Home / Plantas / História da Flor Heléboro, Significado, Origem da Planta e Fotos

História da Flor Heléboro, Significado, Origem da Planta e Fotos

A Heléboro tem como nome científico Helleborus e pertence à família ranunculaceae, é uma planta de origem asiática. São plantas perenes com flores de inverno ou primavera com raízes carnudas, às vezes francamente tuberosas.

O gênero é nativo da Europa, da Grã-Bretanha à Espanha e Portugal e ao leste pela região do Mediterrâneo, na Romênia e na Ucrânia, a costa norte da Turquia no Cáucaso. A concentração mais alta da espécie é encontrada nos Balcãs.

Origem da Héleboro

No total, o gênero Helleborus inclui 19 espécies perenes nativas da Europa, algumas partes da China e do Oriente próximo. Todas as espécies contêm Helleborin, uma substância muito tóxica cujo nome é composto pelas palavras gregas “hellin” (matar) e “bora” (comida). Isso se deve ao gênero pertencente à família Ranunculaceae (Ranunculaceae) e também ao nome botânico.

As plantas do gênero Helleborus têm muitos nomes populares alemães: um chama de heléboro, a outra rosa de Natal, flor de oráculo, erva-do-diabo, rosa de neve ou Lenzrose.

No entanto, os mais comuns são os nomes heléboro (por causa dos espirros causados ??pelas partes raladas das plantas de Helleborus), rosa de Natal (devido ao auge do Helleborus niger a tempo da temporada de Natal) e Lenz rosa. Como Lenzrose ou heléboro oriental são chamados principalmente de híbridos floridos de Helleborus orientalis na primavera.

O nome Heléboro carrega várias espécies, mas geralmente com uma adição de nome, que deriva do nome da espécie botânica. Por exemplo, existe um heléboro verde (helleborus viridis), um heléboro fedorento (helleborus foetidus) ou um heléboro perfumado (helleborus odorus).

História da Flor Heléboro

O heléboro era conhecido e usado pelos antigos por suas propriedades medicinais, embora soubessem o real perigo da planta e acreditavam que a decocção das raízes era um remédio válido para a loucura.

Um exemplo dessa crença pode ser encontrado no poeta Horácio (65 AC – 8 AC), que aconselhou ir à ilha de Anticitera (uma ilha grega entre Creta e Cerigo), um local onde cresceram os heléboro, para curar as multidões causado pela loucura. Segundo a lenda, além disso, diz-se que, com o remédio obtido no heléboro, as filhas de Preto, rei de Argos, que acreditavam ter sido transformadas em vacas, foram curadas de loucura.

Embora nas tradições e lendas folclóricas mais antigas o heléboro tenha sido respeitado há muito tempo, nos últimos tempos seu extrato foi proibido nas farmácias devido à sua toxicidade. Em particular, as raízes secas e em pó têm uma poderosa ação irritante, razão pela qual esse pó foi usado para causar espirros, irritando a mucosa nasal.

Essa ação irritante, narcótica e anestésica das raízes é devida à presença de elleborina, um glicósido, cujo efeito pode ser tão forte que no passado o uso dessa substância vegetal estava associado à capacidade de tornar as pessoas invisíveis.

Na tradição popular camponesa, a presença do heléboro nos campos tinha uma função profética, pois os camponeses acreditavam que poderiam ter uma previsão do progresso da colheita contando o número de plantas cultivadas em seu jardim.

Ser uma flor que floresce no inverno também está ligada à tradição cristã, de fato, conta uma lenda que uma pastora percorreu os campos em busca de um presente para oferecer ao menino Jesus, mas, tendo sido um inverno muito frio, não conseguiu encontrar nem mesmo uma flor para oferecer.

Desesperada pelo que havia acontecido, ela começou a chorar e o choro chamou a atenção de um anjo que passava, ficou ao lado da criança e tirou um pouco de neve da estrada, e imediatamente apareceram as rosas muito especiais que a criança pegou para trazê-los a Jesus como um presente.

Flor de Natal Inglesa
Flor de Natal Inglesa

Sendo uma flor de inverno, é chamada pela flor de Natal inglesa que a considera a flor de Natal por excelência. Na França, no entanto, ela é chamada de Rose de Noel, enquanto na Alemanha é popularmente conhecido por dois nomes Christrose ou Schneerose. Na Itália, a qualidade mais conhecida do heléboro, o heléboro preto, é chamada rosa de Natal e, de acordo com a tradição cristã italiana, diz-se que as plantas do heléboro nasceram perto do estábulo onde Jesus nasceu.

Hoje em dia é uma planta ainda usada na Índia, onde é queimada ao lado do leito de mulheres que dão à luz, para que o espírito dos deuses entre na mente do recém-nascido e o nascimento se torne mais rápido.

Na linguagem das flores e plantas, o heléboro representa a flor sagrada de Deus, mas ao longo dos séculos, dado o efeito que a planta seca deu às pessoas, também assumiu o significado de libertação do castigo.

Significado do Nome Heléboro

Seu nome deriva da palavra grega elleboros, um termo formado por duas palavras que traduzidas significa morrer e nutrir ; esse nome é devido às substâncias contidas na planta; de fato, o heléboro é uma planta altamente venenosa em todas as suas partes.

Helleborus
Helleborus

O termo derivado (h) elleborosus = loucos aponta para o fato de que hellebore como um meio para os doentes mentais foi usado nos tempos antigos. A flor continuou sendo usada como um medicamento importante e remédio psiquiátrico até o século XVIII.

Características Físicas da Flor Heléboro

As espécies do gênero Helleborus pode ser do verão ou sempre-verdes, dependendo da espécie. A maioria das espécies pertence ao grupo de Helleborus sem haste.Folhas e flores se separam do porta-enxerto lenhoso e raramente atingem alturas de estatura acima de 45 centímetros.

Em contraste com o grupo de espécies formadoras de caule – que raramente têm mais de dois a quatro anos – elas têm vida muito longa e podem ter até 25 anos de idade em condições ideais do local.

O Helleborus formador de caule inclui apenas quatro espécies: o heléboro fedorento, o heléboro corso (H. argutifolius), o heléboro balear (H. lividus) e H. x sternii, um cruzamento entre o heléboro corso e balear.

Nestas espécies, na posição vertical, brotos lignificados dos quais brotam as folhas e as flores. Eles podem crescer até 120 centímetros de altura. Quando as sementes se formam após a floração, as hastes morrem.

As folhas da heléboro são muito distintas e geralmente verde escuro ou forte. Cada um deles se origina de um pecíolo, é pinado à mão e os folhetos individuais geralmente têm uma borda serrada ou serrilhada.

As folhas jovens ainda são bastante macias, quanto mais velhas elas ficam, mais grossas e mais grossas elas se tornam. O tamanho das folhas varia de espécie para espécie e, embora tenham apenas 7,5 centímetros de largura em uma, elas podem atingir quase um metro de diâmetro nas espécies formadoras de tronco.

As espécies Helleborus são muito populares entre os jardineiros, especialmente por sua floração precoce no inverno e na primavera. Já em dezembro, a rosa do Natal (Helleborus niger) mostra suas vistosas flores brancas puras. É a primeira espécie que floresce e, portanto, a única verdadeira “Rosa de Natal”.

É seguido pelas rosas quaresmais (híbridos do Helleborus Orientalis) entre fevereiro e abril. Há uma variedade de cores e formas, o que as torna particularmente interessantes para uso em horticultura.

Helleborus Orientalis
Helleborus Orientalis

O espectro varia de não preenchido a preenchido, de branco a rosa e vermelho a salpicado ou quase preto. Ao mesmo tempo, o heléboro fedorento (Helleborus foetidus), nativo do nosso país, também está florescendo, cujas folhas emitem um aroma levemente desagradável.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *