A história da flor lantana é interessantíssima. Este é um gênero de flor que engloba aproximadamente 100 espécies diferentes de arbustos, que são originárias de regiões quentes na América Central e do Sul.
Os arbustos, sendo de qualquer espécie, não têm o costume de ultrapassar o comprimento de 2 metros. Entretanto, é mais comum que chegue somente a 1 metro de altura.
Caso você esteja interessado em saber mais sobre a flor, não deixe de ler todo o artigo. Nele você descobrirá informações incríveis!
Quais São As Características Da Flor Lantana?
Essa planta caracteriza-se pelas suas folhas perenes, que se mantêm sempre verdes, até mesmo nas épocas de seca. São também simples, rugosas, com mais ou menos 10 cm de comprimento. O formato é oval ou oblongo, com as margens dentadas no estilo serra.
As folhas apresentam um tipo de “pelo” nas suas duas faces. Dessa forma, se mostram ásperas quando tocadas, de coloração verde-escuro ao lado direito, bem como mais clara no avesso. Sem contar que transmitem um aroma bastante característico, que se compara com a erva-cidreira.
Com relação à história da flor lantana e sua beleza, pode-se dizer que suas características são únicas. Uma particularidade desta flor é que ela muda de tonalidade conforme vão passando os dias. À princípio são amareladas, em seguida tornam-se alaranjadas e, por conseguinte, aparece na cor vermelha.
A mudança na coloração começa da borda externa até a interna da inflorescência. Dessa forma, é bem possível que no mesmo corimbo exista 3 cores diferenciadas. Além do mais, são aromáticas, como citado.
A lantana acaba florescendo na primavera, mas suas flores duram até quando o outono começa, se bem cuidadas. Após a floração terminar, aparecem certas bagas de tom preto, comestíveis ao se tornarem maduras, contendo várias sementes.
Com relação à essas bagas (ou frutos), caso estejam verdes, se mostram tóxicas, não sendo recomendada a sua ingestão.
A História da Flor Lantana
A história da flor lantana compõe uma verdadeira dádiva da Natureza. Ela se tornou muito popular entre os jardinistas que são de primeira viagem por conta da facilidade nos cuidados.
Os entusiastas da primavera sempre adoraram esse tipo de arbusto, criando, assim, os primeiros canteiros floridos. Sendo bem rústicas, as flores de lantanas nunca precisaram de cuidados extremos, se mostrando bem resistentes. Sem contar que elas florescem o ano todo.
Como Cuidar Da Lantana
A lantana precisa ser plantada ao longo do período da primavera, já quando o inverno tiver terminado de vez. Ao cultivar, será possível fazer diretamente em um vaso ou no solo do jardim.
Dentro da história da flor lantana, temos uma das questões que são mais importantes quando se planta este arbusto. Seu lugar de plantio precisa ter uma ótima drenagem. Ela não é tolerante à rega excessiva, bem como a água precisa circular mais livremente.
Para que isso ocorra, faça buracos relativamente profundos em relação ao comprimento da planta, tendo o dobro de sua largura. Em seguida, coloque a terra e molhe.
Reprodução da Planta
A lantana é capaz de se reproduzir por meio das sementes ou até mesmo das estacas. Este último é a forma mais simples.
No verão, faça o corte de um ramo que seja saudável, com mais ou menos 10 cm. Faça esse corte diagonal, abaixo das folhas. Retire folhas velhas e doentes, submergindo a parte que foi cortada para o enraizamento.
Em seguida, coloque cerca de 5 cm da flor em um recipiente contendo composto úmido. Cubra o vaso com saco transparente, assegurando para que ele não toque nas estacas.
Aguarde aproximadamente 1 mês. Quando as temperaturas exteriores estivem mais quentes, finalmente transplante a flor para o jardim.
O Transplante
Não basta somente saber a história da flor lantana, mas como transplantá-la para que cresça lindamente em seu jardim. Esse transplante deve ocorrer a cada 2 anos, no início do período da primavera. Para isso, comece arranjando as raízes, isso quer dizer, retirando as que estão secas ou murchas.
Após essa “limpeza”, transfira a planta para os vasos. Os substratos usados devem possuir 60% de akadama e mais ou menos de 40% areia.
Quais Cuidados A Flor Lantana Necessita?
Esta é uma planta exigente. Ela não precisa de grandes níveis de manutenção, contando apenas com o básico. A manutenção é realmente prática e simples.
Onde Colocar
O lugar perfeito para deixar a flor lantana, é onde bata uma boa quantidade de sol. Essa luz solar acaba repercutindo na produção das flores, pois quanto mais luz, a inflorescência é maior.
Outro aspecto essencial na história da flor lantana e da relação com o local da plantação, é que este precisa ser resguardado da ventania. Além do mais, é necessário levar em conta o tamanho que alcançará. É comum deixar aproximadamente 80 cm de distância da flor lantana e a parede, árvore ou outra planta.
Rega
A rega deve ser moderada, ocorrendo de uma a duas vezes semanas. Esta é um tipo de planta que tolera períodos secos, sempre, mas se encontrar o resguardo do vento, pode não tolerar bem.
Como citado anteriormente, a flor lantana não gosta de ficar encharcada. Assim, é melhor regar menos ao invés de mais. A rega excessiva provoca o surgimento dos fungos e de outras doenças.
Fertilizante
Para ampliar a produção das flores, aumentando também a quantidade dos corimbos, deve-se fazer a aplicação de adubos específicos para as plantas que tenham flores. Este tipo de adubo tem que ser diluído na água que for fazer a rega e usado quinzenalmente.
Poda
A poda pode ser feita em forma de manutenção, retirando as áreas que tiverem em um estado ruim. A época mais indicada é no fim do inverno, antes do começo da primavera.
E se ter um jardim com bastante folhas densas e mais compactas, apare todos os ramos com mais de dois terços na altura. É possível também apertar suas pontas, de forma que se faça a estimulação da ramificação.
Viu como a história da flor lantana é interessante, juntamente com os seus cuidados? Se você é amante de plantas, não deixe de ter uma dessas na sua casa.