Kalanchoe brasiliensis, saião, a folha da fortuna,folha da costa ou coerama é uma espécie vegetal do gênero Kalanchoe. É uma planta do tipo suculenta.
A planta apresenta flores delicadas e pequenas, além de coloridas. O saião é conhecido por ornamentar ambientes, além de ter propriedades medicinais.
Curioso? Fique por aqui, então! Conhece mais sobre essa planta, como a História do Saião, Significado, Origem da Planta e Fotos.
A Origem do Saião
Esta planta, que é nativa da África Tropical, pode ser identificada no Brasil com vários nomes como: saião, coerana, folha de costa, oirama branca, sempre viva e erva da costa.
Além de embelezar o jardim ou o ambiente onde se encontra, podendo ser um vaso ou canteiro, a planta Folha da Fortuna / Saião possui outras qualidades, inclusive propriedades medicinais. A planta é de cultivo fácil, sendo benéfica para saúde e resistente, saiba mais:
Devido aos benefícios medicinais, é conhecida pelo nome popular “folha-da-fortuna”. Ainda, na antiguidade acreditava-se que ter uma planta dessas em casa traria abundância.
Características Gerais do Saião
A planta Kalanchoe pinnata possui as seguintes características:
- É uma planta do tipo suculenta
- Pode alcançar de 30 cm a 1,5 m de altura
- Seu caule é de cor clara
- Com uma coloração laranja, amarelo avermelhado, rosa ou verde pálido, estas flores são miudinhas e hermafroditas
- As cores das flores são diversas: amarelas, vermelhas, brancas, laranjas, entre outras
- É uma planta duradoura
- As folhas possuem bordas serrilhadas e sua base é arredondada e oval na base e suas bordas
- No início do inverno ao fim da primavera é quando ocorre o período de florada dessa planta
Uso Medicinal do Saião
Também conhecida como orelha de monge, coirama, folha da costa ou folha da fortuna, o Saião é uma planta medicinal com efeito antiinflamatório, anti-hipertensivo, cicatrizante e antimicrobiano, além de atuar no tratamento de alterações estomacais, como dor de estômago e indigestão.
O nome científico do Saião é Kalanchoe brasiliensis Cambess. Suas folhas podem ser adquiridas em algumas farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais. Pode ser consumida em formato de suco ou chá e serve ainda para preparação de infusões e pomadas.
A planta ajuda no tratamento de doenças gastrointestinais como inflamações na região do intestino, gastrite ou dispepsia. Isso acontece principalmente pelo seu efeito cicatrizante e calmante no intestino e mucosa do estômago.
Também apresenta efeito diurético, ajudando a controlar a pressão arterial, diminuindo o inchaço das pernas e eliminando cálculos renais. Além disso, atua no tratamento de lesões da pele, como picadas de inseto, úlceras, verrugas, erisipela, dermatites e queimaduras.
Ainda, auxilia no tratamento de infecções pulmonares, como asma ou bronquite e também age como calmante para tosse.
Após testagem em ratos, o saião apresentou efeito anti-tumoral. Isso pode beneficiar futuramente o tratamento contra o câncer.
Para o chá de saião, a parte mais utilizada são suas folhas, que também podem preparar sucos e extratos para pomadas e cremes que podem ser aplicados na pele.
Porém, sendo a forma mais simples de preparo, o saião é comumente consumido como chá.
Como Fazer Chá de Saião?
Para aproveitar das propriedades medicinais dessa planta, confira a receita do chá de Saião!
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de folhas picadas;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Coloque as folhas picadas em água fervente e deixe repousar durante 5 minutos.
- Depois, coe e beba pelo menos duas xícaras diariamente.
A folha de saião pode ser preparada com uma xícara de leite. Para isso, coe e tome a mistura também duas vezes ao dia. Dessa forma, muitos acreditam que os seus efeitos calmantes da tosse e cicatrizantes do estômago podem ser potencializados.
O saião não é recomendado para gestantes ou mulheres em fase de amamentação. Também, a planta deve ser recomendada pelo fitoterapeuta ou médico. Ademais, a planta não costuma apresentar efeitos colaterais ou contraindicações.
Como Cultivar o Saião em Casa
Com algumas dicas você pode cultivar o Saião na sua casa mesmo, sabia? Confira as principais orientações de cultivo para essa planta!
- Solo: o saião precisa de um solo rico, drenado e poroso. Então, a dica é preparar o terreno para cultivar essa planta. Misture, por exemplo, terra comum com areia e terra vegetal.
- Adubação: sem nutrir o solo, dificilmente você terá flores de saião bonitas e viçosas. A adubação deve ser semestral e a melhor forma de fazer isso é usar adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Esse produto para adubagem é encontrado pronto em lojas especializadas.
- Regas: como o saião é uma suculenta, evite regar demasiadamente a planta. O recomendável é apenas molhar quando o solo estiver seco. Ainda, regue de forma a manter a solo úmido e nunca encharcado, pois a planta pode apodrecer.
- Luz: o saião aprecia a luz direta. Assim, se for cultivado em locais onde não exista essa possibilidade, mude a planta de local, pelo menos em dias alternados para receber horas de luz direta. Caso cultive em espaços sem luz – o que não é recomendado – providencie luz artificial.
Curiosidades Sobre as Suculentas
Sendo o saião uma planta suculenta, conheça algumas curiosidades sobre essas plantas:
- As suculentas com coloração acinzentada não se desenvolvem bem em ambientes internos, como dentro das casas.
- Muita água e pouca luminosidade natural pode ser fatal para a sobrevivência das suculentas!
- Suculentas não são famílias, espécies ou gêneros de plantas. Há plantas suculentas pertencentes a diferentes famílias, espécies e gêneros. ~
- Suculentas também se dão muito bem com o clima frio.
- Algumas suculentas são bem exóticas, entre elas: Dente de tubarão, Ana campseros tomentosa, Templo de Buda.
Classificação Científica do Saião
- Reino: Plantae
- Clade: Traqueófitos
- Clade: Angiospermas
- Clade: Eudicots
- Ordem: Saxifragales
- Família: Crassulaceae
- Gênero: Kalanchoe
- Espécies: K. brasiliensis
- Nome binomial: Kalanchoe brasiliensis