O habitat original da framboesa européia é o sudeste da Europa. A fruta (drupelet) hoje é encontrado, além de na Europa, sua origem, também na Ásia e América do Norte.O nome científico da framboesa é Rubus idaeus L. A framboesa pertence a família das Rosaceae (Família da rosa e da amora silvestre)
Características da Framboesa
As framboesas têm o melhor sabor colhido na hora. Quando adequadamente maduros, são facilmente retirados do receptáculo, que fica para trás no mato como um cone branco. Os frutos macios e aveludados são doces e suculentos e se dissolvem na língua, deixando apenas os pequenos pedaços duros para serem rachados e triturados.
A fruta é um cacho redondo em forma de cone, com 1/3 a ½ polegada de diâmetro de gotas de polpa, ficando vermelho arroxeado e se separando facilmente do receptáculo quando maduro e muito saboroso!
A propósito, botanicamente, a framboesa não é uma baga, mas uma ‘drupelet’: uma fruta composta feita de pequenas drupas – frutas de caroço, cada uma contendo apenas uma semente dentro de uma casca dura. As bagas, por outro lado, geralmente incluem mais de uma semente (como a groselha). Em uma observação mais próxima, às vezes podem ser vistos pequenos fios amarelados nos drupes individuais de framboesa. Estes são restos do estigma, parte do órgão feminino da planta.
A Planta
No jardim, as hastes eretas, levemente espinhosas, do arbusto de framboesa – conhecidas como bastões – crescem até uma altura de um a dois metros. Eles geralmente são plantados em fileiras e treinados ao longo de fios. As folhas são dispostas como mãos e são brancas e feltro na parte inferior. No segundo ano, os bastões exibem flores brancas a rosadas, agrupadas em cachos soltos que revelam sua conexão com a família das rosas. No inverno, as bengalas bienais que deram frutos voltam ao nível das raízes. Eles permanecem em pé como galhos secos. Na primavera, novos bastões brotam do porta-enxerto, que forma ventosas subterrâneas em ramificação.
A framboesa vermelha é deliciosa para os seres humanos, e muitas cultivares foram desenvolvidas a partir de espécies selvagens . Animais como urso preto e coiote também consomem as frutas suculentas. Como as flores são quase sempre auto-incompatíveis, essa espécie depende de abelhas e outros polinizadores para produzir frutos.
O Cultivo de Framboesa
A maioria das framboesas vermelhas comerciais são cultivares ou híbridos de Rubus idaeus e R. strigosus. Duas espécies norte-americanas de framboesa preta ( R. occidentalis e R. leucodermis ) também são cultivadas comercialmente em algumas áreas, embora a produção seja limitada. As plantas de framboesa são bastante resistentes a doenças e pragas, mas devem ser apostadas ou treliçadas para controlar seu crescimento selvagem.
Variedades vermelhas são geralmente propagadas por ventosas (brotos adventícios) das raízes da planta-mãe, embora as estacas de folhas ou raízes também sejam usadas para o rápido aumento de novas variedades. As variedades de preto e roxo têm bastões arqueados e são propagadas por camadas de ponta, as pontas dos brotos sendo enterradas a cerca de 50 mm de profundidade no final do verão e as pontas enraizadas sendo escavadas no início da primavera.
Framboesa vermelha é freqüentemente encontrada ao longo de estradas e trilhas para caminhadas. Seus frutos são dizimados rápida e amplamente por pássaros e mamíferos, resultando em dispersão generalizada de sementes. Estabelece-se rapidamente a partir de sementes, após o que rizomas vigorosos e agressivos geralmente criam colônias densas. É provavelmente a fruta silvestre mais amplamente reconhecida e consumida, embora na estação das moscas seja altamente recomendada.
Benefícios da Framboesa
As framboesas são ricas em vários compostos antioxidantes poderosos , incluindo vitamina C, quercetina e ácido elágico. Em comparação com outras frutas, as framboesas têm um conteúdo antioxidante semelhante ao dos morangos, mas apenas metade do que as amoras e um quarto do que os mirtilos. Uma análise de estudos em animais sugere que as framboesas e seus extratos têm efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que podem reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.
Uma framboesa contém 200 moléculas que contribuem para seu sabor distinto de framboesa. Uma delas, a framboesa cetona, foi apontada pelos fabricantes de alimentos décadas atrás por seu cheiro potente. Doces, sabonetes e velas com sabor de baga fabricados hoje provavelmente usam cetona de framboesa. Mais recentemente, a cetona de framboesa chamou a atenção do público novamente, mas desta vez como um suposto auxílio à perda de peso.
Por volta de 2010, os cientistas notaram que a cetona de framboesa tinha uma estrutura molecular semelhante à capsaicina, que é a substância química responsável pelo calor dos chili peppers . Estudos preliminares também sugeriram que a capsaicina impede o ganho de peso. À luz dessas descobertas, os cientistas realizaram estudos em ratos e tecidos humanos para verificar se a framboesa cetona também influencia o ganho de peso.
Fatos Sobre as Framboesas
- Segundo a lenda, as framboesas eram originalmente brancas. A ninfa Ida cutucou o dedo enquanto apanha frutas para o bebê chorão Júpiter, e as framboesas foram tingidas de vermelho com o sangue;
- Faz o nome botânico da framboesa, Rubus idaeus, fazer muito mais sentido. Rubus significa “vermelho” e idaeus significa “pertencente a Ida”;
- Uma framboesa é composta de muitas frutas minúsculas, chamadas “drupelets”, agrupadas em torno de um núcleo central. Cada drupel contém uma semente e uma framboesa média tem de 100 a 120 sementes;
- As framboesas são vermelhas, roxas, douradas ou pretas. As framboesas douradas são um pouco mais doces que as outras variedades;
- Um antigo mito sobre framboesas é originário da Alemanha e afirma que existem qualidades mágicas das framboesas. Acreditava-se que, para domesticar um cavalo enfeitiçado, seria necessário amarrar um galho de framboesa selvagem ao redor do corpo do cavalo;
- Foi sugerido que beber chá de folhas de framboesa reduz a segunda etapa do trabalho de parto.
- Ao contrário de muitas outras frutas, as framboesas verdes não amadurecem após serem colhidas. Se você quer uma framboesa madura, precisa ser paciente!
- A principal diferença entre framboesas e amoras é que as framboesas têm um núcleo oco no meio, enquanto as amoras não.
- As amoras-pretas não são iguais às “framboesas pretas”. As amoras-pretas têm um “núcleo” que permanece na fruta quando é colhida e, ao contrário dos bastões de framboesa pretos que crescem na vertical, os bastões de amora são longos e rastejantes.