A flora é a parte da Ecologia que diz respeito às plantas e outros componentes com as características parecidas, e é exatamente por isso que podemos dizer que existem tantos seres vivos inclusos nessa flora.
Pensando por esse lado, é praticamente impossível pensarmos nas plantas sem levarmos em consideração a grande variedade de espécies nativas que temos em nosso país, como é exatamente o caso da guabiroba gigante.
Logo, neste artigo falaremos especificamente sobre a guabiroba gigante. Continue lendo o texto para saber exatamente quais são as características dessa planta, qual é o seu nome científico, como são as mudas dela e muito mais!
Características da Guabiroba Gigante
A guabiroba gigante é uma árvore perene que cresce de 5 a 10 metros de altura; é uma fruta muito apreciada dentro da área nativa da planta, onde é frequentemente colhida na natureza. A árvore está em cultivo no Peru desde antes da chegada dos europeus à América do Sul e ainda é cultivada lá e em outros lugares, principalmente em hortas.
Essa é uma planta que vem se tornando cada vez mais famosa no Brasil, principalmente na região amazônica, por conta da facilidade de plantio e também características interessantes da planta.
Além de tudo, podemos dizer que o porte médio dessa planta é um grande atrativo para a grande maioria das pessoas que gosta de cultivar plantas e ter a sua própria horta!
Nome Científico da Guabiroba Gigante
É muito comum vermos animais sendo chamados popularmente pelos mais diversos nomes, principalmente quando o país é muito grande (como é o caso do Brasil) pois isso faz com que a variedade de nomes seja ainda maior.
Porém, os cientistas pensaram em uma forma de resolver esse problema, e é exatamente por esse motivo que o nome científico foi criado.
Ter apenas um nome científico elimina a confusão, pois esse nome se refere apenas a um táxon a qualquer momento. Isso se torna uma ferramenta valiosa rapidamente para aqueles interessados em aprender sobre a natureza. Os nomes científicos também costumam ser descritivos, embora em latim ou grego. Depois de começar a buscá-lo, você descobrirá que os nomes científicos geralmente fornecem informações sobre o animal.
No caso da gabiroba gigante, podemos dizer de forma simples que o seu nome científico é Campomanesia lineatifolia. Isso significa, de maneira bem simples, que essa planta pertence ao gênero Campomanesia e à espécie lineatifolia. Isso porque o primeiro nome da planta sempre é formado pelo gênero, enquanto o segundo nome é sempre formado por sua espécie.
Assim, também é possível afirmar que a maioria dos seres vivos possui um nome científico binomial. Isso só não ocorre quando a espécie ainda é desconhecida, em todo o caso os pesquisadores fazem de tudo para descobrir informações o mais rápido possível, já que dessa forma o nome científico ficará completo.
Portanto, agora você já sabe tudo o que há de importante para saber com relação ao nome científico dessa planta tão interessante e tão famosa em nosso país.
Mudas de Guabiroba
O ato de plantar e cultivar espécies está se tornando cada vez mais comum no Brasil, principalmente porque grande parte das pessoas está cada vez mais buscando atividades que acalmem em meio ao estresse do dia a dia.
Por esse motivo, é interessante que você saiba exatamente como as mudas de gabiroba devem ser cultivadas. Dessa forma, você pode ter suas próprias mudas em casa!
Vamos agora listar um passo a passo de como você pode plantar a sua própria muda de gabiroba em casa de maneira muito simples!
- Antes de mais nada, arranje as sementes de gabiroba. Geralmente, a indicação é que elas sejam recolhidas dos frutos ainda maduros, já que assim elas estão em plena fertilidade;
- Após isso, coloque essas sementes dentro de um jornal para que elas fiquem secas, esse processo deve durar no máximo 2 horas, e aí você já retira as sementes do jornal;
- Escolha um substrato de matéria orgânica e plante as sementes que você deixou secando no jornal;
- Após isso, cultive todos os dias as suas sementes, e entre 10 e 40 dias elas começarão a germinar;
- Após o processo de germinação e o crescimento da planta, basta colocar a muda em um vaso maior e aproveitar a sua nova planta, cultivada por você desde o começo!
Viu como é tudo muito simples? Basta você seguir o passo a passo que demos e com certeza tudo será muito mais simples na hora de fazer o plantio das suas mudas. Além disso, todos esses fatores são apenas uma questão de prática, e com o dia a dia do plantio você com certeza vai ficando cada vez mais melhor com relação a todos esses aspectos!
Colheita da Guabiroba
Após plantar as suas sementes e ter uma muda pronta e de excelente qualidade, é hora de aprender exatamente quando essa colheita deve ser feita, principalmente porque a colheita deve seguir os passos corretos para que tudo dê certo e sua planta continue firme e forte após essa fase.
Na época de colheita nenhum cuidado especial é necessário, apenas atente-se para sempre repor a serragem da planta, esse com certeza é um passo muito necessário para que tudo saia como o esperado.
Geralmente, a época de colheita dessa planta ocorre entre setembro e dezembro, que é o período em que ela está perfeita para consumo. Além disso, a época de floração corresponde ao período entre os meses de agosto e novembro.
Portanto, fique bem atento com relação aos meses e sempre cuide muito bem da sua planta, dessa forma, quando for a época de colheita você já saberá exatamente o que fazer para ter frutos ainda mais deliciosos e bonitos na sua mesa; e o melhor: plantados por você mesmo!
https://www.youtube.com/watch?v=fi0mObRukOw
Gostou do artigo e quer saber ainda mais informações interessantes sobre outros frutos, mas não sabe onde encontrar textos de qualidade e confiáveis pela internet? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia temos sempre os melhores textos para você!¼
Assim, leia também aqui em nosso site: Lista de Tipos de Babosa Para Cabelo: Nome, Características e Fotos