A história da jasmim-estrela remete à séculos atrás na China. Essa planta é um tipo alpinista perene, famosa por sua:
- Confiabilidade;
- Folhagem delicada;
- Pequenas flores brancas deliciosamente perfumadas que aparecem em quantidades abundantes e prodigiosas na floração.
Se você gosta dessa flor e quer conhecer mais sobre ela, que tal ler o artigo até o fim? Certamente você se surpreenderá com as informações que preparamos. Confira!
Um Pouco da Planta e Seu Perfume
As flores brancas perfumadas da jasmim-estrela perfumam o ar da primavera ao início do verão. Enquanto isso, sua folhagem verde escura e brilhante fornece um cenário atraente. Seja para enfeitar uma treliça ou para crescer como cobertura do solo, essa planta adiciona uma beleza bem-vinda à paisagem.
O jasmim-estrela não é exigente com o solo, se sai bem no calor e pode lidar com temperaturas frias. Jardineiros, no inverno, podem cultivar esta planta em um recipiente, mas em ambientes fechados e mais aquecidos. Ela é considerada invasiva em climas quentes e úmidos, melhor utilizada em jardins áridos.
Traços Distintivos
A atraente folhagem verde escura fornece o cenário perfeito para grandes quantidades de pequenas flores brancas que aparecem na primavera. Na história da jasmim-estrela pode-se ver que o crescimento de suas folhas começam com um tom brilhante; depois, a folhagem assume tons mais escuros de verde.
Quando permitido subir em uma treliça, o jasmim pode crescer até 6 metros de altura. Também faz uma cobertura do solo eficaz, pois suas hastes se enraízam onde tocam o chão.
Essa planta pode ser agressiva. Dessa forma, há cuidados básicos a serem tomados para que seu tamanho não ultrapasse o desejado. Dê espaço suficiente para o crescimento mantendo outras plantas a alguns metros de distância. Plantar em recipientes ou em uma área de paisagem confinada por concreto a manterá facilmente dentro de limites.
As flores perfumadas de 2,5 cm de largura são carregadas em cachos e têm cinco pétalas que se voltam ligeiramente nas bordas. A floração começa no final da primavera e dura até o verão, como citado.
Plantio e Cuidados
O jasmim-estrela pode ser plantado em muitos locais, mas prefere os solos drenados que recebem sol pleno ou parcial. Plantas cultivadas em sol pleno produzirão mais flores.
Certifique-se de fornecer às plantas espaço suficiente, pois as videiras podem crescer até 6 metros se não forem podadas. Apertar as pontas das trepadeiras incentivará a ramificação e produzirá plantas mais cheias.
O jasmim-estrela responde bem à poda e pode até ser moldado como uma pequena sebe ou espaldeira. A seiva da planta é bastante pegajosa e chega a manchar a roupa. Portanto, limpe as ferramentas e qualquer roupa suja imediatamente após a poda.
Como Usar A Jasmim-Estrela
A jasmim-estrela é bastante versátil na paisagem, seja cultivada como videira, cobertura do solo ou planta de vaso. Pode ser usada em configurações de paisagismo formais ou mais livres.
Para um cenário atraente, coloque-a em fios dispostos em uma grade quadrada. A poda frequente é necessária para moldar e manter a planta dessa forma, sendo mais um elemento de design.
A história da jasmim-estrela compreende seu treinamento para ser uma videira sempre-viva em uma treliça decorativa. Que tal usá-la para flanquear uma entrada de alto perfil, onde os visitantes podem apreciar suas flores perfumadas? Também pode ser colocada em um arco ou usada para fazer um rastro, treinando-a para subir uma cerca.
Como cobertura do solo, o jasmim adiciona um lindo elemento verde escuro ao local. Isso proporciona resfriamento visual e literal das temperaturas quentes do verão.
História da Jasmim-Estrela
Esta flor tropical e subtropical é nativa da Ásia. Muitos botânicos acreditam que a Pérsia, agora o Irã, é o palco da história da jasmim-estrela. Ela atravessou o Mar Vermelho no Egito já em 1000 aC, depois encontrou o caminho para a Turquia e a Grécia.
Movimento Geográfico
Os imperadores da dinastia Sung da China (960 a 1279 dC) acharam a fragrância do jasmim imensamente agradável. Nos anos 1400, os reis do Afeganistão, Nepal e Pérsia ordenaram que a planta fosse cultivada em torno de suas residências.
Acredita-se que a história da jasmim-estrela também pertença aos mouros que introduziram-na na Espanha durante os anos 1600. Outros países da Europa Ocidental, como Itália e França, abraçaram rapidamente as flores. Os únicos continentes sem espécies nativas são a Antártica e a América do Norte, de acordo com a Enciclopédia do Novo Mundo.
Jasmim Nas Filipinas
Acredita-se que o jasmim tenha sido levado para as Filipinas da Ásia central na década de 1700. Suas flores brancas em forma de estrela capturaram a atenção do povo da nação. Eles admiravam a nova flor que se abria à noite e tinha um broto mais perfumado do que a flor real.
Não é de admirar que a história da jasmim-estrela tenha referência com o fato da flor ser o símbolo nacional das Filipinas desde 1934. O jasmim foi escolhido para representar pureza, simplicidade, humildade e força.
Fragrância Deliciosa e Usos
As variedades de jasmim são usadas para diferentes fins. O Jasminum officinale é mais conhecido por sua fragrância. Jasminum grandiflorum, vulgarmente chamado de jasmim da Catalunha, é cultivado na França para uso em perfumes há séculos. A espécie continua a fazer parte dessa indústria, que é vital para o povo francês.
O Jasminum sambac é usado para fazer chá de jasmim. Já no século 13, os chineses preparavam o chá junto com o chá verde para diversas doenças. Os herbalistas orientais continuaram a ingestão para tratar dores de cabeça, insônia e dores nos ossos.
Simbolismo e Religião
Para os chineses, o jasmim representa bondade, graça e delicadeza femininas, bem como um meio de atrair riqueza e romance. Na Tailândia, a história da jasmim-estrela remete ao símbolo da maternidade. Enquanto isso, na Índia, é usado em cerimônias religiosas hindus.
Usos Modernos
No Havaí, a jasmim-estrela, com suas flores brancas agrupadas, é quase como uma lei, uma tradição forte. Na aromaterapia, tem seu espaço por conta de suas qualidades relaxantes. A utilização, dentro da história da jasmim-estrela, é na forma pura das flores, como um óleo essencial, ou em velas perfumadas e incenso. Os aficionados da culinária usam o jasmim como enfeite e em doces deliciosos.