Mais uma vez aqui estou eu tentando trazer a você outra espécie de planta capaz de lhe deixar surpreso(a) com tanta beleza e excentricidade!
No mundo há tantas espécies de seres vivos que fica quase impossível afirmarmos que já conhecemos tudo o que existe neste nosso planeta misterioso não é verdade?!
Se você é daqueles(a) que se acha o(a) sabichão(a) e conhecedor(a) de toda a fauna e flora brasileira, então quero que me diga tudinho o que sabe sobre a Manacá-da-Serra, esta planta pode lhe deixar surpreso(a) com tantas curiosidades, por isso, sugiro que venha comigo e aprenda um pouco sobre ela!
Manacá-da-Serra: História, Significado e Origem Desta Planta
Qual é o seu perfil? Quero dizer, que tipo de pessoa você é? Existem aqueles(a) que gostam de descobrir coisas misteriosas, excêntricas e que na maioria das vezes não encanta muito pessoas de gostos mais tradicionais!
Se você é do tipo que gosta de apreciar coisas novas e diferenciadas, então que tal a Manacá-Da-Serra? Esta plantinha possui um nome um tanto estranho e que de cara já nos faz imaginar o quanto ela pode ser diferente das outras espécies de plantas mais comuns em nosso dia-a-dia!
Primeiramente gostaria de lhe dizer que se está a procura de uma planta ornamental para deixar a sua casa belíssima, a Manacá é sem duvidas a sua melhor opção.
Muitas pessoas se apaixonaram facilmente por esta planta quando a viram pela primeira vez, ela veio lá da Mata Atlântica, mas rapidamente se espalhou por outros lugares do Brasil devido a sua beleza cativante e o seu cultivo que não demanda cuidados muito minuciosos.
Ahhh, só lembrando que esta planta se desenvolveu bem aqui no nosso país por causa do clima Tropical que temos. Ela também se adapta bem ao clima Subtropical e Equatorial.
Tá querendo trazer a Manacá para a sua casa? Então, isso é até possível, mas é bom preparar um espaço totalmente dedicado para ela, afinal de contas, 12m de altura não é lá uma proporção que caiba em qualquer espacinho por aí!
Há um acontecimento bem legal que ocorre com esta planta, ela desabrocha flores brancas que com o passar do tempo vão mudando de cor até chegar no rosa, lembrando que as folhas dessa espécie são bem grandes e bastante verdes, as folhas e flores quando se misturam acabam criando um contraste perfeito. Pode acreditar, é algo belíssimo de se ver!
Saiba que a Manacá ainda possui frutos, eles se dão no outono, enquanto que a floração se dá no verão.
Se você estiver aí fritando neurônios e pensando num lugar ideal para colocar a sua Manacá-da-Serra, então fique sabendo que não precisa fazer este esforço todo, pois esta planta pode ficar em qualquer lugar, até mesmo as áreas urbanas ficam perfeitas com ela no cenário.
Não se preocupe se quiser plantar esta espécie na frente da sua casa, ela não é como aquelas árvores com raízes agressivas que vão arrebentando toda a calçada, pelo contrário, suas raízes são bem suaves e não causam estrago algum ao espaço urbano.
Ahhh que pena, você não tem um espaço adequado para receber esta planta? Que nada meu(a) amigo(a), isso não importa, pois existe uma espécie alternativa da Manacá conhecida como anã, ela possui um tamanho bem inferior ao da versão original e cabe perfeitamente no seu lar!
Já sei, você quer cultivar a Manacá, mas não quer perder o seu dia todo com um monte de procedimentos para mantê-la saudável, não é?! Bom, nem precisa, pois os cuidados com esta planta são bem básicos, ela não carece daqueles mimos necessários a outras espécies mais exigentes!
Sabe o que eu descobri sobre a espécie anã da Manacá-da-Serra? Ela possui a sua floração num período bem diferenciado, no inverno, isso é um tanto estranho não é mesmo?!
Alguns Cuidados com a Manacá-da-Serra
Água, a sua planta precisa de água! Este líquido é importantíssimo na vida de nós seres humanos e também na dos demais seres vivos, mas saiba que tudo em excesso pode fazer mal hein, portanto, é melhor não exagerar!
Ao regar demais a sua planta, seja ela qual for, você vai acabar sufocando as raízes, com isso ela vai terminar morta, por isso, cuidado hein!
O solo o qual você deseja fixar a sua Manacá deve possuir um alto potencial de drenagem, isso significa que ele precisa ter uma capacidade muito boa de reter líquido, ou então o mesmo ficará super úmido e as raízes serão automaticamente sufocadas.
https://www.youtube.com/watch?v=9RzYpyduWpw
Mais um daqueles cuidados bem basicões é a questão da adubação da terra, é necessário ficar bastante atento(a) quanto as matérias orgânicas que a terra precisa, são estas substâncias que garantirão que a sua Manacá-da-Serra crescerá saudavelmente sem qualquer tipo de interrupção.
Por fim, mais um cuidado essencial é a poda, você precisa cortar os galhos e folhas velhas, eles impedem a sua planta de continuar o seu processo de desenvolvimento. Quando for realizar a poda use sempre uma tesoura, não se arrisque utilizando as suas próprias mãos, pois pode ser que você acabe fazendo algo de errado, mais uma vez peço sua atenção!
Leia e releia estes cuidados quantas vezes for necessário, isso será melhor do que você ver os seus esforços indo por água abaixo mais tarde, leia esta matéria quantas vezes for preciso, pois os detalhes são a chave para que todo o processo dê certo, por isso fique sempre atento(a) quanto a eles, valorize o seu dinheiro e o seu tempo!
Bom, não sei você, mas eu fiquei extremamente feliz de conhecer uma planta cuja as origens são 100% brasileiras, é muito bom saber que temos uma flora vasta e rica, devemos apenas ter um pouco mais de cuidado e zelo com ela.
Espero que você tenha gostado de aprender sobre a Manacá-da-Serra, ela é sem dúvida uma espécie muito surpreendente não é mesmo?!
Ei meu(a) amigo(a) leitor(a), eu quero vê-lo(a) aqui novamente, por isso lhe convido para sempre ficar ligadinho(a) nas novidades do Mundo Ecologia, este site é muito rico em informações sobre a fauna e flora brasileira e também internacional!
Muito obrigado pela visita e até a próxima!