Você conhece a história do sapatinho-de-judia? Sabe qual a origem e significado dessa planta? Ao menos, já ouviu falar dela?
Ela é simplesmente linda! Não é de admirar, com bastante obviedade por que essa alpinista tropical foi carinhosamente apelidada de sapatinho-de-judia. Essas informações específicas e interessantes você pode descobrir lendo o artigo abaixo. Confira!
Um Pouco Sobre A Planta
Quem não quer uma planta em seu jardim que combine magicamente com outra em termos de cores atraentes? Os cachos das flores pendurados nas cordas compridas acabam se assemelhando ao pêndulo dos relógios antigos. Engraçado, não?
Com uma beleza exótica e rara, essa alpinista entusiasta pode cobrir facilmente uma pérgola ou treliça grande. Dentro da história da sapatinho-de-judia sabe-se que ela produz inúmeros aglomerados com flores vistosas marrom-avermelhadas, bem como amarelas. Isso ocorre praticamente todo o ano nas condições favoráveis para o crescimento.
Quando moldada em cima de uma pérgola mais alta ou um jardim com outros tipos de flores, é realmente mais do que um magnífico espetáculo. Possui, como citado, incontáveis cachos pendurados em longas espigas em forma de corrente, como uma cortina. Isso proporciona prazer absoluto para os amantes da espécie, uma vez que são bastante duradouros.
Características Da Espécie
A sapatinho-de-judia é uma espécie do gênero Thunbergia, que compreende cerca de 200 espécies de videiras anuais ou perenes nativas da África tropical, Ásia e Madagascar. É considerada a videira com flores mais bonita do mundo, sabia?
Esta videira espetacular cresce muito vigorosamente, frequentemente atingindo o comprimento de 6 a 10 metros nas regiões úmidas tropicais e quentes. Contudo, é provável que cresça lenta a moderadamente nos climas frios.
Essa planta colorida e ambiciosa necessita do suporte estrutural mais robusto para que seus galhos/hastes lenhosos e delgados. Elas são cobertas de folhas verde-escuras opostas. A lâmina da folhas é:
- Brilhante e nervurada;
- Simples;
- Levemente ondulada;
- Com margem um pouco serrilhada;
- Formato lanceolado-ovalado;
- De aproximadamente 15 cm de comprimento.
Cultura E Cuidados Com A Espécie
Sabendo da história da sapatinho-de-judia, é entendido que, por ser tropical, é fácil de cultivar. Tem uma taxa de crescimento vigorosa, embora florescer possa ser uma habilidade e tanto em regiões inadequadas.
Luz
Essa planta prefere sol pleno a sombra clara. Floresce melhor com boa luz solar e calor durante o dia e temperaturas baixas durante a noite.
Umidade
A sapatinho-de-judia precisa de rega moderada a regular, mantendo-se uniformemente úmida. Mais água nas estações quentes e menos no clima mais frio.
Solo
O solo de húmus deve ser moderadamente fértil, com uma mistura de areia. Sem contar que precisa ser bem drenado.
Outros Cuidados
Quem relata a história da sapatinho-de-judia não se esquece de comentar sobre os cuidados que ela sempre precisou. Incentive o crescimento com o aperto das pontas durante os anos de formação.
Uma poda regular pode mantê-la sob controle, uma vez que a planta tende a ter uma ramificação aleatória. Sem contar que podas promovem mais flores. Alimente as sapatinhos-de-judia d 15 em 15 dias ou todo mês com fertilizantes que aumentam a floração.
Propagação
É facilmente propagada por estacas com caule firme, bem como saudável e até mesmo por estacas com camadas simples. O corte das pontas na água também podem facilmente produzir resultados muito bons. É possível fazer a propagação por sementes, mesmo estando raramente disponível.
Em sua faixa nativa, é polinizada por pássaros do sol. Onde se naturalizou nas Américas, seu abundante néctar é uma fonte de alimento para os beija-flores. Enquanto se alimentam, as cabeças dos pássaros visitantes são polvilhadas com pólen, que é transferido para outras flores. A polinização é concluída devido à posição das anteras e estigmas, mantidos contra a superfície interna e superior da corola refletida.
Uso
A história da sapatinho-de-judia compreende seu uso, pois ela é amplamente cultivada como uma videira ornamental nos jardins. Cresce para cobrir e decorar cercas de jardim, treliças, mandris e arcos.
É possível ajeitá-las no alto das pérgulas para permitir que os racemos pendentes surpreendentemente bonitos oscilem livremente. Assim, se terá uma exibição espetacular.
Essa é uma videira ideal para florescer em locais de terra ou vasos. É um excelente atrativo para os beija-flores e polinizadores, devido à transbordante produção de néctar doce por suas flores. Cresce em estufas em todas as estações de florescimento ou ao ar livre nas regiões subtropicais mais amenas.
A História Da Sapatinho-De-Judia
Essa planta foi vista pela primeira vez há muitos anos como uma videira impressionante e vigorosa do sul da Índia. Foi exportada para todo o mundo em seguida, podendo agora ser vista em jardins de muitos outros lugares.
Subindo por árvores em florestas tropicais montanhosas, tornou-se naturalizada nos climas mediterrânicos e em outros lugares devido à sua popularidade como planta ornamental. Dentro da história da sapatinho-de-judia sabe-se que ela tem relação direta com o botânico sueco Carl Peter Thunberg, um dos alunos de Carl Linnaeus. Ele era um prolífico colecionador de plantas asiáticas. O epíteto da espécie é uma referência à cidade de Mysore (hoje Mysuru) no estado indiano de Karnataka.
O motivo do nome sapatinho-de-judia? Porque sua aparência parece mesmo com um sapato feminino, bem parecido com o que essas mulheres usam.
Significado Místico da Flor
Se você se sentir atraído por essa flor, é possível que esteja pronto para ver ou liberar uma parte de você que está muito profunda em seu coração. Deve haver algo borbulhando dentro de si que nunca desejou enfrentar. Isso porque pode exigir algum tipo de desconforto.
E, no entanto, há também uma parte de você que está totalmente pronta para uma grande mudança. É uma expressão mais ousada, uma manifestação mais abrangente de tudo o que tem a oferecer nesta vida.
Quem cultiva essa planta, geralmente sente que está em uma encruzilhada, escolhendo entre dois caminhos muito diferentes a seguir. Ou você pode sentir que está parado diante de uma porta, sabendo muito bem que, se passar por ela, terá uma grande aceitação ou decepção.
Cultivar esse tipo de planta pode, aparentemente, não ter significado místico nenhum. Podemos não saber o que é ou entender completamente, mas o que a flora tem para nos oferecer, vai além de nossa compreensão.
A história da sapatinho-de-judia e seu significado é bem interessante. Mas mais do que isso, essas flores são incríveis adições para seu jardim. Tente cultivá-la!