A berinjela é um fruto de uma planta com formato de arbusto e que pode alcançar até um metro de altura. Suas folhas apresentam um formato peculiar e são cobertas de pelinhos que protegem a árvore. O que nós consumimos é a berinjela ainda em período de amadurecimento, que possui uma cor em tons de vinho/roxo e um brilho inconfundível. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse fruto tão versátil?
Origem do Fruto
A berinjela tem origem na Índia. Também é possível encontrar vestígios de sua origem na China e em outros países Ásia. Ela é, inclusive, muito utilizada em pratos muito conhecidos na região como é o caso do curry da Índia, o moussaka, o baba ghanoush do Oriente médio e curry indiano.
O registro mais antigo que foi encontrado da berinjela é em um livro chinês ainda do século V. Já no século XIII ela foi citada pelo médico Árabe Ibn El Beïthar e por Albert de Cologne na Europa.
Em 1575, durante uma missão botânica, Leonhard Rauwolf descobriu a berinjela em Aleppo. O fruto possuía o tamanho de um ovo de ganso e sua planta era chamada de “melongena” e ‘bedenigian.
Um dos grandes benefícios do consumo da berinjela é a sua baixa quantidade de calorias. São apenas 40 calorias, mas uma sensação incrível de saciedade e sabor indescritível! No geral, os frutos maiores podem apesentar um amargo, mas por serem consistentes são usados com muita frequência para substituir a carne em pratos vegetarianos.
Benefícios do Consumo de Berinjela
A berinjela é um legume rico em vitamina B5 e também em sais minerais. Pode ser muito benéfica para auxiliar na regularização do sistema nervoso e digestivo. Além disso, a fruta é uma excelente auxiliar no tratamento de problemas nos ossos, dentes e coagulação do sangue.
O que pouca gente sabe é que a berinjela pode contribuir para a diminuição do colesterol e beneficiar a gordura presente no fígado. O suco da fruta pode ser utilizado para prevenir e remediar inflamações nos rins e bexiga. O seu poder diurético é poderoso e pode melhorar sintomas de prisão de ventre e má digestão.
Se você ainda tem dúvidas se deve ou não consumir a berinjela, veja a versatilidade que esse alimento pode assumir na cozinha: elas podem ser feitas cozidas, assadas, grelhadas, com recheio, dentre outras opções. Para conserva- las por até duas semanas de forma adequada, coloque dentro de sacos plásticos e em seguida ponha na geladeira.
Ao comprar a berinjela na feira, lembre-se de escolher aquelas que apresentam firmeza e uma cor brilhante e roxa. Algumas pessoas utilizam a técnica de mergulhar a berinjela na água com sal para melhorar o seu gosto amargo. Isso realmente funciona, porém, lembre que o legume pode perder parte dos seus nutrientes.
Características da Berinjela
O legume pode se apresentar em duas formas: alongada ou mais redonda. Sua polpa é branca e muito carnuda. As sementes são quase invisíveis e não é preciso retirá-las para o consumo.
As melhores variedades de berinjela são: Santa – genebra, florida – market, long – purple e híbridos. Já os melhores meses para plantio são: setembro a dezembro. Porém, em regiões litorâneas é aconselhável o plantio entre os meses de março a julho.
O processo de germinação das berinjelas é um pouco exigente. Uma técnica é colocar as sementes dentro de uma geladeira para que elas possam ser estimuladas e germinem com mais facilidade. A irrigação da planta deve ser feita semanalmente e as melhores culturas para serem combinadas em rotação são: ervilha, Repolho, Cenoura, Quiabo e Adubos verdes. A colheita costuma acontecer aproximadamente 100 dias após o plantio.
A adaptação da planta é mais fácil nos climas tropicais e subtropicais. Além disso, nada de submeter à árvore a temperaturas muito baixas , pois a berinjela não gosta muito de frio, ok?
Curiosidade Sobre a Berinjela
Conheça algumas das mais interessantes curiosidades sobre esse legume. Veja:
- Utilize sempre uma faca de aço inoxidável para cortar as berinjelas. Isso fará com que a sua polpa não apodreça com facilidade.
- Estudos dão conta que em 100g de berinjela encontram-se, em quantidades consideráveis, os seguintes minerais: cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, ela possui grande quantidade de água e fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. Ou seja, um alimento muito completo para o consumo humano!
- No ano de 2004, a área plantada de berinjela no Estado de São Paulo foi de 1.349 hectares, com uma produção de 46.046 toneladas e produtividade de 34 t/ha (Instituto de Economia Agrícola, SAA, 2005)
- A berinjela pertence ao gênero Solanum. Esse gênero compreende mais de 1500 espécies já catalogadas.
- Uma das primeiras variedades de berinjela a ser encontrada na Europa foi denominada de “eggplant”. Seus frutos eram brancos e do tamanho de um ovo de galinha. Essa variedade ainda é muito encontrada para a venda nas feiras.
- A berinjela é planta favorita de alguns insetos. Por esse motivo, alguns agricultores realizam a inserção da berinjela no meio de plantações de outras culturas. Assim, os insetos atacam somente a berinjela e as outras plantas são preservadas.
Ficha Técnica
Confira abaixo a ficha Técnica da Berinjela:
Característica da berinjela
Ficha Técnica da Berinjela
Nome científico: Solanum melongena L.
Família: Solanaceae
Origem: Região Tropical da Índia e da China
categorias: hortaliças, legumes, medicinal e frutas.
Clima: Continental, Subtropical, Equatorial, Tropical e Oceânico.
Países de origem da berinjela são: Sri Lanka, Índia, Ásia.
Clima: A hortaliça prefere o sol pleno e o seu ciclo de vida é anual.
Nosso artigo acaba por aqui! Mas não deixe nos contar sobre suas experiências com o plantio e o consumo da berinjela, ok? Deixe um comentário logo abaixo! Até a próxima!