Nêspera é uma árvore caduca que pertence à família das rosas. É originário do sudoeste da Ásia e sudeste da Europa, é uma pequena árvore que pode atingir 20 pés de altura que produz numerosos ramos contorcidos que formam uma coroa densa, é uma planta perene que pode sobreviver 30 a 50 anos na natureza.
Características da Planta
As variedades silvestres de nêspera produzem ramos com espinhos, suas folhas tem cor verde escuro, brilhante, elípticas cobertas com pelos prateados no lado inferior, são organizadas alternadamente nos ramos. As folhas ficam laranja ou vermelhas durante o outono.
Nêspera produz grandes flores brancas ou rosadas que crescem individualmente no final dos ramos. As flores contêm ambos os tipos de órgãos reprodutivos (flores perfeitas) e emitem um aroma agradável.Nêspera floresce de abril a junho. No caso de as abelhas (polinizadores naturais) não estarem disponíveis, as flores executam a autopolinização.
A Nêspera
O fruto da nêspera é um pequeno pomo acastanhado (tipo de fruto com polpa comestível e poucas sementes revestidas com cápsula dura que pode ser encontrada no meio do fruto). Compartimentos cheios de sementes podem ser vistos através da abertura no final do fruto. A fruta não pode ser comestível até ficar meio podre (ácidos e taninos da fruta são eliminados durante o processo de decomposição da polpa).
A transformação de carne dura de cor creme em polpa marrom e macia é chamada de “bletting”. Pode ocorrer na árvore (a planta precisa ser exposta a geada) ou no armazenamento fresco e seco após a colheita. O bletting termina em 2 a 3 semanas.
A nêspera comestível tem uma textura macia. Tem gosto de uma mistura de maçã e canela. A nêspera pode ser consumida crua, combinada com açúcar e vinho do Porto ou sob a forma de geleias, compotas e cremes.
História da Nêspera
Nêspera não é muito popular hoje, mas foi um dos tipos mais importantes de frutas durante o período medieval na Europa. O cultivo de nêsperas começou há 3.000 anos. Esta fruta era popular e muitas vezes consumida entre os antigos romanos. As nêsperas são mencionados em várias peças de William Shakespeare (Mercutio se refere à amante de Romeu aludindo à semelhança da fruta com uma certa parte da anatomia feminina). O famoso artista Caravaggio incorporou medalhas em uma de suas fotos: “Menino com uma cesta de frutas”.
As árvores de nêspera são nativas da Turquia atual e de outras regiões a leste do Mediterrâneo. Eles existem em ambos os pomares silvestres e cultivados, onde geralmente são enxertados em vez de cultivados a partir de semente a fim de manter um tipo de fruta consistente. As árvores toleram a maioria dos tipos de solo com drenagem adequada e prosperam em locais quentes protegidos, pois suas folhas são facilmente danificadas por ventos fortes.
Para o Que Serve?
Chá feito de folhas de nêspera pode ser usado no tratamento de pedras nos rins. Frutas, flores, folhas e casca de nêspera são usados no tratamento de diarreia, febre e abcessos na garganta no Irã. A madeira dura e durável de nêspera foi usada para a fabricação de lanças e vários tipos de armas no passado (o pequeno tamanho da nêspera impede a exploração maciça da madeira).
As pessoas cultivam nêspera principalmente como fonte de alimento. Nêspera cresce em áreas com clima frio e temperado, no solo úmido e bem drenado, exposto à luz solar direta. Nêspera se propaga através de sementes e enxertia. Começa a produzir frutos 3 anos após o plantio.
Nêspera é uma fruta rara que é consumida crua. A textura assemelha-se a um puré de castanha e tem sabor distinto. Os frutos maduros são coriáceas e castanhas que podem ser consumidas cruas depois do bletting. Desde os tempos romanos a fruta é usada para tratar todas as doenças do estômago. Hoje, é usado para tratar os problemas digestivos. É considerado como um laxante, diurético natural e consumido para regular os movimentos intestinais. Nêspera ajuda a eliminar as toxinas através da micção e ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue que ajuda a manter a saúde geral.
História da Nêspera e Origem da Fruta
O Mespilus germanica, nome científico da nêspera, foi popularizada há 3000 anos na região do Mar Cáspio do norte do Irã. Por volta do ano 700 antes de Cristo, ela foi introduzida na Grécia e por volta de 200 anos antes de Cristo foi introduzida em Roma. Foi considerado como uma planta frutífera vital durante os tempos medievais e romanos. Nos séculos XVII e XVIII, foi preterida por outras frutas que dificilmente são cultivadas nos dias atuais. Existem várias cultivares, como Royal, Nottingham e Dutch. Foi introduzido na América do Norte em 1800 por padres jesuítas e no século 17 para a África do Sul.
Valor Nutricional
O tamanho da porção de 100 gramas fornece 0,5 g de proteína, 74 g de umidade, 0,1 g de gordura, 88 calorias, 0,6 g de cinza, 1,3 g de fibra alimentar e 24 g de carboidrato. Abrange 15% de ferro, 5% de vitamina B1, 4,10% de cálcio, 2,31% de riboflavina, 1,25% de niacina, 1% de proteína e 0,29% de gordura lipídica.
Benefícios
Os frutos da nêspera possuem os nutrientes que são benéficos para a saúde. Possui alta quantidade de vitamina B2, B1, C e A. Nêsperas também são usadas por suas propriedades medicinais, contém taninos, proteínas, ácidos orgânicos naturais e pectinas com baixas quantidades de carboidratos. Os minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio também são encontrados na fruta, o que ajuda a promover a saúde imunológica. A ingestão diária desta fruta é útil para as pessoas com doenças renais e hepáticas. Aumenta a saúde, desintoxicando e hidratando os órgãos e o corpo.
Como Consumir
Uma vez bletted, os frutos de nêspera totalmente amaciados podem ser comidos crus por conta própria, mas são mais frequentemente preparados em aplicações doces, como tortas, tortas e bolos. Eles fazem uma rica geleia de frutas excelente para o emparelhamento com queijos salgados azuis ou duros. A polpa é tradicionalmente misturada com açúcar e creme e comida como acompanhamento para o jantar do porto. Uma preparação vitoriana da Nêspera, conhecida como Queijo de Nêspera, é um queijo de frutas ao estilo de requeijão que é tradicionalmente temperado com pimenta da Jamaica e açúcar e depois prensado em pequenos moldes ornamentados.