Hemerocallis é um gênero de plantas herbáceas, perenes e rizomatosas pertencentes à família xanthorrhoeaceae que contém cerca de quinze espécies nativas da Ásia. “Lírio de um dia” é o nome mais comum com o qual são designadas as espécies de hemerocallis e as cultivares obtidas a partir delas.
As plantas atualmente cultivadas de hemerocallis são, quase inteiramente, híbridos complexos resultantes do cruzamento entre várias espécies do gênero realizadas desde o início do século 20. A nomenclatura botânica dos hemerocallis cultivados é, portanto, extremamente complicada, pois nenhuma das cultivares atuais, aquelas com grande diversidade de tamanhos, cores e forma das flores, bem como dos tempos de floração, pode ser identificada com o nome de nenhum dos táxons selvagens do gênero.
Historia da Flor Hemerocallis e Fotos
Por esse motivo, quase todas as cultivares são nomeadas com o nome do gênero, seguido pelo nome da cultivar entre aspas.
As diferentes espécies de hemerocallis foram usadas por mais de 4000 anos pelos povos do Extremo Oriente como alimento, remédio ou como planta ornamental. As primeiras cópias do gênero foram introduzidas na Europa por exploradores que viajaram para o Oriente em meados do século 16. Durante séculos, eles foram multiplicados e cultivados em toda a Europa como plantas ornamentais, mantendo as características de cada espécie.
O primeiro programa de melhoria da hemerocallis foi estabelecido em meados de 1850 por George Yeld e Amos Perry na Inglaterra. No entanto, a verdadeira revolução na genética dessa cultura ocorreu por volta de 1920, quando Ardow Burdette Stout iniciou seu trabalho de hibridação e aprimoramento de hemerocallis enquanto atuava como diretor do Jardim Botânico de Nova York. Sua primeira variedade, “Mikado”, foi registrada em 1929 e comercializada pela empresa “Farr Nursery” da Pensilvânia. Stout foi pioneira no estudo e no uso de diferentes espécies de hemerocallis para criar novas cultivares.
A partir desse momento e graças à distribuição das cultivares criadas por Stout e à divulgação de seu trabalho científico, muitos geneticistas e criadores nos Estados Unidos e na Inglaterra fizeram grandes modificações nas espécies originais de hemerocallis. Por exemplo, nas espécies selvagens do gênero, as únicas cores disponíveis são amarelo, laranja e vermelho tijolo. Atualmente, existem quase tons de branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho brilhante, roxo, escarlate, pastel e alguns até quase azuis. Além disso, muitas das combinações possíveis dessas cores foram criadas.
De fato, o número de cultivares de hemerocallis no mundo, ultrapassa 60.000. Todos eles foram desenvolvidos através de uma história complicada de cruzamentos interespecíficos, seleção e indução de poliploidia. As cultivares modernas de hemerocallis têm uma grande diversidade de cores, principalmente quando se considera a gama estreita de tons das espécies selvagens das quais elas emergiram.
Significado e Origem da Flor Hemerocallis
O nome comum “lírio de um dia” dado a flor hemerocallis refere-se ao fato de que as flores da maioria das espécies abrem suas pétalas ao amanhecer e murcham ao pôr do sol, então cada flor dura apenas um dia. No entanto, quando murcha, cada flor é substituída por outra no mesmo caule no dia seguinte; portanto, o período de floração da mesma planta é muito longo. Algumas espécies abrem suas flores à noite, que murcham ao amanhecer no dia seguinte.
O nome hemerocallis vem das palavras gregas para dia e beleza, que refletem o fato de que flores individuais duram apenas um dia. O nome comum em outros idiomas é “taglilie” (alemão), “hémérocalle” (francês) e “daylily” (inglês). Em espanhol, é conhecido muitos nomes comuns sempre com o termo lírio ou simplesmente “hemerocalis”. No Brasil os termos comuns dados a flor de hemerocallis são semelhantes aos espanhol.
O gênero hemerocallis é nativo de regiões temperadas da Ásia, particularmente Japão, Sibéria, Coréia e China. Suas flores grandes e vistosas as tornaram populares em todo o mundo e, através de seu cultivo, várias espécies do gênero se espalharam e foram naturalizadas em muitos países da Europa e América. Hoje são importantes como plantas de jardim na Europa, nos Estados Unidos e especialmente na República Popular da China. Somente nos EUA, existem cerca de 38.000 criadores registrados que produzem híbridos nomeados do gênero.
Principais Usos do Gênero Hemerocallis
As plantas deste gênero são utilizadas com grande profusão em jardinagem, especialmente na paisagem, para cobrir superfícies relativamente grandes com uma ótima cor e com pouca manutenção por serem espécies rústicas. Elas não são frequentemente usados em arranjos de flores devido à curta vida de cada flor, embora uma vez que uma flor murcha, eles continuam a abrir novas flores no mesmo caule por vários dias.
As flores de algumas espécies são comestíveis e, de fato, as hemerocallis são cultivadas para esse fim em alguns países asiáticos, como na China. As flores são vendidas em mercados asiáticos frescos e secos, chamando-as de ‘agulhas douradas’. Elas são usados em sopas (quente e azeda) e em carne de porco moo shu. Botões, folhas jovens e tubérculos de algumas espécies (mas não todas) são comestíveis.
As tépalas são deliciosas quando comidas diretamente após a floração e são uma boa fonte de ferro e vitamina A. A gama de sabores varia de picante para frutado e doce, devido à presença de néctar a base do perigônio. Deve ser absolutamente certo que o hemerocallis que se destina a ser consumido não é um lírio verdadeiro (pertencente ao gênero lilium, família liliaceae), uma vez que as flores desta espécie podem ser muito tóxicas.
Várias espécies de hemerocallis têm sido usadas medicinalmente há séculos no Extremo Oriente. Em particular, hastes e raízes têm sido usadas como analgésicos. Um livro de medicina compilado na dinastia Zhou (cerca de 1059 AC) explicou que as raízes dos hemerocallis eram “refrescantes e não venenosas” e recomendou seu uso como diurético e no tratamento da incontinência.
Sucos extraídos de raízes carnudas, bem como caules jovens cozidos, foram fornecidos para tratar pacientes com cirrose. As folhas de hemerocallis também têm sido usadas na medicina tradicional chinesa para o tratamento da inflamação. Além da rica experiência de uso dessas plantas ao longo dos séculos fornecidos pela medicina tradicional, métodos modernos de análise de compostos nos permitiram ver que o gênero hemerocallis possui inúmeras moléculas com propriedades farmacológicas interessantes.
Na arte chinesa do jardim, o gênero tem sido de grande importância há milhares de anos. O cultivo na República Popular da China ocorre principalmente nas províncias ao sul das montanhas Qin Ling, principalmente nas províncias de Hunan, Jianxi, Shaanxi, Sichuan e Gansu. A área de cultivo mais conhecida, responsável por mais da metade da produção nacional, está localizada nos condados de Shaodong e Qidong, na província de Hunan.
Antes do consumo humano, as flores são cozidas no vapor e secas. O desfrute das partes das flores não tratadas pode causar fenômenos de envenenamento devido ao teor de alcaloides. As folhas são usadas na construção de alguns tipos de casas tradicionais na província chinesa de Yunnan, em Taichung, em Taiwan, e na ilha de Lan Yu, como material para coberturas.