Espada de São Jorge
Todo mundo que nasceu nos anos 80 e 90 com certeza deve ter um familiar mais antigo, geralmente avó ou tia-avó com espada de São Jorge em casa. Além de colorir e enfeitar o lugar, essa planta segundo os apreciadores, afasta o mau olhado, entre outras causas em que o santo é chamado e os pedidos podem ser atendidos com muita reza, fé e a presença claro, da espada dele.
Além disso, essa planta não necessita de muitos cuidados, o que ajuda na correria do dia a dia, a ter um tempo tanto para cultiva-la sem maiores problemas, além de claro seu significado emocional.
De cor verde, com leves manchas em verde mais escuro e uma borda mais amarela, e uma ponta mais afiada, essa planta quando cortada solta um líquido, que atrai muitas crianças pela casa e é o terror das donas delas já que essa planta não deve ser ingerida pois é tóxica tanto para os pets, como para os humanos.
É do tipo herbácea, que não possui caule e suas folhas são de genética similar das suculentas, por serem bem grossas e não necessitarem tanto de água. Algumas chegam até um metro e outras podem até mesmo passar essa medida.
O que muitos não sabem é que a espada de São Jorge possui até mesmo uma flor, que geralmente aparece no verão, de tons amarelos e ficam bem nas pontas de suas hastes. O fato de não ser muito requisitada se deve em razão das folhas em si já terem uma beleza ornamental e bem diferenciada para o cômodo em que será colocada.
História e Significado da Espada de São Jorge
Sua história na realidade vem desde sua localização, de origem africana, essa planta já era chamada de espada de Ogum, um santo da cultura de outro país com função muito similar com do santo que conhecemos pelo catolicismo.
Dentro de casa, ela é utilizada como amuleto contra a entrada de más energias, ou seja, ela é utilizada como um escudo, que suga os sentimentos ruins de acordo com que é colocada. O que não é de todo falta de sentido, já que sim, a espada de São Jorge cientificamente falando, pode purificar o ambiente, por conseguir transformar uma boa quantidade de oxigênio.
Segundo algumas outras pessoas, ela pode ser utilizada também para atrair prosperidade, além de simpatias, por exemplo para acalmar o cônjuge. Colocando duas folhas de espada de São Jorge por debaixo do colchão, em sinal de cruz, segundo os simpatizantes da técnica, o marido ou esposa acordarão mais calmo, pois se acredita que a espada de São Jorge pode “sugar” os espíritos ruins enquanto a pessoa adormece.
O que não faltam são significados e simpatias envolvendo essa planta, o que não seria de menos, já que seu próprio nome já uma homenagem a um santo brasileiro, muito famoso por conta de suas obras, principalmente entre as pessoas negras, já que São Jorge era negro também.
Origem da Espada de São Jorge
Como dito anteriormente, a espada de São Jorge é de origem africana. Já era utilizada por lá em diversos rituais, para marcar certas épocas do ano como meses de transformação, contra mau olhado e também proteção.
Foi trazida ao Brasil, depois do desbravamento, e junto com os portugueses quando buscavam escravos no continente africano. Acabou se adaptando bem ao ambiente, já que o Brasil possui um clima bem similar, e os próprios negros que depois se converteram ao catolicismo apelidaram essa planta como espada de São Jorge e junto com ela todos os significados que anteriormente eram do deus Ogum somente.
Com o crescimento dessa religião em nosso território e como é de característica dos brasileiros serem muito supersticiosos, essa planta acabou fazendo parte da maioria dos lares, principalmente dos anos 70 a 90, sendo colocadas principalmente próximas as portas.
Atualmente, ela tem voltado a moda, mesmo com certo declínio do catolicismo, mas pela planta em si e como objeto decorativo. As suculentas se tornaram cada vez mais famosas devido a beleza excêntrica e a praticidade em seus cuidados. Como a espada de São Jorge funciona da mesma maneira, ela acabou sendo colocada novamente a cena e o que não faltam são dicas de decoradores de como utiliza-la.
Inclusive, seus benefícios em si, caso não tenham crianças e pets por perto, é oferecer um ambiente mais limpo e saudável por conta do oxigênio, o que acaba ajudando e muito principalmente para pessoas que possuam problemas respiratórios ou queiram dar um charme em apartamentos ou ambientes mais fechados e não sabem como fazê-lo.
Como Cultivar a Espada de São Jorge
Primeiramente, você precisará de uma muda. Assim como as suculentas, essa é a melhor maneira de planta-la. Uma dica é: quanto mais escura, significa que mais saudável.
Tenha um vaso com boa drenagem, já que a espada de São Jorge apodrece suas raízes com muita facilidade quanto em contato com a água por um período maior que o necessário.
Além de claro, escolher uma terra com boa drenagem. Uma dica é misturar a terra comum um pouco de húmus de minhoca e acrescentar na medida da raiz, mais areia. Assim a água passará mais rápido e não dará tempo de acumular naquela área.
Pegue sempre sua planta pela base das folhas e nunca pela raiz. Cuidado para não retirar com força e separa-la da raiz. Também não balance as raízes para retirar a terra que esteja no outro vaso, no caso como ela enraizou e ficou bem nele, não tem necessidade de retirar aquela terra.
Coloque a planta no vaso e complete com mais terra, dando leve apertadas para dar mais segurança a planta. Nunca coloque essa planta sob a luz do Sol diretamente, já que ela pode amarelas e apodrecer. A temperatura deve estar entre 15 a 30 graus.
Nunca regue demais essa planta, pois o principal maleficio dela é ter a terra encharcada. Coloque água somente uma vez por semana, quando a primeira camada de terra estiver totalmente seca.
Não precisa poda-la e coloque fertilizante em climas quentes como primavera e verão. Para saber mais sobre a espada de São Jorge, procure no guia do Mundo Ecologia!