As framboesas incluem frutose, ácidos orgânicos – cítrico, málico, tartárico, ascórbico, fórmico, kapron e também vitaminas e oligoelementos – magnésio, ferro, potássio, cálcio e fósforo. A framboesa difere de outras frutas, pois após o tratamento térmico todas as suas propriedades benéficas são preservadas. A partir da folhagem da planta, são usadas como infusões, usadas para angina e tosse. É muito utilizada no tratamento de doenças, além de ser deliciosa e nutritiva.
E a infusão feita de folhagem e flores é usada para tratar hemorroidas e doenças ginecológicas. As preparações feitas de frutas, flores e folhagens são caracterizadas por efeitos antipiréticos, antioxidantes, anti-escleróticos e anti-inflamatórios, eles são usados durante o tratamento de resfriados, aterosclerose, hipertensão, diabetes mellitus, anemia, arritmias cardíacas e doenças renais.
Na medicina oriental, medicamentos similares tratam a infertilidade e a infertilidade. Uma infusão feita de folhagem é usada para acne, inflamação erisipelatosa da pele, eczema e erupções cutâneas, enquanto esfregam a superfície da epiderme. São feitas loções com conjuntivite e blefarite. Preparada a partir das raízes, que é usada para tratar a otite média purulenta e para parar hemorroidas e vazamento nasais. Animais experientes com um tumor cancerígeno receberam um extrato de framboesa, que resultou na morte de 90% das células cancerígenas. Este resultado não pode ser repetido por mais de um antioxidante conhecido pela ciência. Além disso, todas as variedades de framboesa têm esse efeito. A seguir, algumas características da framboesa, em especial a framboesa vermelha.
Framboesa Vermelha
A Rubus idaeus, mais conhecida como framboesa vermelha, é uma fruta suculenta e diversas vezes confundida com as amores. De sabor doce com leve amargo, é presente em diversos quintais e parques da nossa nação.
Cuidados com Framboesa no Outono
Quando no outono todas as frutas dos arbustos forem colhidas, é necessário preparar as framboesas para o próximo inverno. Esse procedimento deve ser abordado com toda responsabilidade, pois depende de quanto será a colheita na próxima safra. A superfície do local deve ser liberada da antiga camada de cobertura morta, que deve ser destruída, pois pode conter várias pragas ou patógenos. Em seguida, o solo é cuidadosamente escavado a uma profundidade não superior a 8 a 10 centímetros. 1 vez em um par de anos para escavar, é recomendável adicionar cinzas de madeira e composto ao solo. Os fertilizantes que contêm nitrogênio para alimentar as framboesas no outono não são usados, porque, como eles podem começar o crescimento ativo dos brotos, suas folhas voam tarde, o que aumenta a probabilidade de danos causados pela geada. Caso o arbusto precise de fertilizantes com fósforo e potássio, eles devem ser aplicados em sulcos não muito profundos (de 15 a 20 centímetros), que devem estar localizados a pelo menos 0,3 m das plantas. 40 gramas de sal de potássio e 60 gramas de superfosfato. Nas plantas alimentadas dessa maneira, a colocação de botões de flores melhorará, o que afetará positivamente a colheita futura.
Regando Framboesas
Molhar framboesas na primavera e no verão só é necessário se houver uma seca prolongada. Se chover sistematicamente, ela não precisará de rega. Em um período quente e seco, a planta precisará de rega abundante, enquanto a água deve absorver o solo por 0,3-0,4 m. Além disso, esse arbusto requer irrigação em maio antes de florescer e também durante época de crescimento ativo e amadurecimento dos frutos. A irrigação invernal para essa cultura é de grande importância, pois no outono ela apresenta botões de crescimento no sistema radicular. Nesse caso, tente absorver o solo até a profundidade máxima possível, para que o inverno com framboesa seja mais do que bem-sucedido. O método de gotejamento é mais adequado para regar esta planta.
Transplante de Framboesa
Ao transplantar uma planta, deve-se aderir aos mesmos princípios que em seu plantio inicial. Este arbusto é propenso a forte crescimento. Suas raízes estão localizadas bem perto da superfície do solo e, no verão, um grande número de rebentos de rebentos cresce. Se desejado, com a ajuda de uma pá, elas podem ser separadas do arbusto-mãe e, escavadas juntamente com as raízes, plantadas em um novo local permanente. Se o espécime estiver cheio e velho, então, usando a pá, é possível cortar a parte mais jovem junto com o sistema radicular e um pedaço de terra, enquanto deve-se observar que o diâmetro de suas brotações não deve ser inferior a 10 mm. Em tal “divisão”, é necessário encurtar os brotos para 0,25 me depois plantá-los em outro local. Você pode transplantar framboesas a qualquer momento, exceto no período de inverno. No entanto, jardineiros experientes recomendam esse procedimento na primavera. Para impedir o crescimento descontrolado de uma planta, a área onde ela cresce precisa ser protegida, para isso, folhas de ferro ou ardósia são escavadas no solo ao redor do perímetro.
Propagação da Framboesa
Propagar framboesas é muito simples, fácil e rápido. Como propagá-lo pela prole foi descrito em detalhes acima. Além disso, propagação desta planta usando estacas. As estacas são cortadas em junho em um dia nublado; para isso, são escolhidos filhos de raiz de dois ou três anos. O comprimento das estacas deve ser de 10 a 12 centímetros e devem ter 2 ou 3 placas de folhas. As estacas são imersas por 12 horas em um agente estimulador do crescimento radicular, após o que são plantadas em um recipiente de 0,5 litro, que deve ser preenchido com areia misturada com turfa. Os recipientes são limpos por baixo do filme, enquanto deve-se observar que a umidade necessária para enraizar as estacas deve ser de cerca de 90% e a temperatura deve estar de 22 a 25 graus. Após 4 semanas, as estacas devem começar a crescer. Quando isso acontece eles são cuidadosamente transportados juntamente com um pedaço de terra para um recipiente mais espaçoso: sua altura deve ser de pelo menos 14 centímetros e seu volume, de 1,5 litros. Depois que as estacas se enraizaram, elas devem começar a temperar, e são retiradas por algum tempo ao ar livre. Estacas endurecidas são plantadas na cama de treinamento; elas precisam de uma sombra da luz solar abrasadora, que é removida apenas quando as plantas se enraízam e começam a crescer. No outono, eles são transplantados para um local permanente. Colhidas no outono, as estacas devem ser tratadas com fungicida, que as protegerá de doenças fúngicas. Em seguida, as estacas devem ser cobertas com turfa e armazenadas na adega, porão ou outro local fresco. Assim, antes do período da primavera, as estacas sofrerão estratificação; é importante não esquecer de umedecer sistematicamente a turfa.
Existem tipos de framboesas, cuja propagação eles usam para enraizar as copas (como nas amoras). Portanto, incluem framboesas roxas. Nas primeiras semanas de outono, o rebento cultivado começa a se inclinar em direção ao solo, enquanto as folhas localizadas no topo ficam menores e assumem uma forma de laço – neste momento, cria raízes. Esta filmagem deve ser separada junto com a “alça”, enquanto deve ser enraizada exatamente da mesma maneira como descrito acima.