O universo das flores é vasto e bonito, podendo ter uma longa lista de aspectos únicos. Dessa maneira, as flores são extremamente interessantes e complexas, com um modo de vida todo especial quando comparadas aos animais. Por isso, por vezes, se torna tão complicado para as pessoas compreenderem realmente o funcionamento das flores.
Em todo caso, mesmo que se entender como elas realizam as suas reações mais básicas, as pessoas adoram o mundo das flores e gostam bastante de tê-las por perto. Isso porque as flores podem representar frescor, aromas de qualidade, trocas gasosas mais frequentes, produção de gás oxigênio e muito mais para as pessoas. Além, é claro, de complementarem muito bem qualquer ambiente, dando um tom de beleza aos lugares e cenários de todo o mundo.
Dentro disso, há muitas formas de separar as flores e plantas, seja pelo modo de vida, por saber se dão frutos ou não ou qualquer outro detalhe mais básico ou complexo. Uma delas, porém, se trata da separação das flores a partir das suas iniciais, com todas as culturas que começam com a letra P, por exemplo, estando presentes no mesmo cenário. Portanto, veja abaixo um grande exemplo disso, conhecendo melhor o universo por trás de algumas flores da letra P.
Peônia
A peônia é um gênero e plantas e não apenas uma planta em si, mas, em todo caso, é bastante interessante analisar como as peônias possuem detalhes muito especiais.
Muito comum no Hemisfério Norte, a peônia é um tipo de planta que possui capacidade de adaptação a muitos locais de toda essa parte do mundo. Isso porque o gênero é amplo e engloba algumas plantas diferentes, capazes de resistir ao calor de parte da África e ao frio de parte da Europa, por exemplo. Vale lembrar que a peônia é uma planta geralmente perene, ou seja, que dá flores ao longo de todo o ano.
As versões arbustivas dessa planta podem chegar aos 3 metros de altura, enquanto as herbáceas chegam apenas a 1,5 metro. Bastante utilizadas para a ornamentação de ambientes, a peônia é um tipo comum de plantas em grande parte do continente europeu, o que mostra bem como essa cultura pode ser vasta e bela, ainda que tenha algumas particularidades. Em todo caso, ter uma versão da peônia em seu lar é uma grande sensação, seja pela beleza ou pelo aroma.
Papoula
A papoula está entre as plantas mais famosas de todo o planeta Terra, possuindo forma de uso muito comum no mundo: o uso no paisagismo. Assim, esse tipo de planta se destaca bastante pelas cores das suas flores, além de ter toda uma simbologia ligada aos mitos da Grécia Antiga.
A planta é rica em uma série de substâncias, algumas muito boas para o corpo humano, como ferro e a vitamina B. Em todo caso, vale lembrar que, quando ingerida pelas pessoas, a papoula pode levar à sonolência, além de ser capaz de causar dependência quando ingerida de maneira frequente e contínua.
O uso da papoula é mais recomendado para o combate ao estresse agudo e aos sintomas da ansiedade, sendo uma arma usada como calmante para alívio das sensações negativas. A papoula também pode ser usada para aliviar as dores de dente, o que era bastante comum no passado, sendo a planta uma excelente alternativa para tal.
Atualmente, o uso da papoula é mais comum para a decoração de ambientes, sejam internos ou externos, Muitos jardins, por exemplo, possuem a papoula como destaque, mostrando como uma flor pode ser valorizada pela sua beleza e também pelos efeitos que têm no corpo humano.
Polígala
A polígala é uma planta de pequeno porte, que apenas pode chegar aos 30 centímetros de altura, sendo até comum que fique mais baixa. Bonita, a planta apresenta flores roxas, de tom forte. Contudo, as flores da polígala não são muito grandes, o que não permite que a planta seja usada como ponto focal de jardins, por exemplo.
O mais comum, dessa forma, é o uso da polígala para a cobertura do solo, como forragem, ou como acompanhante de outras plantas, apenas para o preenchimento de espaços. Porém, a polígala também pode ser importante para o corpo, tendo ações que ajudam a tratar de alguns problemas de saúde. No caso, uma dos mais conhecidos efeitos da polígala sobre o corpo humano é em relação ao alívio de problemas respiratórios.
Dessa maneira, a planta se faz conhecida por limpar as vias nasais e permitir que as pessoas tenham uma vida mais comum, sem o incômodo que pode ser esse tipo de dificuldade respiratória. Contudo, o consumo constante da polígala pode causar alguns problemas ao corpo. Entre eles está a diarreia e o vômito, dois dos mais comuns problemas ligados à polígala. Para evitá-los, o mais recomendado é consumir a planta moderadamente.
Pulsátila
A pulsátila possui grande destaque no mundo do paisagismo pela maneira como consegue impactar as pessoas quando com as flores abertas e desenvolvidas.
O tom de violeta forte, portanto, permite que toda a atenção seja capturada para ela. Em contraponto, o amarelo central cria um constaste capaz de fazer a cultura se tornar famosa em todo o planeta. A planta em questão possui origem na Europa, sendo do tipo herbácea. Muito pequena, a pulsátila pode ser cultivada em vasos.
A flor em questão gosta de locais secos para se desenvolver plenamente, não sendo muito bom para o seu crescimento o excesso de regas, por exemplo. Vale lembrar ainda que essa planta pode até mesmo desenvolver fungos quando regada de maneira muito constante.
A pulsátila também é muito utilizada na área da saúde, junto a outras plantas, para acabar com uma longa lista de problemas. A insônia e algumas dores relacionadas à digestão também podem ser diminuídas com o consumo da pulsátila. O mau funcionamento das veias, contudo, está entre os principais problemas atacados pela pulsátila. No caso, essa planta ajuda a fazer com que a circulação do sangue pelo corpo volte a se dar de maneira mais fluída e simples, sem tantos problemas.