Home / Plantas / História do Lírio, Origem da Flor e Significado na Bíblia

História do Lírio, Origem da Flor e Significado na Bíblia

Este gênero, o dos lírios, incluem mais de oitenta variedades e híbridos, de várias aparências e cores, aos quais são atribuídos vários significados.

Caracterizando Os Lírios E Seus Significados

O lírio, pertence à família liliaceae, é nativo da Síria e da Palestina. Possui folhas estreitas com veias paralelas, dispostas ao redor do caule. As flores são compostas por seis pétalas, geralmente reunidas em inúmeras inflorescências em hastes longas, de cores diferentes que, dependendo da espécie, podem ser muito perfumadas.

A planta tem um caule de oitenta centímetros de altura de altura e dois metros de altura, uma grande flor formada por seis pétalas e sépalas invisíveis e bulbos basais que nutrem o caule e raramente dão vida a uma estrutura de planta com raízes.  Na cultura moderna, esta flor é cultivada para fins ornamentais no jardim, ou para usar a flor cortada e oferecê-la como presente em eventos e aniversários.

Mesmo os híbridos de duas cores não ficam atrás. Estes lírios de várias cores surpreendem com seus tons. As marcas Gran Cru e Sorbet são encantadoras.. Se você gosta de plantas em miniatura, os lírios do grupo Pixie são representados por flores cuja altura não excede quarenta centímetros.

Poucas pessoas não sabem, talvez, que esta flor também é dada para comemorar o aniversário de casamento. Este uso específico remonta à Grécia antiga. Todos os anos são abertas novas variedades de lírios. Mas os híbridos da marca Bush são muito populares. As flores diferem na medida em que têm pequenos traços em cada uma das folhas do perianto. As cores da mancha podem ser diferentes: marrom claro, amarelo claro, produtos lácteos e escarlates escuros.

A espécie mais conhecida e difundida é a lilium candidum, de origem balcânica. Sua difusão na região do Mediterrâneo foi muito rápida, graças a algumas leis, emitida pelo imperador Augusto, que impuseram o cultivo de todas as plantas consideradas úteis para reduzir os custos de importação dos países do leste. Graças a essa lei antiga, o lírio se tornou uma planta semi-espontânea.

O Lilium candidum é branco, mas existem outras qualidades bastante difundidas, como lilium tigrinum, rosa desbotado ou amarelo e polvilhado com pequenas manchas pretas e lilium regale, branco com tons de rosa ou amarelo.

Significado na Bíblia

O lírio é uma flor acompanhada por muitas lendas, especialmente de inspiração religiosa. Na religião cristã, representa a pureza da Virgem Maria. Conta uma lenda que Maria escolheu seu marido, José, notando-o na multidão, graças ao lírio que ele segurava na mão.

Por este motivo, nas várias iconografias de São José, ele é frequentemente retratado com uma vara de onde florescem os lírios brancos. É também a flor atribuída ao arcanjo Gabriel, o protetor das crianças, que segundo a lenda tinha como presente um raminho de lírios brotando diretamente do menino Jesus.

História e Simbologia

Além de ser uma flor simbólica no cristianismo, o lírio também é um dos símbolos mais presentes na história das grandes dinastias. No ano de mil cento e quarenta e sete, foi adotado como brasão de armas por Luís VII antes de sua partida para a Cruzada. A partir desse momento, a representação do lírio era adotada na França com frequência ao longo dos séculos.

Luís XVIII
Luís XVIII

Por exemplo: os tecidos das poltronas nas quais os magistrados estavam sentados eram sempre decorados com lírios. Nos anos de  mil seiscentos e cinquenta e cinco  a mil seiscentos e cinquenta e sete, as moedas cunhadas foram chamadas de lírios de ouro e lírios de prata. O lírio era um dos símbolos mais utilizados pelas ordens equestres, ou seja, as ordens de cavalaria dos Estados e do papado, por exemplo, a de Navarra, a do papa Paulo II e de Paulo III e a estabelecida por Luís XVIII em mil oitocentos e dezesseis.

O lírio se tornou ainda o emblema da cidade de Florença (Itália). No início, o símbolo da cidade era um lírio branco sobre fundo vermelho e atualmente encontra – se o lírio vermelho sobre fundo. Além dos significados anteriores, ricos em glória e fé, o lírio teve por muitos anos um significado menos nobre no passado. Na verdade, era amplamente usado para marcar os ofensores.

Em trajes artísticos, o lírio era frequentemente representado por vários artistas a partir da Grécia antiga, onde ele era associado nas várias representações à deusa da modéstia e candura, modéstia que o segurava em suas mãos, e à deusa da esperança, que nas obras onde ela está segura  um botão de lírio.

Na obra de Tintoretto, “A origem da Via Láctea”, é descrito um episódio mitológico que explica o nascimento dos lírios, na tentativa de tornar Hércules um imortal. Júpiter o anexa ao peito de Juno que estava dormindo, mas o pequeno Hércules faz despertar a deusa, derramar leite no céu, onde a Via Láctea foi gerada, e no chão onde os lírios cresceram imediatamente.

Obra de Tintoretto - A Origem da Via Láctea
Obra de Tintoretto – A Origem da Via Láctea

Outras Curiosidades Significativas

Finalmente, depois de tantas referências históricas, religiosas e artísticas, uma pequena nota curiosa: na Holanda, uma qualidade de lírio, o lírio martagon, era especialmente cultivado nas hortas para fins alimentares. Depois de cozinhar no leite, era de fato picado e misturado com a massa de pão . Apesar das belas lendas que cercam esta espécie de  lírio, de acordo com as crenças populares, sonhar com um lírio é um símbolo nefasto como um presságio de morte prematura.

Este grupo híbrido surgiu a partir do cruzamento do lírio Hanson com o branco encaracolado. Este grupo híbrido foi chamado “Marhan”. Este grupo inclui variedades interessantes, como Helen Vilmott, GF. Wilson e EI. ELV. Os híbridos Kudrevatye têm mais de duzentas  variedades, que diferem em sua diversidade. Muitos deles são tão raros que até duvidam de sua existência.

Lírio Hanson
Lírio Hanson

Na linguagem das flores e plantas, o significado do lírio varia de acordo com a espécie e a cor: o lírio branco simboliza a virgindade, a pureza e a realeza da alma; o lírio amarelo simboliza nobreza; o lírio rosa simboliza vaidade; o lírio do vale é o símbolo da doçura e trazido como presente representa um desejo de felicidade; a qualidade chamada lírio de calla simboliza a beleza e o chamado lírio de tigre simboliza riqueza e orgulho.

Dar um lírio significa apreciar a pureza da alma da pessoa a quem é dada.Por esta razão a tradição diz que é a flor dar para um batismo e para a primeira comunhão.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *