Qual a história do cogumelo? Onde surgiu? Os cogumelos são fungos cultivados pelos humanos há muito tempo, eles podem ser utilizados de diferentes maneiras.
Conheça a seguir a origem, a história e curiosidades sobre os cogumelos!
Cogumelo: O Que é?
Antes de você conhecer a história do cogumelo, é preciso saber exatamente do que se trata, o que é, qual grupo ele faz parte e qual reino ele pertence.
É denominado cogumelo o ascoma ou basidioma de fungos, antigamente conhecidos como a ‘frutificação’ dos mesmos. Sendo assim, o cogumelo pertence o Reino Fungi e ao grupo dos basidiomicetos e ascomicetos.
São considerados estruturas macroscópicas, e possuem função semelhante aos frutos, já que protegem, dispersam e produzem os esporos.
Tais esporos são dispersos de acordo com as condições do ambiente, então a dispersão pode ocorrer tanto por algum animal, quanto pelo vento.
São organismos heterotróficos, que necessitam de outros seres vivos para alimentação e desta maneira são capazes de liberar enzimas, que degradam a matéria orgânica ou inorgânica presente no ambiente.
Por isso os cogumelos conseguem se desenvolver em locais totalmente degradados, como por exemplo cascas de árvore.
São estruturas peculiares e extremamente curiosas, tendo em vista os diferentes formatos, texturas,colorações, tamanhos e podem aparecer ou desaparecer em apenas alguns dias.
Eles surgem sempre quando ocorre grandes chuvas e depois abre sol, e as diferentes características se dão de acordo com os fungos originários.
Os cogumelos estão presentes na vida humana há muitos anos, de modo que tornou-se natural o ser humano comê-lo e cultivá-lo. Existem espécies comestíveis, outras venenosas e ainda os alucinógenos.
Os fungos possuem reprodução sexuada e perante isso, surgem os cogumelos, que são capazes de crescer rapidamente, em questão de alguns dias já estão grandes e pronto para o consumo humano (os comestíveis, é claro).
A seguir conheça a história por trás dos cogumelos, o cultivo e a influência sobre a vida humana!
A História Do Cogumelo: Qual a Sua Origem?
A história do cogumelo é antiga, extensa e cheia de curiosidades. Ele é cultivado pelos seres humanos desde o Século VI, há pelo menos 1400 anos. Porém, sua história começa antes.
Foi em 450 a.C o primeiro registro sobre cogumelo, nos escritos de Eurípedes, onde constava a morte de três crianças devido ao consumo do fungo venenoso.
Anos depois, em hieróglifos, há 4.600 anos, consta que no Egito os faraós denominaram-no como “comida real”, já que era muito utilizado em rituais e práticas religiosas, além de ser considerado um alimento que aproximava da imortalidade. E por isso, apenas o faraós podiam consumi-lo, nenhum outro cidadão podia sequer tocá-lo.
Mas foi na China que o cogumelo ganhou destaque e seus principais meios de cultivo. Ele foi disseminado por várias regiões do país. Era utilizado sobretudo na medicina e para tratamentos.
O mais conhecido é o Ganoderma lucidum (Ling Zhi na China) e foi a partir dele que os chineses começaram a desenvolver diferentes técnicas de cultivo artificial e isso aconteceu com muitas outras espécies, que passaram a ser cultivados e desenvolvidas por outros países.
Os poderes dos cogumelos encantaram e foram consumidos por inúmeras culturas, desde o uso xamânico, em rituais, que era utilizada para conexão com um ser superior e também para o autoconhecimento, percepção mais aguçada e reflexão.
O mais utilizado era o Amanita muscaria, considerado o “Soma” (força vital) para ativar os efeitos no organismo. Foi muito utilizado e difundido sobretudo no México e por grande parte da América Central. E até hoje são consumidos em rituais.
Na Europa, tanto os gregos, quanto o Império Romano fizeram uso destes poderosos cogumelos e consideravam-no como um “presente dos deuses”.
Conheça a seguir alguns “poderes” e as diferentes espécies de cogumelo!
Cogumelos: Comestíveis, Venenosos E Alucinógenos
Vamos mostrar as diferentes espécies de cogumelos, quais são comestíveis, venenosos e os alucinógenos.
Champignon
Quem nunca comeu um strogonoff com champignon? Esse talvez o mais conhecido pelos brasileiros, o Champignon é muito utilizado na culinária mundial.
Seu formato é semelhante a um guarda-chuva, com porte pequeno e coloração esbranquiçada com tons de marrom, essa variedade foi uma das primeiras a entrar no mercado.
Shimeji e Shiitake
São duas espécies diferentes, porém amplamente difundidas aqui no Brasil através das culturas orientais. Ambos possuem um sabor delicioso, capaz de agradar qualquer um.
São fáceis de preparar e possuem textura macia, são leves e extremamente saborosos. Podem incrementar qualquer prato, desde filés mignons, strogonoffs, hambúrgueres ou até mesmo risotos.
Amanita Muscaria
Talvez o cogumelo mais conhecido e comum, tornando-se um “padrão”. É aquele cogumelo do Mario, conhece? Com uma “cabeça” vermelha cheia de pintas brancas.
Extremamente perigoso e com poderes alucinógenos além do que o corpo humano pode suportar. Nem pense em consumi-los!
Amanita Phalloides
Esse é venenoso e mais poderoso do que o citado acima, apenas 50 gramas deste cogumelo é morte na certa.
Ele ataca diretamente o rim e o fígado e antes mesmo de aparecerem os sintomas, ele já agiu, fez efeito e causou danos irreparáveis no corpo humano.
Copelandia Cyanescens
Conhecido como cogumelo havaiano, essa espécie possui uma haste alongada e fina, com uma copa redonda em cima. Quem toma ou já tomou o famoso “chá de cogumelos”, conhece o enteógeno.
É um forte alucinógeno, não causa danos como os citados acima (apenas se consumido em quantidades exageradas) e quando arrancado de seu local natural, libera coloração azul. Nascem no esterco da vaca.
Por Que Comer Cogumelo?
Como vimos acima, os cogumelos possuem uma vasta história em meio aos seres humanos, são originários dos fungos e podem tanto ser comestíveis, como venosos ou apenas alucinógenos.
Cabe a você experimentar e escolher qual prefere, são inúmeras opções de comestíveis, que ficam saborosos e fazem a diferença em qualquer receita.
Foram os orientais, sobretudo chineses e japoneses que difundiram as principais receitas pelo mundo, sendo assim, existem diversas espécies que podem ser utilizadas na gastronomia.
Além disso, os cogumelos fazem bem para o nosso organismo, pois são fontes de proteína, zinco e vitamina B12, além de possuir pouquíssimas calorias e carboidratos. Fortalecem a imunidade e contém propriedades antioxidantes.
Nunca comeu cogumelo? Então está esperando o quê para experimentar esse alimento histórico?