As glicínias são a decoração principal de qualquer jardim. Afinal, seus perfil alongado, multicoloridas (das cores branca, rosa e púrpura) são agradáveis aos olhos e ficam ótimas em qualquer lugar do jardim. E o agradável cheiro dos cachos de flores apenas complementa a impressão positiva geral dessas plantas adoráveis. Obviamente, esta planta requer cuidados especiais, mas a beleza das glicínias florescendo paga por todos os esforços.
Wisteria (ou Wisteria) é uma liana parecida com uma árvore da família das leguminosas. O local de nascimento desta planta é subtrópico, as inflorescências de Wisteria são caídas, grandes o suficiente (cerca de 30 cm), lilás, perfumadas e perfumadas. Existem 9 variedades dessas plantas perenes, mas as glicínias chinesas e as glicínias ricamente florescentes são cultivadas em hortas.
As glicínias são videiras lenhosas verticais. Eles não ocupam muito espaço no site à medida que crescem. Devido à sua forma, eles são usados ativamente no projeto paisagístico para jardinagem vertical. Essas trepadeiras podem crescer perfeitamente nas cercas, ao longo das paredes das casas. Eles decoram as áreas no jardim que precisam ser escondidas dos olhos curiosos, e você também pode proteger outras plantas da luz solar ou de fortes rajadas de vento.
Esta Planta Pode Crescer de 16 a 17 Metros (às Vezes mais Alta).
A folhagem jovem é pubescente, pode crescer até 27 – 28 cm de comprimento, o número de folhas pode chegar a 10 – 12 peças. As flores são colhidas em inflorescências pendentes racemose, cujo comprimento pode chegar a 25 – 28 cm. Esta videira começa a florescer no final de março, às últimas inflorescências aparecem nos brotos na última década de agosto – a primeira década de setembro.
Embora esta floração perene seja cultivada com mais frequência em campo aberto, alguns produtores usam algumas variedades para plantar no apartamento. Em casa, as glicínias são uma árvore pequena, também não florescendo mal. Mas ainda assim, os tipos mais populares de videiras que crescem nas parcelas. Portanto, a seguir, falaremos sobre o cultivo e o cuidado das espécies de rua dessa planta perene.
Solo
Primeiro, você deve escolher uma área ensolarada adequada em que o sol esteja pelo menos 6 horas por dia. O solo deve ser leve e solto, ligeiramente ácido ou neutro. Mas os solos alcalinos com alto teor de cal podem levar ao desenvolvimento de clorose nesta videira decídua. O nível da água subterrânea não deve chegar perto da superfície do solo, pois as glicínias não toleram a estagnação da umidade no solo. Deve haver uma quantidade suficiente de nutrientes no solo, caso contrário, a planta crescerá e a floração não será ativa.
As glicínias são uma planta bastante caprichosa. Mas se você seguir todas as regras básicas para escolher um lugar, plantar e cuidar desta videira, o crescimento ativo e as flores maravilhosas encantarão os proprietários todos os anos.
Esta planta perene deve ser plantada em campo aberto na primavera, quando a ameaça de geada tiver passado. Embora esta planta tenha uma resistência bastante alta ao frio (ela pode suportar geadas de -18 a 20 ° C), é melhor que as mudas não sejam submetidas a esses testes.
- Trepadeiras plantadas crescem lentamente, nos primeiros anos ela tem apenas caules finos. E a planta plantada começará a florescer não antes do que em 5 anos. Mas às vezes a floração pode começar em 7 a 9 anos.
Cuidado
A terra ao redor dessas trepadeiras deve estar constantemente úmida; portanto, você deve regá-la regularmente durante toda a temporada. Se não houver chuva na primavera, a quantidade de rega deve ser aumentada, caso contrário os brotos cairão. Desde a segunda década de setembro, o número de irrigações foi bastante reduzido.
As glicínias são exigentes quanto à quantidade de nutrientes no solo; portanto, a fertilização sob esses arbustos durante a estação de crescimento deve ser feita pelo menos uma vez a cada sete dias.
A alimentação é melhor feita na forma líquida. A partir de fertilizantes orgânicos, é melhor introduzir uma solução de esterco de vaca nessas plantas. Uma vez por estação, é feita uma solução de giz sob cada arbusto (um copo de giz por 10 litros de água).
Os pincéis de flores com flores devem ser removidos em tempo hábil. Brotos secos ou danificados também são cortados. Todas as hastes devem ser amarradas a suportes fortes para que a liana cresça e se desenvolva corretamente. Antes do início do tempo frio, é realizado um alto corte em torno das raízes, todos os brotos são desamarrados dos suportes e colocados no chão. De cima, são cobertos com folhagem seca, e de cima, com qualquer material de cobertura que não permita a passagem de umidade.
Doenças
Estas videiras são bastante resistentes a doenças e ataques de pragas. Se apenas uma planta for plantada em um solo com alto teor de cal, a folhagem poderá sofrer uma doença como a clorose. Para se livrar dessa doença, as glicínias sob as raízes são regadas com uma solução de sais de ferro. Ocasionalmente, pulgões ou ácaros de trevo podem se instalar em uma planta. Os pulgões são geralmente combatidos por pulverização com uma solução inseticida, e qualquer preparação acaricida ajuda contra um carrapato.
Reprodução
Esta planta pode ser propagada por sementes, estacas ou estratificação. Mas muitos cultivadores de flores preferem não cultivar glicínias com a ajuda de sementes, considerando esse método muito longo e difícil. As sementes devem ser plantadas em recipientes na primeira década de dezembro. As primeiras mudas germinam cerca de um mês após a semeadura. Após 7 a 10 dias, as mudas de glicínias podem ser colocadas no parapeito da janela, mas os primeiros dias são melhores se a luz direta do sol não cair sobre a folhagem jovem das videiras.
Quando 2 a 3 folhas verdadeiras aparecerem perto das mudas, elas deverão ser repicadas em vasos separados. Mudas transplantadas com o solo, tentando não danificar as delicadas raízes das plantas. Uma haste anual forte é a melhor para propagar as glicínias por camadas. No centro do caule, é necessário fazer uma incisão ao longo do oblíquo com uma faca de jardim.
Um pedaço do talo entalhado é colocado em um recipiente com uma mistura de nutrientes que consiste em argila e grama. A parte superior da haste deve ser fixa. É melhor amarrá-lo a uma estaca ou a outro suporte. Se essas camadas foram plantadas no final da primavera, na última década de agosto as raízes crescerão no local do corte, a parte aérea poderá ser desconectada da videira da mãe e plantada em um local permanente.
As hastes maduras de um ano de idade devem ser cortadas nas estacas (o comprimento do corte é de cerca de 20 cm). Normalmente, as estacas devem ser cortadas na última década de março – a primeira década de abril.
Minha glicínia secreta seiva em um só ponto, no alto do pérolado.
Pelo que pesquisei, provavelmente se trata de go os ou resinose.
Se for isso, qual o tratamento e preensão?