Os cactos são belíssimos, habitam as regiões quentes e desérticas. São oriundos das Américas, estão na America do Sul, Central e Norte. Os cactos possuem um forte significado em diferentes culturas. Possuem diferentes formatos, podem ser arredondados, alongados, grandes, pequenos, com ou sem espinhos e variados tons de verde. Cada espécie possui suas características e peculiaridades.
Veja abaixo tudo sobre os cactos. A história e origem da planta, as principais características, qual é a sua família botânica, as flores, frutos e os significados que elas recebem. Confira!
História e Origem dos Cactos
Antes de conhecermos as principais características dos cactos, é fundamental conhecer a sua história e origem. A importância que ele já teve para muitos povos e civilizações das Américas. É uma planta extremamente resistente, que suporta as temperaturas mais elevadas e períodos mais secos.
Eles estão presentes desde os Estados Unidos, México (onde está a maior variedade e quantidade de cactos do mundo), em alguns países da América Central e na América do Sul, onde há grande diversidade aqui no Brasil, sobretudo na região Nordeste. Eles são originais, cada qual tem a sua característica e peculiaridade. Alguns são achatados, outros mais cilíndricos e assim, a família dos cactos (Cactaceae) possui mais de 1.600 espécies divididas nos mais variados gêneros, cerca de 170.
Algumas espécies do gênero Rhipsalis foram introduzidas na África a partir de vôos migratórios de pássaros, onde provavelmente ingeriram sementes de cactos e através das fezes liberavam as sementes em outros locais. Esse fato não acontece apenas com o cacto. Diversas espécies são disseminadas a partir das aves, isso se deve ao fato de muitas delas se alimentam das sementes e também dos frutos das árvores. Com o cacto não é diferente, sobretudo com as espécies do gênero Rhipsalis, que possuem tamanho menor que os demais e por isso os pássaros conseguem ingerir-lá; suas pequenas flores são belíssimas e chama atenção das aves.
No Brasil existem muitas espécies de cactos nativos. O Nordeste brasileiro tem como símbolo o Mandacaru, espécie muito encontrada na região, porém , existem muitas outras, como é o caso do Xique Xique, a flor de maio, muitas do Gênero Opuntia (Figo da Índia). Estima-se que no Brasil existem cerca de 200 espécies de cactos divididos em praticamente todos os Estados. Vale lembrar que eles tiveram uma ampla disseminação e excelente adaptabilidade. As regiões Norte e Nordeste apresentam o maior número de cactos. São considerados os domínios fitogeográficos dos cactos. a Caatinga, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Amazônia. Eles estão por toda do Brasil, onde possuem muitas espécies que compõem a vegetação e caracteriza regiões.
Eles foram introduzidos na Austrália por volta do Século XIX, tiveram também ótima adaptação com clima e temperatura, e se espalharam por todo o território. Atualmente podem ser encontrados com facilidade em muitos países de clima tropical. Quando cultivado, o cacto precisa de iluminação solar constante, por isso não é indicado ter um cacto dentro de casa.
Agora que você já sabe de onde vieram os cactos, onde eles estão presentes, chegou a hora de saber o significado dessas plantas com ampla disseminação aqui no Brasil!
O Significado do Cacto
Os cactos vivem locais secos, muitas vezes isolados e solitários. Seus espinhos não o deixam “transpirar” e com isso ele acumula água no seu interior para sobreviver às situações mais complicadas e hostis. Eles vivem no calor, sob o Sol, sem sombra alguma, são extremamente resistentes. Por isso, em culturas, eles representam os guardiões do povo, os guerreiros.
O fato dele armazenar água e não chorar, pode ser interpretado como alguém que guarda as próprias emoções para si mesmo e os espinhos presentes no exterior impedem tal pessoa de liberar as emoções, representa alguém que não consegue lidar com as emoções que sente. É um significado importante que está presente na vida de muitas pessoas.
Para o Feng shui, o cacto representa um protetor, ele é como um purificador, capaz de “limpar” o ambiente. Além do efeito ornamental desta bela planta, ela serve também como proteção para os raios gama emitidos pelos celulares, computadores e televisores. Isso porque ele consegue captar os raios para si.
É interessante o fato de uma planta ter o significado de protetor e ainda possuir algumas funções que realmente protegem a nossa saúde e bem estar.
E apesar dos espinhos representarem algo, eles são fundamentais para a sobrevivência da planta. Já que através deles, ela consegue armazenar água o suficiente para sobreviver nos climas mais quentes. São belíssimas plantas que merecem toda a nossa atenção e cuidado.
Veja abaixo informações sobre a família dos cactos, a Cactaceae, quais são os gêneros mais encontrados e as características de cada um. Confira!
Cactaceae: A Família dos Cactos
A família dos cactos é ampla. Estima-se que existem mais de 1.600 espécies espalhadas pelo mundo. Elas são divididas em 176 gêneros e possuem diferentes características. Conheça abaixo alguns gêneros mais conhecidos:
Opuntia
Esse gênero é muito comum aqui no Brasil. Porém, é encontrada também em grande parte da América, desde a Patagônia até os Estados Unidos.
A espécie mais conhecida no Brasil é o Figo da Índia, conhecido cientificamente como Opuntia Ficus. Eles são arredondados e dotadas de espinhos, nascem rapidamente um ao lado do outro e podem até se tornar parasitas, como aconteceu na Austrália. Existem aproximadamente 26 espécies no gênero.
Cereus
O gênero Cereus está presente o famoso Cereus Jamacaru, ou como é conhecido popularmente, Mandacaru. Eles são alongados, compridos, com um caule suculento. Eles podem alcançar os incríveis 6 metros de altura. Estão presentes 13 espécies nesse gênero.
Pilosocereus
O Pilosocereus é o gênero da espécie muito conhecida aqui no Brasil, o Xique Xique, conhecido como Pilosocereus Polygonus. Eles são compridos e finos. Possuem formação arbustiva e podem alcançar os 4 metros de altura. Possuem espinhos e como o Mandacaru, armazena água no seu interior. Existem 7 espécies no gênero.
O cacto é uma belíssima planta, onde existem diferentes espécies. Existem muitas variedades para cada gosto, sua família é muito ampla.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!