A planta viburno tem origem no continente asiático e possui o nome científico de Viburnum suspensum. Pertencendo à família Adoxaceae, ela pode chegar a medir mais de três metros de altura. Possui folhas bem pesada e que podem ser usadas como ornamentação de diversos espaços. Podem apresentar pequenos frutos que costumam atrair insetos e pássaros diversos. Acompanhe o artigo e conheça sobre a origem e forma de cultivo dessa planta. Vamos lá?
Características da Viburno
Devido à forma como essas plantas crescem, elas podem ser amplamente utilizadas em cercas e muros. O vegetal viburno possui folhas resistentes e que não sofrem abalos com os ventos. Quando tem as folhas podadas, podem adquirir o formato de árvore e crescer verticalmente de forma mais intensa.
Possuem resistência aos climas mais frios, mas preferem o calor dos climas tropical e subtropical. Exigem um solo fértil e bastante adubado com material orgânico, além de boa drenagem e um pouco de acidez. Observe que a irrigação deve ser feita todas as vezes que o solo se encontrar seco, evitando assim o encharcamento. Essa atitude previne que as raízes da planta viburno fiquem estragadas. Portanto, muita atenção com esse ponto, ok?
Um ponto interessante sobre essa espécie é que ela costuma crescer mais lentamente quando está em locais quentes e ensolarados. Quando a estação mais fria do ano encerra, o indicado é realizar o adubo. É importante lembrar-se de evitar regar imediatamente depois da fertilização para evitar a queima das raízes. A poda pode ser uma boa alternativa para garantir um formato mais denso e redondo.
Propagação e Cuidados
A forma mais prática para a propagação da planta Viburno é por meio de estaquia. Existem mais de cem espécies muito parecidas com essa planta em todo o mundo. Ou seja, sempre vai existir aquela que combina mais com os seu jardim e a sua forma de cultivo. É importante lembrar que o solo ideal para o plantio do vegetal deve ter Ph entre 5 e 6,6.
São plantas que não costumam ser atacadas com muita facilidade por doenças e pragas, o que é um ponto positivo para que está pensando em cultivá-la. Procure escolher um vegetal ainda jovem para o plantio, pois à medida que o tempo passa o transplante pode ser mais difícil. Opte pela estação da primavera para executar essa ação e obter melhores resultados.
Outras Informações Sobre o Virbuno
As folhas da planta virbuno podem aparecer em diversos formatos. Dentre eles: em formato de lança, redondas, lisas, mais ásperas ou com um aspecto aveludado. As flores podem ser brancas ou rosas e algumas possuem um aroma leve e agradável.
A planta, que teve origem no continente asiático, tem certa tolerância à estiagem e necessita de poda apenas para remover galhos e folhas mortos ou para garantir um formato mais arredondado para a árvore.
Já os frutos são apreciados por pássaros das mais variadas espécies. Os humanos também podem consumir o fruto do vegetal viburno, que apresenta um cheiro intenso e um gosto mais apimentado. Entretanto, as espécies que habitam a América não costumam apresentar frutos com essas características.
Como Plantar o Viburno
Solos com uma boa drenagem e com bastante matéria orgânica são os ideais para o cultivo do viburno. Algumas subespécies da planta podem ter mais afinidades com solos mais encharcados, mas lembre de que esses são exceções.
Para fazer o plantio do viburno faça um buraco bem fundo. Adube caso o solo necessite de reforço de nutrientes, ok? Retire a planta, insira dentro da cavidade e fique de olho com o escoamento da terra. É indicada a aplicação de mais uma camada de adubo com a chegada da primavera. Já as podas deverão ser feitas após o período em que as flores aparecem e têm a finalidade de retirar as áreas mortas da planta.
Ficha Técnica e Curiosidades Sobre o Viburno
Conheça algumas das mais importantes informações sobre essa espécie:
- O gênero da planta viburno pode abranger quase duzentas espécies de pequenos vegetais em forma de arbusto.
- Podem ser encontradas nas Américas do Sul e Norte, além da Ásia. Em menor quantidade elas podem ser encontradas no continente africano.
- As folhas podem ser bem diversas e aparecem na forma arredondada, com pequenos pelos. Elas também são apreciadas por diversos tipos de larvas. Já as flores são brancas, (ou rosas) possuem aspecto delicado e também cinco pétalas. Algumas delas podem apresentam um perfume bem agradável. Os frutos possuem formato de esfera ovalada e apresentam a cor preta azul ou arroxeada. A maior parte das espécies de viburno têm frutos comestíveis para os seres humanos e para alguns animais selvagens.
- As flores da árvore surgem na primavera e formam lindos cachos que encantam todos que conhecem a espécie.
- Uma curiosidade sobre as folhas dessa espécie é que elas apresentam diversos formatos e texturas. Assim, com a chegada do outono é possível presenciar uma infinidade de folhas que trazem beleza e colorido para os locais que abrigam a planta. A composição formada pelas flores, folhas e pelas frutas da planta formam um verdadeira aquarela na natureza.
- Viburnos podem resistir bem em climas mais amenos. Outra qualidade da planta é ser bem resistente às pragas diversas. As espécies mais conhecidas invadiram a América do Norte ainda na década de 1970 e se espalharam para as regiões próximas. Depois dessa expansão, o vegetal ganhou o mundo e espalha muita beleza em quase todo o planeta. Além disso, são capazes de atrair a atenção de diversas aves. Isso acaba deixando os ambientes ainda mais exuberantes, não é mesmo?
E você? Já conhecia a planta viburno? Que tal incluir essa espécie nos plantios do seu jardim? Caso tenha ficado alguma dúvida é só nos enviar um comentário, ok? Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e continue acompanhando nossas atualizações aqui no Mundo Ecologia. Que tal compartilhá-lo com os seus amigos que também são apaixonados por plantas? Estamos sempre em busca de novos conteúdos exclusivos sobre plantas, animais e natureza em geral e convidamos você para acompanhar sempre as nossas novidades.