Frutas Que Começam Com a Letra L: Nome e Características
Anúncios
Frutas que começam com a letra L; algumas mais comuns e outros pouco conhecidas no Brasil.
- Nome Comum: Laranja
- Nome Científico: Citrus x sinensis
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Gênero: Citrus - Distribuição Geográfica: Todos os Continentes
- Informações: a laranja é um fruto híbrido que surgiu há muito tempo atrás, e acredita-se que a laranja tenha vindo da fusão do pomelo e da tangerina. Essa combinação gerou um dos frutos mais apreciados no mundo, onde o suco de laranja é tido como um dos mais saborosos sucos do mundo. Não obstante seu sabor e variadas formas de ser apreciado, a laranja é uma fonte rica em vitamina C, que é a vitamina mais importante para o corpo humano, erguendo a imunidade a níveis instransponíveis e também ajuda as células a combater intrusos presentes no organismo.

Laranja
- Nome Comum: Limão
- Nome Científico: Citrus x latifolia
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Gênero: Citrus - Distribuição Geográfica: Américas, Eurásia e África
- Informações: O limão-taiti é o tipo de limão mais conhecido no Brasil, ao lado do limão siciliano (Citrus x limon), sendo também bem mais azedo que esse. O limão é uma fruta usada principalmente para produzir suco de limão, mas o mesmo também é usado como tempero para vários alimentos, desde saladas até frutos-do-mar.

Limão
- Nome Comum: Lima
- Nome Científico: Citrus aurantifolia
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Gênero: Citrus - Distribuição Geográfica: Américas, Eurásia e África
- Informações: A lima também é comumente chamada de limão, mas nem sempre se refere ao limão clássico, ou limão-taiti (citrus x latifolia). A lima é também chamada de lima-comum para diferenciar-se do limão mais comum. Seu gosto é ainda mais azedo do que o limão-taiti, sendo usado exclusivamente para sucos.

Lima
- Nome Comum: Lichia
- Nome Científico: Litchi chinensis
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Gênero: Litchi - Distribuição Geográfica: Eurásia, África e América do Sul
- Informações: A lichia é uma fruta proveniente da árvore lichieira, que pode atingir até 20 metros de altura. A lichia dá em cachos conspícuos de coloração vermelha e folhas grandes de 15 centímetros esverdeadas. A lichia é uma fruta muito bonita que possui uma polpa gelatinosa e adocicada, sendo rica em nutrientes e muito indicada para consumo diário, seja em sua forma natural, em sucos, doces ou compotas.

Lichia
- Nome Comum: Longana
- Nome Científico: Nephelium longanum
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Gênero: Dimocarpus - Distribuição Geográfica: Ásia e África
- Informações: A longana, também chamada de longan, é um fruto advindo da Ásia, que em tradução literal significa “olhos-de-dragão”. É um fruto que possui uma estrutura dura por fora, mas sua polpa é macia e suculenta, apresentando um caroço no meio, assim como um pêssego. A longana possui características místicas na cultura asiática e por isso é utilizada de variadas formas, seja na alimentação ou em rituais e sessões de fisioterapia e meditação.

Longana
- Nome Comum: Lúcuma
- Nome Científico: Pouteria lucuma
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Ericales
Família: Sapotaceae
Gênero: Pouteria - Distribuição Geográfica: América do Sul, mais especificamente no Peru.
- Informações: A lúcuma é uma fruta que provém da árvore de mesmo nome, em pés que chegam a alcançar 15 metros de altura, dando frutos em suas ramificações finais. Os frutos são grandes, podendo pesar até 200 gramas, com uma parte arredondada e uma ponta, parecendo uma coxinha da culinária brasileira. Quando amadurece, passa para o verde mais claro e depois para o amarelo-alaranjado, lembrando uma manga. O fruto é muito doce, podendo ser comido em forma natural ou usado para confeccionar doces, sorvetes, tortas, compotas e sobremesas.

Lúcuma
- Nome Comum: Lacucha
- Nome Científico: Artocarpus lacucha
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Rosales
Família: Moraceae
Gênero: Artocarpus - Distribuição Geográfica: Ásia
- Informações: A lacucha é uma fruta que lembra muito uma jaca e ao mesmo tempo um araticum e em alguns lugares ela é conhecida como fruta-do-macaco e até mesmo de jaca-de-macaco. Essa fruta é muito rara no Brasil, sendo cultivada só por pessoas interessadas em seu cultivo.

Lacucha
- Nome Comum: Lulo
- Nome Científico: Solanum quitoense
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Gênero: Solanum - Distribuição Geográfica: América Central e América do Sul (Panamá, Colômbia, Peru)
- Informações: Essa fruta não foi introduzida ainda no Brasil e até mesmo em outros locais da América do Sul ela não é muito comercializada, apesar de existir em um grande número das florestas subtropicais. Sua coloração lembra um tomate ou um caqui por fora e por dentro. São mais conhecidas pelo nome de Narajillas e nascem grudadas ao caule da árvore, assim como a jabuticaba. O lulo é utilizado em sobremesas e sucos, principalmente.

Lulo
- Nome Comum: Lobeira
- Nome Científico: Solanum lycocarpum
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Gênero: Solanum - Distribuição Geográfica: América do Sul (Brasil, mais especificamente no Cerrado)
- Informações: Também conhecida como fruta-do-lobo, a lobeira é uma fruta que apresenta uma importância icônica na natureza, já que a mesma recebe esse nome pelo fato de que o lobo-guará, espécie tão ameaçada de extinção, a consome e a mesma atua como um remédio que auxilia a digestão e limpeza do organismo desse animal. O lobo alcança a fruta porque ela cresce em um arbusto que atinge, no máximo, 5 metros de altura. A lobeira parece muito um tomate verde, sendo um parente distinto do mesmo.

Lobeira
- Nome Comum: Langsat
- Nome Científico: Lansium parasiticum
- Classificação Científica:
Reino: Plantae
Ordem: Sapindales
Família: Meliaceae
Gênero: Lansium - Distribuição Geográfica: Ásia
- Informações: O langsat possui esse nome porque não é uma fruta que existe no Brasil, sendo cultivada apenas no sudeste asiático, principalmente na Índia. Seu sabor é extremamente azedo quando ela está verde, assim como o kiwi, por exemplo, mas quando ela amadurece ela fica doce e muito agradável. Seus principais usos são no fabrico de doces, sorvetes, sobremesas e drinks tipicamente asiáticos.

Langsat
- Nome Comum: Laranja-de-Pacu
- Nome Científico: Pouteria glomerata
- Classificação Científica:
Família Botânica: Sapotaceae - Distribuição Geográfica: América do Sul (quase todo o Brasil)
- Informações: Mais de 100 espécies de árvore da família Sapotaceae permeiam toda a América do Sul, estando mais distribuídas na Floresta Amazônica, dando pequenos frutos em árvores que alcançam cerca de 20 metros de altura, e seu fruto, a laranja-de-pacu, que recebe esse nome devido a sua coloração e formato, é um dos principais alimentos de inúmeras espécies de aves e macacos.
Laranja-de-Pacu