A Érica (nome científico: Leptospermum scoparum) é uma planta que cresce em forma de arbusto e se desenvolve muito bem em climas frios. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre essa planta e a melhor forma dela ser cultivada. Continue acompanhando e aprenda como manter a Érica linda e vibrante no seu jardim.
Características da Flor Érica
A Érica é uma planta de flores muito bonitas e delicadas. Seu aspecto arbustivo e ramificado possui grande facilidade em se desenvolver em regiões frias e de clima ameno. A planta pode chegar a medir quase três metros de altura e possui folhas muito bonitas.
As flores podem se apresentar nas cores: rosa, branca e vermelha. A presença das flores é tão intensa na planta que durante a floração quase não é possível identificar as folhas da érica. É durante a estação da primavera que as primeiras flores começam a brotar, mas é somente no verão que elas se espalham e se multiplicam dando um colorido muito especial à planta.
Por esse motivo, as éricas são amplamente utilizadas em arranjos ornamentais pelos paisagistas em combinação com folhagens mais densas. A árvore pode ser conhecida também por erica-japônica, érica japonesa, árvore-chá, além de manuka e leptospermo.
História da Érica
Apesar de ser também conhecida como érica-japonesa (érica oriental), essa planta teve origem na Austrália devido ao clima ameno da região. Aqui no Brasil, o seu cultivo é mais indicado nas serras da região sul do país.
Elas pertencem à família das Myrtaceae e foram se desenvolvendo muito bem por diversas regiões do mundo pela sua capacidade de adaptação. Para que érica possa crescer bem é necessário colocá-la em um solo rico em nutrientes e com amplo acesso aos raios do sol.
Cultivo da Planta Érica
Para que a planta possa florescer por longos tempos é muito importante ficar atento à adubação do solo. Em alguns casos, à medida que a árvore cresce será necessário utilizar um apoio (também conhecido como tutor) para auxiliar a o crescimento correto da planta. Procure amarrá-lo delicadamente para não machucar o caule da érica.
Nos primeiros dias de cultivo é muito importante executar a rega com mais intensidade. Entretanto, fique atento para a ocorrência de chuvas e evite exagerar nas regas caso esteja no período chuvoso, já que a érica não suporte excesso de água. O ideal é verificar se o solo encontra-se úmido e caprichar na água durante os períodos mais quentes do ano.
A reprodução da érica acontece por meio de estacas, em que pequenas partes da planta são retiradas e plantadas posteriormente. Como crescimento da muda, talvez seja necessário transportá-la para um outro local em um processo que exige muito cuidado.
Como a planta costuma criar raízes de forma muito rápida, fique atento para o transplante. Caso tenha usado sacos, retire com cuidados e coloque a érica no local definitivo. Não esqueça que ela deve receber luz solar intensa até crescer plenamente.
Embora seja menos comum, a érica pode se reproduzir por meio de pequenas sementes que existem nos seus frutos. Essa técnica é menos utilizada, pois a reprodução por estacas costuma ser muito mais eficiente. Por fim, não esqueça que a árvore necessita de adubações periódicas e não suporta regiões onde o calor é muito intenso.
Uso da Érica Para Decoração
A érica pode produzir efeitos diferenciados na sua decoração. Por esse motivo, ela é uma queridinha entres os paisagistas. Com o auxílio da poda, é possível criar arranjos mais definidos, mas que possuem menor quantidade de flores.
Uma combinação que é comumente utilizada pelos especialistas é da érica com flores como: azaleia, jasmin, dentre outras opções. O efeito de cores é inacreditável e os arranjos irão surpreender pela inovação e beleza.
Ela pode ser plantada tanto em jardins, quanto em vasos. Para os apreciadores do bonsai, a érica é uma excelente opção já que possui flores e flores pequeninas e que se adequam ao processo de produção da arte japonesa. Uma combinação maravilhosa, não é verdade?
Ficha Científica da Érica
Sistematizamos para você algumas das informações mais importantes sobre a érica. Vamos conferir?
- Possui o nome científico de Leptospermum scoparium.
- É popularmente conhecida como: érica, manuka, leptospermo, falsa-érica e árvore-chá. O último nome, inclusive, ficou conhecido pela utilização das suas folhas para fazer chá pelo navegador Cook durantes suas viagens pelo continente da Oceania.
- Possui aspecto de arbusto e se desenvolve em regiões de climas frios. No Brasil, ela é cultivada com mais sucesso na região sul do país.
- Planta nativa da Austrália/ Nova Zelândia.
- Pode chegar a alcançar quase três metros de altura.
- Necessita de solo adubado e muita luz para se desenvolver plenamente.
- Possui flores delicadas e bonitas que são amplamente utilizadas pelo paisagismo.
As plantas sempre alegram o ambiente em que se encontram. Além disso, realizar o plantio e sujar as mãos com a terra pode ser uma excelente terapia para aliviar o estresse do nosso cotidiano. Portanto, se você está pensando em começar um jardim na sua casa, não se esqueça de incluir a érica nos seus cultivos.
Além de garantir muita beleza, ela é uma planta muito fácil de ser cuidada. Portanto, mãos à obra! Encerramos nosso artigo por aqui, mas convidamos vocês a deixar um comentário, sugestão ou dúvida logo abaixo.
No Mundo Ecologia você encontra sempre os melhores conteúdos sobre planta, animais e natureza. Não deixe de compartilhar o site nas suas redes sociais e acompanhe sempre as nossas atualizações. Até mais!