro pelo exposto que o consumo de soja na dieta, como leguminosa ou através de seus muitos derivados, é aconselhável e provavelmente útil do ponto de vista da prevenção cardiovascular, principalmente no contexto de um estilo de vida e nutrição saudáveis variado e equilibrado.

As vantagens são maiores, quanto mais o hábito de consumir a preciosa leguminosa ou, pelo menos, iniciado dez a quinze anos antes da chegada da menopausa. O julgamento do ginecologista pode ser adotado sob a forma de acréscimos durante o delicado período climatérico, embora, infelizmente, nem todas as mulheres tenham um benefício igual em termos de redução de rubor e outros distúrbios.

O uso de fitoestrogênios deve ser mais cauteloso em crianças e mulheres grávidas: os fitoestrogênios passam para o líquido amniótico e podem alterar o desenvolvimento das glândulas endócrinas do feto. Em crianças, o consumo excessivo de soja pode causar problemas no desenvolvimento sexual e na fisiologia do ciclo menstrual, além de interferir no eixo hipotálamo-hipófise-gonadal. Um consumo ocasional não é um problema, no contexto de uma dieta variada e equilibrada.

Como os fitoestrogênios mencionados podem estimular o crescimento de tumores mamários com estrogina dependente, o uso de soja e seus derivados não é recomendado para mulheres que desenvolveram esse tipo de câncer. Desta forma , é recomendável que todas as mulheres que têm ou tiveram algum tipo de câncer de mama consultem um oncologista ou, em qualquer caso, seu médico antes de consumir soja em grandes quantidades ou na forma de suplementos.

Há muitos que suspeitam que a soja interfira na função tireoidiana, especialmente no caso de pacientes com hipotireoidismo, mas até o momento acredita-se que seja suficiente prestar atenção à terapia de reposição à distância da leguminosa. Finalmente, recomenda-se atenção em casos de doenças relacionadas a hormônios como a endometriose, corrimento vaginal no sangue, pólipos ou câncer endometrial. A ingestão de suplementos à base de soja pode eventualmente interagir com anticoagulantes do tipo cumarina.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *