Os amores-perfeitos são uma das primeiras plantas com flores, florescendo ao lado dos bulbos da primavera . O amor-perfeito do nome é da palavra francesa ‘pensie’, significando o pensamento ou a relembrança . O amor perfeito é uma flor de aspecto delicado, muitas vezes com uma “face”.
Historia da Flor Amor Perfeito e Origem da Planta
A história do amor perfeito está ligada para sempre à viola, seu ancestral. Viola é um gênero grande contendo 500 espécies de acordo com especialistas. As violas eram familiares às pessoas que viviam na Grécia no século IV AC. O centro de origem das violas era a Europa continental. A viola resistente mas delicada foi cultivada pelos gregos para uso medicinal à base de plantas e muito mais tarde inspirou William Shakespeare a fazer menção dela no romance.
Algum tempo depois do século IV AC na Europa, um observador agudo notou uma planta semelhante a uma viola, mas crescendo em áreas abertas com mais luz solar. Esta planta prosperou em prados alpinos e em bordas rochosas. Alguém nomeou esta planta um amor perfeito selvagem. Possivelmente, foi uma pessoa que viveu na França que notou esta planta porque a palavra amor-perfeito é rastreada até a palavra francesa pensee, significando pensamento ou recordação.
Agora conhecida como viola tricolor, esse amor-perfeito selvagem tinha duas diferenças claras em relação à viola. A planta cresceu a partir do solo em uma haste principal e ramificada acima do solo. As plantas de viola ramificam-se abaixo do solo com muitas plantas compartilhando o mesmo sistema radicular. A flor selvagem do amor-perfeito era maior e mais redonda que as violas.
Violetas e “pensamentos” selvagens foram cultivados na Europa por muitos jardineiros. A origem das plantas que agora chamamos de amor-perfeito começou em Iver, Buckinghamshire, Inglaterra. No início de 1800, um inquisitivo Lord Gambier e seu jardineiro William Thompson começaram a cruzar várias espécies de Viola. Registros nos dizem que os cruzamentos foram feitas entre viola tricolor, viola lutea e uma espécie de flor azul possivelmente de origem russa, viola altacia.
Estes criadores selecionaram plantas para cores incomuns, combinações de cores e aumento do tamanho das flores. Os resultados iniciais foram semelhantes aos do viola tricolor. A história credita ao jardineiro William Thompson a descoberta de um cruzamento que iniciou a nova espécie Viola x Wittrockiana. Ele encontrou uma flor que não tinha mais linhas de cor escura na flor, mas enormes blocos de cor nas pétalas inferiores, chamadas de “face”.
Em 1850, muitas novas variedades de “pensamentos” estavam disponíveis para os europeus. A reprodução ocorreu na Inglaterra, Escócia e Suíça. A hibridização foi usada para produzir mais vigor e flores que não tinham blocos ou linhas escuras. Estes “pensamentos” claros sem uma “face” foram criados por volta do século 20. Um crédito é dado a um produtor escocês, Dr. Charles Stewart, por descobrir o ‘amor-perfeito’ com cores claras, sem “face”.
Do outro lado do Atlântico, os jardineiros norte-americanos deram as boas-vindas a essa flor recém-criada. O amor perfeito ganhou popularidade rapidamente. Em um catálogo de encomendas por correio eletrônico de 1888, o amor-perfeito é descrito como “A mais popular de todas as flores cultivadas a partir de sementes (nossas vendas excedem cem mil pacotes por ano)”. Isso é muita semente de amor-perfeito, mesmo no mercado de hoje!
Nos últimos 50 anos, muito da criação de “pensamento” inovadora foi na Alemanha, nos Estados Unidos e no Japão. Novas cores, como tons de rosa, violeta ou laranja e desenhos bicolores incomuns têm expandido a variedade de “pensamentos” disponíveis para jardineiros na América do Norte. A diversidade dos amores-perfeitos florescerá à medida que a popularidade do amor-perfeito continuar a crescer.
A Diferença Entre a Flor Amor Perfeito e Violas
Todos os “amores perfeitos” são Violas, mas nem todos as Violas são “amores perfeitos”. As duas palavras se tornaram praticamente intercambiáveis, mas mesmo que essas plantas tenham uma origem comum, existem algumas diferenças que poderiam determinar qual seria o maior impacto no paisagismo de sua propriedade. Curiosidade: Se a flor tem quatro pétalas apontando para cima e apenas uma apontando para baixo, você está olhando para um amor perfeito. Se a flor tem duas pétalas apontando para cima e três pétalas apontando para baixo, você tem uma Viola.
Viola tricolor: Estas pequenas belezas foram importadas da Europa no século XVIII. As flores de viola são menores que seus primos (aproximadamente do tamanho de um níquel), mas muito mais abundantes. As violas também tendem a ser mais resistentes ao calor e ao frio, o que significa uma temporada prolongada de floração. A gama de cores não é tão extensa como da outra, mas as cores sólidas tradicionais estão disponíveis juntamente com misturas híbridas.
Amores perfeitos: Provavelmente a flor de clima frio mais reconhecível que existe, elas são o resultado da criação da tradicional Viola acima com outras variedades selvagens de Viola. “Amores perfeitos” são conhecidos por suas grandes flores coloridas em plantas verdes escuras e compactas. Estas adições coloridas à paisagem do outono amam o sol pleno e estão disponíveis em “séries” com cores saturadas vibrantes, “faces” lúdicos ou até mesmo babados tradicionais da Era Vitoriana.
Curiosidade: As flores de viola e a flor amor perfeito são comestíveis e costumam ser usadas para decorar bolos e outras delícias. Seja qual for a planta que você escolher, “amores perfeitos” e violas fornecerão meses de cor em temperaturas mais baixas e ocuparão o centro do palco em uma exibição de cores sazonais, margeando de forma colorida uma área de plantação ajardinada ou arranjos de vasos de outono e inverno.
Significado da Planta
Na Inglaterra vitoriana Prude, a flor ‘amor perfeito’ (ou pansy) era usada para cortejar privadamente. Qualquer referência ao amor ou à paixão era muito indesejável e a flor ‘amor perfeito’ servia para mostrar seus sentimentos a parceiros em potencial. Esta flor figurou no que foi chamado de “tussie-mussie” uma espécie de buquê de ervas envolto em um arranjo com algumas flores no meio. A flor amor perfeito foi usada para significar o que não era facilmente expresso na Inglaterra vitoriana.
A flor de pensamento simboliza o amor ou a admiração de uma pessoa por outra. São uma flor rara, porque eles estão disponíveis em uma grande variedade de cores. Os significados tradicionais das cores também são válidos. O vermelho e o violeta significam a paixão, o amarelo significa uma disposição luminosa ou a felicidade, o azul equivale à calma e é sinal de confiança, o rosa representa a inocência, laranja é uma cor quente bem-vinda, e branco significa que vamos tentar a nossa sorte.
As cores dos pensamentos são infinitas – com uma única cor, tons bicolores ou tricolores. Algumas variedades estão em lindas cores pastel de casca de damasco, pêssego e rosa, evocando uma suave ternura para com outra pessoa. O azul é uma cor geralmente rara em flores, exceto na flor amor perfeito, que têm tons pastel de azul, azul claro, roxo ou escuro. Então, se você tem que oferecer um monte de pensamentos brancos com algum azul e violeta, pode secretamente estar declarando, vamos tentar a sorte (branco) com essa paixão (parte vermelha) porque eu confio em você (parte azul). Quem pensou que enviar um buquê de flores poderia significar tanto?