Todos nós adoramos as flores. Nas nossas casas, essas maravilhas fazem parte de lindas peças de centros de mesa, sendo perfeitas nos nossos jardins. Além disso, são elementos importantíssimos em festas tradicionais de casamento, entre outras. Cada pessoa tem a sua planta favorita, mas, quais seriam as flores que começam com a letra f?
É bem provável que existam vários tipos dos quais nem sequer ouvimos falar. Contudo, este artigo foi preparado justamente por isso. Você está interessado em conhecer florzinhas com a letra F? Abaixo segue uma lista de nomes das plantas que pode lhe ser útil para várias coisas. Que tal brincar de adedanha depois dessa leitura?
Flores que Começam com a Letra F
Falenópsis
Já ouviu falar na Falenópsis? Este é um nome popular que se dá ao enorme grupo com espécies, bem como híbridos das orquídeas. Ela pertencente ao gênero Phalaenopsis.
A orquídea epífita mostra o crescimento monopodial. Isso significa que as folhas novas acabam surgindo em cima das folhas velhas. Assim, ela não mostra mudas laterais. Por esse motivo é bem difícil ter uma multiplicação dividindo a planta, tal como acontece com outras orquídeas com crescimento simpodial.
Essas flores que começam com a letra f são arredondadas, com duas pétalas na parte superior bem grandes. O labelo se mostra menor, muitas vezes possuindo coloração diferenciada. A cor varia muito, ficando entre branco, rosa, amarelo, púrpura, etc. As combinações e tons diferentes são pintalgadas ou podem não ser.
Falso-Íris
A falso-íris se mostra com folhagem bem ornamental, dispondo-se na forma de leque. A flor azul é grande e bonita, porém pouco durável. É a planta apropriada de se ter em canteiros com baixa manutenção, uma vez que exige pouca adubação periódica.
Seu cultivo ocorre em conjunto com outras espécies, bem como de maneira maciça ou bordadura. As florações podem se estender ao longo do ano, mas tem maior abundância durante o verão e a primavera.
Deve ser plantada no sol pleno na ou meia-sombra, no solo fértil, enriquecido de matéria orgânica. Não se pode esquecer das regas regulares. Essa integrante da lista com as flores que começam com a letra f aprecia o tempo frio e se multiplica pela divisão com mudas.
Festuca
Gramínea hibernal, perene, com enorme perfilhamento, bem como folha verde-escura. A festuca se adaptada a vários ambientes, possuindo tolerância ao calor em excesso, a secas, solos úmidos, insetos e geadas. Tem crescimento na temporada de verão, eficiência na utilização da água. Sua raiz é profunda e possui compatibilidade com os trevos.
As modernas variedades dessas flores que começam com a letra f possuem ótima qualidade de nutrição para os animas. Ela é comumente indicada nas produções de comida para gados de corte, de leite, ovinos e equinos. A festuca, adicionada a outros ingredientes, contém índices de:
- 21,3% da proteína bruta;
- 76% da digestibilidade.
É tolerante a secas, mas fica bem quando há bons níveis chuvosos e de irrigação. Essa planta mostra seu potencial, se desenvolvendo melhor nos solos médios a pesados. Por conta de suas características bem particulares, ela é tida como única.
Tem o estabelecimento lento, sensibilidade no estágio da plântula, sem contar que é um tipo de planta que não compete bem com outras. Ela necessita de uma semeadura que contém pouca profundidade, contudo, precisa ser utilizada com bons sistemas produtivos, de planejamento e ótimas técnicas para implantação.
Fios de Ovos
A fios de ovos é uma das flores que começam com a letra f e pertencem ao gênero com cerca de aproximadamente 150 espécies parasitas. Ela é uma planta trepadeira volúvel, com caule herbáceo e filiforme. Sem contar que sua ramificação é delicada, desprovida de clorofila e, segundo a espécie, pode ter as cores:
- Amarela;
- Creme;
- Rósea;
- Laranja;
- Vermelha.
Sua folha é reduzida em escamas pequenas que são imperceptíveis. A inflorescência surge no verão, com rácemos, cimeiras e panículas. A fios de ovos apresenta flores pequenas e cerosas, de cores brancas, róseas ou creme. Além disso, produz milhares de sementes diminutas, podendo permanecer viável por mais ou menos 15 anos.
Assim que germina, a plântula é verde e possui raízes que permanecem vivas pelo período de 10 dias independente de um hospedeiro. Quando encontra esse hospedeiro, a mudinha se enrosca, emitindo haustórios, órgãos para sucção e fixação. Eles penetram no tecido da planta que é afetada, roubando a seiva produzida. A raiz original morre, pois já não é mais necessária. O seu crescimento se mostra veloz, com as espécies atingindo aproximadamente 7 cm diários.
Flamboyanzinho
Flamboyanzinho é uma das flores que começam com a letra f. De nome científico Caesalpinia pulcherrima, esta árvore, ou arbusto lenhoso, como alguns a consideram, tem o porte pequeno. A família é a Fabaceae, ou seja, leguminosas.
Nativa da América Central, tem um crescimento rápido. Sua folhas são recompostas com folíolos permanentes e pequenos. Sua copa possui um formato mais arredondado, atingindo a altura de até 4 metros.
A flor é vermelha, alaranjada ou amarela (no tipo flava), disposta nos cachos paniculares. Sua época para floração fica entre setembro ao mês de abril. O fruto é parecido com legume, mais especificamente, vagem, sendo que a época para frutificação fica entre os meses de maio até junho.
Essa espécie possui uma seiva tóxica, mas, ainda assim é indicada quando se quer arborizar áreas urbanas, já que ornamenta e tem a raiz pivorante.
Flor da Fortuna
A Kalanchoe blossfeldiana, ou flor-da-fortuna, é originária do continente africano, pertencente à família crassulácea. Possui as folhas suculentas e resistentes ao calor, bem como à pouca água.
As tonalidades desta maravilhosa flor podem variar entre alaranjado, vermelho, amarelo, lilás, rosa e branco. Em geral, alcança a altura de 30 cm, o máximo, adaptando-se aos solos soltos, bem drenados e férteis. Os lugares mais indicados para seu cultivo são aqueles que ficam iluminados, como jardins e varandas externas.
A folha e a flor não devem ser diretamente molhadas, porque pode apodrecer. Água em excesso é péssimo. Regue o solo com pouquíssima água, somente a quantidade que escorrerá no pratinho. Faça isso duas vezes na semana durante os dias mais quentes e somente uma nos dias mais frios. Retire os caules conforme forem murchando.
Gostou de conhecer as flores que começam com a letra f? Agora não tem desculpa mais para não completar esse item nas brincadeiras de adivinhação.