Home / Plantas / Grupo de Maturação Soja em Dias

Grupo de Maturação Soja em Dias

A data de vencimento da soja (glycine max (L.) merr.) é sensível ao fotoperíodo, que varia com a latitude e as estações de crescimento. O sistema de grupo de maturidade é uma abordagem importante na caracterização das propriedades ecológicas e áreas adaptáveis das variedades.

A Soja e o Período de Maturação

Soja é uma cultura antiga no mundo oriental, mas tem sido uma nova cultura no mundo ocidental nos últimos dois séculos. A soja é rica em valor nutricional devido ao seu alto teor de proteína e óleo, bem como aspectos de sua composição funcional, como as isoflavonas. Juntamente com a sua disseminação em todo o mundo, a soja adaptou-se a diversas condições ecológicas, especialmente às condições locais de duração e temperatura do dia criadas pela latitude geográfica e altitude.

O traço mais significativo relacionado à adaptação a diversos ambientes é o período de crescimento ou a data de vencimento. Originalmente, a soja era uma cultura de dias curtos com uma resposta sensível ao fotoperíodo, bem como à temperatura. Como a duração do dia varia de acordo com as estações do ano, a estação de corte é outro fator ecológico que determina a data de vencimento da soja. A data de vencimento varia muito entre as variedades de soja em todo o mundo, mesmo dentro de uma mesma região geográfica.

Inicialmente, os agricultores e os primeiros cientistas da soja classificaram a soja como precoce, médio e tardio. Essa classificação foi amplamente usada em todos os lugares. No entanto, foi insuficiente na comparação de variedades de diferentes regiões ecológicas. Uma variedade precoce de maturação em uma região pode ser considerada uma variedade tardia em outra região.

Grupo de Maturação Soja em Dias

O Laboratório Regional de Soja do USDA estabeleceu um sistema de classificação de grupo de maturidade (MG), a primeira sugestão de 7 MGs designados como MG I-VII foi feita por Carter, e a classificação foi baseada na resposta ao fotoperíodo ou latitude (paralelamente à latitude). Com base nesse agrupamento, variedades anteriores de maturação foram desenvolvidas no norte dos EUA, fazendo com que os grupos de maturidade se estendessem para MG 0 e MG 00, bem como mais ao norte nos EUA e Canadá até MG 000.

Muitos cientistas da soja em diferentes países adotaram este sistema de MG e classificaram suas variedades locais em diferentes MGs. Saito e Hashimoto indicaram que a soja no Japão envolvia oito MGs (MG 0 – VII). A soja indiana é uma variedade forte de dia curto e de maturação tardia e está principalmente no MG VI – VIII devido ao seu ambiente de baixa latitude (entre 10°N e 33°N). Na Europa, as variedades de soja na Itália são principalmente de MG 0 a MG II, e na França são principalmente de MG 000 a MG II.

Soja em Fase Reprodutiva

A Monsanto foi a primeira empresa a introduzir o conceito de grupos de maturidade no Brasil. Como um número crescente de empresas privadas usaram o sistema norte-americano, o método tradicional brasileiro de classificar as variedades em precoce, média e tardia foi gradualmente substituído pelo sistema MG e foi classificado em MG VI-VIII. Devido às importações de grande quantidade do germoplasma comercial de soja dos EUA, a Argentina adotou o sistema MG antes do Brasil e agrupou variedades em MG II-VIII.

Diversidade Genética da Data de Maturidade das Variedades Mundiais de Soja

Cientistas orientais estudaram a classificação ecológica das variedades de soja no Japão com base nos dias da germinação à floração e da floração ao amadurecimento com referência especial à sua diferenciação geográfica. Eles agruparam variedades de soja em cinco grupos de estágio vegetativo e três grupos de estágio reprodutivo em um total de nove grupos combinados. A diferenciação da estrutura do período de crescimento entre variedades também foi estudada na China.

Nenhum estudo foi realizado para avaliar a variação da MG das variedades mundiais de soja sob um ambiente uniforme, devido à extrema diversidade da sensibilidade à duração e temperatura do dia. Objetivou-se então revelar a variação de MGs das variedades mundiais de soja sob um ambiente uniforme (Nanjing, China) e a distribuição de MGs em regiões geográficas do mundo. O primeiro passo foi estabelecer um procedimento para identificar MGs diversas para um grande número de variedades, ou seja, escolher vários locais de latitude principais para avaliação de MG no campo.

Tal estudo fora feito porque, segundo o entendimento, o conhecimento da expansão mundial do MG e da distribuição geográfica beneficiará tanto o desenvolvimento das variedades de soja quanto a exploração dos processos evolutivos das características do período de crescimento.

Conclusão do Estudo

Descobriu-se que, ao usar as condições da estação cheia em Nanjing, China (semeada no início da primavera), todas as variedades de soja chinesas poderiam amadurecer naturalmente. Isso significa comparar a data de vencimento das variedades mundiais de soja em um ambiente uniforme em Nanjing, China.

Depois que a soja foi disseminada para o norte, as primeiras variedades de MG (MG 0–000) foram desenvolvidas no nordeste da China, cobrindo assim uma ampla gama de MGs (de MG 000 a MG IV). MGs similares estavam na área vizinha do Extremo Oriente da Rússia. No entanto, no sul da Suécia, as variedades estavam principalmente em MG 000.

A soja foi disseminada muito cedo para os países do leste asiático, especialmente para as ilhas da península da Coreia e do Japão. As variedades cobriam uma ampla gama de MGs, de MG 0 a MG VII. É muito interessante que nesta pequena área as variedades diferissem claramente em MGs. Isso pode ser devido aos múltiplos sistemas de cultivo, bem como ao clima quente em ambientes marinhos e oceânicos.

A soja foi disseminada para o sul e sudoeste para o sudeste da Ásia, sul da Ásia e África. As variedades no Sudeste Asiático abrangiam algumas MGs relativamente precoces (MG III-IV), mas principalmente as tardias de MG VII – IX / X. Havia apenas MGs tardios (MG V – IX / X) no sul da Ásia e na África.

Uma tremenda melhora na soja ocorreu nas Américas depois que foi disseminada para os EUA. A latitude do norte da América do Norte aproxima-se da dos vales do rio Huang-Huai na China, mas seus MGs cobriam um espectro mais amplo, de MG 000 a MG VII. Isto pode ser devido ao fato de que os Estados Unidos introduziu genericamente o germoplasma de soja de todo o mundo e deixou alguns MGs tardios cultivados nesta região. A latitude do sul da América do Norte também é semelhante à dos vales fluviais de Changjiang e sul na China, mas seus MGs só foram cobertos de MG IV a MG VIII.

Depois da soja disseminada dos EUA para o sul para a América Central e do Sul, as variedades introduzidas e derivadas expandiram-se muito rapidamente. Em resumo, os grupos de maturação de soja compreendiam apenas MG I-VII, sete grupos na década de 1940, mas 70 anos depois, este foi estendido para 13 MGs. A soja também foi disseminada em todo o mundo e foi melhorada geneticamente para adaptação a várias latitudes. Espera-se que mais MGs sejam possíveis em áreas de alta e baixa latitude.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *