As frutas que começam com a letra “g” são várias, estando entre elas: goiabas e groselhas. Essas delícias têm uma aparência e sabor distintos, mas compartilham a inicial de seus nomes.
As goiabas são provavelmente as frutas mais conhecidas que começam com essa letra do alfabeto. Essa maravilha pequena e doce é, na verdade, uma polpa com várias sementinhas. Ela pertence ao clima tropical e possui uma grande quantidade de beta-caroteno e vitamina C.
Groselhas vêm em uma variedade de cores diferentes, com as tonalidades amarelas, sendo as mais doces e as melhores para lanches. Estas bagas de baixa caloria contêm vitaminas A, C e D.
As Mais Famosas Frutas Que Começam Com A Letra G
Goiaba
A goiaba, geralmente apresentando de 4 cm até 12 cm de comprimento, é redonda ou oval, dependendo de sua espécie. Ela tem uma fragrância bem característica e típica, semelhante a uma casca de laranja ou limão. Entretanto, essa frutinha de massa branca ou vermelha é menos acentuada.
A parte externa tende a ser áspera, comumente contendo um sabor amargo, mas também pode ser doce e macia. Variando entre muitas espécies, essa casca tem várias tonalidades. Em geral, é esverdeada antes de sua maturidade, mas também pode ser encontrada nos tons marrom, amarelo ou verde ao ficar madura.
Essas frutas que começam com a letra g possuem a polpa azeda ou doce, bem como esbranquiçada no caso das goiabas “brancas”, como citamos. Já outras variedades se apresentam de cor rosa escuro, sendo as goiabas “vermelhas”. As sementes em sua polpa central acabam variando em número e firmeza, também dependendo de sua espécie.
Na maioria dos países, se come a goiaba crua, normalmente picada em pequenos pedaços, tal como uma maçã. Enquanto isso, em outros locais, essas frutas que começam com a letra g são consumidas com um pouco de pimenta e sal.
Um Pouco Mais Sobre A Goiaba
Devido ao grande teor de pectina, a goiaba é amplamente usada para se fazer:
- Conservas;
- Doces;
- Geleias;
- Entre outros produtos.
Goiabas vermelhas também podem ser utilizadas como a base de receitas salgadas, como alguns molhos. Elas substituem os tomates, especialmente para que a acidez seja minimizada. Bebidas podem ser feitas com a fruta batida ou com a infusão das folhas de goiabeiras.
Groselha
A groselha, fruto do arbusto do gênero Ribes, da família Grossulariaceae, é um pouco picante e suculenta. Ela é utilizada principalmente em geleias e sucos. Existem pelo menos 100 espécies, nativas de climas temperados do Hemisfério Norte e da América do Sul ocidental.
A groselha parece ter sido cultivada antes de 1600 nos Países Baixos, na Dinamarca e em outras partes do Mar Báltico. Os arbustos foram levados para os assentamentos na América no início do século XVII.
A maioria das variedades americanas, no entanto, se originou na Europa. Groselhas vermelhas e pretas são usadas para fazer tortas, doces e outros produtos. Sem contar que essas frutas que começam com a letra g são usadas em pastilhas, para dar sabor e, ocasionalmente, são fermentadas.
Ricas em vitamina C, também fornecem cálcio, fósforo e ferro. A Grã-Bretanha cultiva mais groselhas do que qualquer outro país. Isso porque elas florescem melhor em climas frios e úmidos.
Os solos argilosos e de silte são os melhores. A fruta é propagada por estacas de 20 a 30 cm de comprimento, geralmente colhidas no outono. Na plantação, elas são separadas com 1,2 a 1,5 metros, em fileiras com 1,8 m a 2,4 m de distância.
Grumixama
Essa fruta, com alto teor de antocianina e bem saborosa, fica perfeita em compotas, geleias e sucos. Seu sabor fica ainda melhor se for colhida diretamente no pé e consumida in natura logo em seguida.
A grumixama também tem utilidade na produção das aguardentes, licores e vinagres. A madeira de sua árvore é ideal para o uso em carpintaria e marcenaria, perfeita para se trabalhar em torno. Essa característica útil ocorre por conta de sua textura firme e densidade.
A fruta costuma ser vista em matas ciliares que são preservadas, mas é bem rarefeita em matas nativas. Isso porque a sua madeira é muito utilizada para caixotaria e forros. Tais frutas que começam com a letra g, de tom vinho, ao ficarem maduras, têm alto teor de antioxidantes. Além disso, também são ricas em vitaminas B1, B2, C e flavonoides.
A grumixama, com sua flor branca, aromática, é vistosa na mata, frutificando nos meses de novembro e dezembro. Isso faz a alegria daqueles que possuem a árvore em seu quintal, sem contar com a dos passarinhos que se alimentam dela. Tal planta tem o crescimento lento, entretanto, é ainda bastante usada em projetos para restauração florestal pela sua influência benigna para a fauna.
Guabiroba
Essas frutas que começam com a letra g, de nome científico Campomanesia xanthocarpa, são conhecidas também como gabiroba. A planta pertencente à família Myrtaceae, é um tipo de espécie nativa. Contudo, não é endêmica do nosso país. Ela ocorre no Cerrado e na Mata Atlântica.
Esta árvore mediana tem a altura variando entre 10 até 20 m de altura, sendo dotada de copas alongadas e densas. Os troncos são eretos, com caneluras com diâmetro de 30 até 50 cm. A casca é marrom e fissurada. A folha é oposta, simples, membranácea, frequentemente assimétrica, brilhante, com as nervuras impressas em sua face superior, sendo salientes na face inferior.
Essa planta exige poucos cuidados, tem o crescimento de rápido até médio, e é resistente a temperaturas frias. A guabiroba tem grande teor de carboidratos, proteínas, niacina, vitamina B e sais minerais. Além de ser consumida in natura, essas frutas que começam com a letra g podem ser aproveitadas como doces, sucos, sorvetes e matéria-prima de saborosos licores.
Guaraná
O guaraná tem sua natividade na América do Sul. A fruta é carnuda e branca, envolvendo sementes de tom marrom escuro. Essas sementes têm o tamanho de um grão de café e também contêm um grau elevado de cafeína. Como suplemento, o guaraná é tido como fonte segura de energia.
A videira originou-se lá na bacia amazônica. Foi onde os moradores locais começaram a aproveitar suas propriedades bastante estimulantes. Um jesuíta missionário no século XVII atentou-se para o fato do guaraná ser dado aos integrantes de tribos amazônicas. Estes ganhavam muita energia, gastando com boas caças e serviços braçais.
O refrigerante brasileiro inclui guaraná desde o ano de 1909. Entretanto, o ingrediente só passou a ser amplamente usado nos EUA há pouco tempo, quando as bebidas energéticas ficaram mais populares.
Aprendeu quais são as frutas que começam com a letra g? Se essa questão cair em uma prova, não há mais desculpas para não responde-la.