Você já ouvir falar sobre o Gerânio? Essas pequenas flores que compõem os mais variados ambientes são oriundas da África do Sul, e uma teve rápida dispersão pelo globo.
Ela é muito utilizada para composição de jardins, e o melhor, se bem cuidadas, elas podem florescer o ano todo. Quer saber como?
Continue acompanhando esse post e saiba tudo sobre a planta gerânio, com curiosidades, características e outros fatos interessantes!
Conheça o Gerânio
O gerânio é uma das mais belas plantas que você pode ter no seu jardim. Elas florescem o ano todo e se receberem os devidos cuidados, enfeitam e embelezam qualquer ambiente. São flores oriundas da África do Sul, que tiveram uma rápida dispersão pela Europa e depois pela América. Quem nunca aquelas janelas floridas com jardineiras, com arquitetura antiga e belíssimas flores vermelhas? Essas flores que estamos acostumados a ver em filmes, livros de época são os gerânios.
Eles foram utilizados durante muito tempo para a composição de janelas e ambientes externos. Eles adoram receber a luz solar, então é fundamental que fiquem em locais expostos. Se receberem a quantidade de água e de iluminação solar, os gerânios dão flores o ano inteiro e assim encantam qualquer pessoa.
Existem muitas variedades de gerânios. Cientificamente, ele é classificado como Pelargonium Hortorum e está dentro do gênero Pelargonium, onde também estão presentes cerca de outras 200 espécies. O comum entre todas elas é o caule fino e suculentas, perenes, com belíssimas flores. O gênero Pelargonium é muito confundido com o Geranium, eles são semelhantes, porém, dentro do Geranium está o presentes mais de 400 espécies. Ambos os gêneros estão na mesma família, a Geraniaceae e possuem diversas semelhanças.
O gerânio, além da beleza ornamental, é muito utilizada para composição de óleos essencial. O óleo de gerânio é utilizado na composição de diversos perfumes franceses. Isso perdura desde o Século XIX.
Hoje a planta é cultivado em muitos países, como França, Itália, Marrocos, Marrocos, Japão, China, Brasil e muitos outros. Vale destacar que aqui no Brasil ele é utilizado sobretudo para fins ornamentais e não tanto na composição de óleo e permanentes como nos outros países.
Quer saber mais a respeito do gerânio? Então veja abaixo outras curiosidades a respeito dessa belíssima flor, cultivada pelos humanos ao longos de séculos e que pode também estar presente na sua casa. Confira!
Curiosidades Sobre o Gerânio
Os gerânios são pouco tolerantes a temperaturas extremas. o ideal é que estejam presentes em temperaturas que variam de 6° a 24°. Eles são resistentes ao frio, mas não ao frio extremo, suportam ventos, chuva e outras variações de temperatura.
Quando falamos do calor, ele não é tolerante. Temperaturas um pouco mais elevada que 25° já é o suficiente para ele, apesar de ser oriundo de locais com calor excessivo, ele não suporta ambientes muito quentes.
Eles não gostam muito de chuva, gostam de um sol leve durante o dia, por isso, é fundamental que a terra seja bem drenada, pois se encharcar, pode matar a planta. Um solo denso e acumulador de água também é bem vindo para a planta, porém, a drenagem tem que ser feita de acordo. Em locais muito friorentos, os gerânios suportam até um período curto de neve.
Como Ele é?
O gerânio é uma planta presente em diferentes países e residências. Sua beleza é única, uma planta herbácea, onde formam-se em pequenos arbustos com folhas arredondadas, que se alternam ao longo de todo o pecíolo. O que chama atenção de fato são as flores, que podem ser dobradas ou retas, e possuir diferentes colorações, como branca, rosa, vermelha, roxo, azul, etc. Elas são distribuídas pelos ramos e causam um grande impacto visual, não à toa são muito utilizadas para fins ornamentais.
Óleo Essencial
O óleo de gerânio é amplamente difundido pela indústria de perfumes. É um aroma agradável, e um tanto peculiar, É um odor marcante, pouco doce, e muito amargo. Como são muitas as espécies de gerânio, eles podem possuir diferentes aromas e, assim, cada qual é utilizado para um tipo de perfume.
Muito utilizado na aromaterapia, onde fluidos e aromas são utilizados para acalmar, relaxar. É muito utilizado para fins medicinais, já que possui propriedades antioxidantes, anti bacteriano, diurético, entre outros. O óleo de gerânio é indicado para quem está na menopausa, cólicas menstruais, distúrbios ou tensão pré menstrual.
Família e Gênero
O gerânio está presente na família Geraniaceae, e dentro do gênero Pelargonium. Constam cerca de 200 espécies dentro desse gênero, que é muito confundido com o geranium, onde estão presentes mais 422 espécie.s .
De fato, é uma família extensa e com muitas variações. Muitas realizadas em laboratórios, através de experimentos, porém muitas, nativas e com características próprias e peculiares.
Ficou interessado em plantar gerânio? Confira algumas dicas de cultivo logo abaixo!
Gerânio: Dicas de cultivo
Para cultivar gerânios você precisa se atentar aos seguintes fatores:
Mudas
Os gerânios são encontrados tanto na forma de sementes, quanto através de mudas e ramos. Para fazer mudas é simples, basta retirar um galho original da planta, raspa-lo na ponta até que as raízes possuem vistas e colocá-lo na água a fim de que as raízes se desenvolvam.
Quando elas já estiverem desenvolvidas, é hora de levá-las a terra. Para isso, faça um buraco não muito profundo e coloque a muda dentro.
Espaço
O gerânio se dá muito bem em jardineiras ou mesmo em vasos. Por isso, dê preferência a esses locais na hora do plantio. Se desejar plantar em um jardim, não tem problema, só é preciso ficar atento com o acúmulo de água na terra.
O ideal é que os gerânios não fiquem totalmente expostos ao sol, é preciso que a temperatura seja no máximo de 24°, se conseguir deixá-lo em uma sobra será perfeito.
Regas
As regas no gerânio são fundamentais para ele florescer. É preciso atenção nesse momento e evitar molhar as folhas e também as flores. O ideal é que jogue a água apenas na terra.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas na redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!