Home / Plantas / História Da Álisso, Significado E Origem Da Flor Alyssum

História Da Álisso, Significado E Origem Da Flor Alyssum

Flor de mel, Álisso, áliso doce, tomelos, açafate de prata, escudinha ou alyssum é uma planta com agradável aroma adocicado em suas flores, parece mel. Suas flores são pequenas e agradam a todos, seja por seu perfume ou sua beleza. além disso é uma planta bastante delicada e ornamental.

A seguir, confira um pouco sobre a história dessa flor, sua origem, significado e muito mais.

Álisso ou Lobularia marítima, cientificamente falando, é uma flor da família Brassicaceae. É muito conhecida, também, por flor de mel, doce álisso, tomelo e é uma flor muito comum na Europa. Trata-se de uma planta perene anual. A flor tem sua origem nas regiões do Mediterrâneo e tornou-se uma planta comum em várias áreas do mundo todo.

Alyssum Lilás

Origem, Significado E Características Da Álisso

A planta tem a aparecia de um pequeno buque, sendo muito usada nos jardins para embeleza-los. É uma planta pequena, que não cresce mais do que trinta centímetros e tem a largura entre 20 e 30 centímetros. Seu caule é bastante ramificado e repleto de cachos de pequenas flores. Suas folhas são bem pequenas e largas, além de possuírem formato oval e ser bastante peludas.

https://www.youtube.com/watch?v=Br4fBGx_H4A

A flor de mel tem aproximadamente 5 centímetros de diâmetro e possui cheiro bem doce, com aroma muito parecido com mel. Cada flor possui quatro pétalas arredondadas, que podem ser brancas, rosa, rosa vermelho, lilás e violeta. As flores produzem conforme vão crescendo ou ainda durante todo o ano, em locais que não haja geadas ou frios intensos.

Fotos da Flor de Mel

As flores são polinizadas por abelhas e seus frutos são em formato de sementes alongadas e muito peludos. Eles também são arredondados e ovais e possuem duas sementes dentro.

A aparência dessa flor é bastante delicada, com diversas flores pequeninas, geralmente brancas, com perfume agradável e caules finos. Em inglês, a flor possui um nome bem sugestivo: tapete de neve (carpet of snow). Elas florescer na primavera, no verão e no início do outono.

Existem diversas espécies de Álisso e cerca de 50 espécies do gênero Alyssum, dentre as quais, são mais comuns:

  • Alyssum Saxatile

  • Alyssum Argenteum

  • Alyssum Cuneifolium

  • Alyssum Serpyliifolium

Toda flor traz consigo um significado e a álisso, além de seu nome popular bem sugestivo “flor de mel” devido a seu perfume, tem um significado bem interessante. A flor álisso significa valor além da beleza.

Cultivo E Cuidados

A Álisso é uma planta de pequeno porte e de ciclo anual. É uma planta rustica, não exigindo muitos cuidados para seu cultivo. Entretanto, deve ser plantada em solo fértil, com bastante nutrientes e bem drenado. O plantio das mudas deve ser feito no início da primavera e deve ser mantido o torrão, devendo haver muito cuidado ao retirá-lo da embalagem. Ele pode ser feito em jardins floreiras, vasos ou jardineiras, além de ser muito usada em projetos paisagísticos.

Se plantada em vasos, estes não precisam ser muito grandes, um vase de 15 cm de profundidade é suficiente para comportar uma muda da flor. Como é uma planta anual, um ano após o plantio ela deve ser replantada. Porém, em alguns casos isso não é necessário, pois é comum nascerem mudas novas através das sementes que caem ao redor.

Quando floresce, a álisso apresenta um ótimo resultado, pois ao crescer em vasos seus caules rastejantes pendem ao redor do vaso, formando uma espécie de cascata e suas flores brancas e delicadas dão a harmonia perfeita a tudo. Já nos jardins fica fantástica, pois além de grande beleza exala um perfume bastante agradável.

Para que a planta se desenvolva bem, é necessário mantê-la em sol pleno, porém não muito quente. Álisso é uma planta que gosta muito de sol e floresce bastante no calor. Por outro lado, é uma planta que não suporta frios, sendo que se ficar exposta a geadas pode morrer.

A flor também precisa ser regada frequentemente, pois gosta de umidade, porém sem exageros, para que não apodreça. Portanto, é sempre importante verificar se a terra está úmida, pois como fica no sol ela seca mais rápido e se não for regada, pode vir a murchar. Inclusive nas regas pode adicionar adubo liquido na água, ele irá ajudar no desenvolvimento da planta. Também é bom realizar a poda para que a flor floresça novamente.

Apesar de o branco ser sua cor mais comum, a álisso pode ser encontrada nas cores alaranjada, rosa ou roxa. As flores chegam a medir cerca de 7 centímetros e são bastante ornamentais.

Multiplicação De Álisso

A álisso se propaga facilmente, seja através de suas sementes, por divisão de touceiras ou ainda por estaquia. A multiplicação pelas sementes se dá pegando as sementes produzidas pelas próprias flores e dissemina-las onde deseja que elas cresçam, lembrando que deve ser um lugar apropriado para seu crescimento.

Apesar de o plantio das sementes ser o mais recomendado, a álisso também aceita o transplante ou divisão de touceiras que consiste em retirar parte da planta de onde está e muda-la para outro local para que ela floresça. Quando isso é feito, cerca de 45 dias depois as flores já surgem.

Quanto a multiplicação por estaquia, esta acontece através da separação dos galhos das plantas com raízes e folhas, como uma estaca e com isso a planta se desenvolve.

Caso você queira plantar uma álisso, é possível encontrar suas mudas em floriculturas, feiras e mercados bem como em sites que comercializam plantas.

Utilidades Da Álisso

Além de deixar os jardins e casas mais bonitos e exalar um perfume doce como mel, a flor álisso vem sendo utilizada na culinária. Apesar de ser algo novo na área, e não ter uma história de uso como as rosas, por exemplo, ela vem se destacando e conquistando os grandes chefs de culinária.

Os chefs, como gostam de montar novas criações, vem usando a flor álisso para enfeitar os mais diversos tipos de pratos usando a flor isolada ou ainda ela inteira, no formato de buque. Como é bastante delicada e por ser uma flor diferente, ela vem se tornando uma opção a mais para a gastronomia.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *