Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no mundo do paisagismo.
Aprendera um pouco sobre a facilidade de planta-la e verá uma pequena reflexão sobre a importância da natureza.
Preparado(a)? Vamos lá então.
A Flor de Mel
Da família das Brassicaceae, é uma flor que tem origem no Mediterrâneo e na Europa, e que conquistou grande público com seu doce cheiro.
Ganhou este nome por seu perfume parecido com o do Mel, ela também é chamada de Aliso, Doce Alisso, Flor de Mel e tem por nome científico Lobularia maritima.
Seu ciclo de vida é de um ano, ela se multiplica por sementes. É plantada tanto isolada quanto em conjunto a outras flores, normalmente ela floresce na Primavera.
Suas flores possuem 4 pétalas e normalmente são: brancas, roxas, lavanda, rosa, rosa claro e alaranjadas. Elas nunca passam dos 20 centímetros de altura.
Vive exposta ao Sol direto ou a meia-sombra sem nenhum incômodo, é de clima temperado, tropical, subtropical e mediterrâneo.
Muito utilizada no paisagismo, seu solo deve sempre ser bem drenado e rico em matérias orgânicas.
Flor de Mel Amarela
Também tem por nome popular Alyssum Amarelo e normalmente é chamado de Allyson Cesto de Ouro e Açafate de Prata.
Sua cor amarelo-vibrante é capaz de encantar a qualquer pessoa, tem sempre de 10 a 30 centímetros, elas crescem e se desenvolvem facilmente.
Adora o frio subtropical e o clima mediterrâneo, e é até capaz de sobreviver a geadas que cobrem um curto período de tempo.
Seu solo sempre deve ser bem drenado, fértil e arenoso.
É preferível que ela seja criada sob Sol pleno, contudo ela não suporta calores excessivos e encharcamentos.
Herbácea Perene, normalmente possui flores amarelas, mas às vezes você achará flores azul-cinza nela.
Se reproduz rapidamente e cria um tapete denso de suas flores em pouco tempo, principalmente na Primavera.
Diferente das outras Alyssum, ela tem um longo ciclo de vida. É comum em dunas e praias.
Dicas Gerais de Como Cuidar de sua Alyssum
Planta de fácil cultivo, não deve ficar sobre solo seco e nem muito encharcado.
Ao crescerem sempre parecem uma pequena moita, germinam rapidamente e sobrevivem a quase todos os tipos de solo.
Devido a seu cheiro, ela sempre atrai muito insetos, se tornando eventualmente muito bem polinizadas. A temperatura mais ideal para germiná-la é entre 12 e 24 graus.
Ao colocar sua semente em seu jardim ou vaso, deixe-a perto da superfície. Gênero de planta que se divide em aproximadamente 50 espécies diferentes.
Quer conhecer mais dicas de como plantá-las? Acesse aqui.
Outras Plantas de Fácil Cultivo
Além da Flor de Mel, existem outras plantas que são de muito fácil cultivo, como:
- o Hibisco: que é cultivado no Sol ou na meia-sombra e dispõe de lindas e coloridas flores; Resistentes a falta de água e adaptáveis a muitos tipos de solo;
- a Violeta: é cultivada em ambiente que a protege do Sol, porém detém de claridade. De poucas regas e ficam lindas em qualquer lugar em que estiverem;
- a Orquídea: delicada e de belas cores, que trazem ao ambiente um tom agradável e ameno. Ela deve ser regada somente de 2 a 3 vezes por semana;
- o Crisântemo: criadora de delicadeza e beleza aos ambientes em que habita, esta flor tem de origem Asiática. É necessário Regá-la de 2 em e 2 dias.
- Kalanchoe: tem pequenas flores e é popularmente conhecida como “planta da fortuna”, encontrada em suas diversas cores diferentes. Normalmente é regada somente quando seu solo esta bem seco.
Para conhecer mais plantas de fácil criação e cuidado, acesse esse artigo do Tua Casa.
As Flores
Como estamos falando sobre as flores, não existe nada mais justo do que este texto falar para você um pouco sobre o que as flores são, e como elas funcionam de uma maneira um pouco mais científica.
Elas são os órgãos de reprodução das plantas angiospermas. E elas são assexuadas (monóicas) e/ou sexuadas (dióicas).
Sua função consiste basicamente em reprodução para sobrevivência de suas espécie. Contudo elas também possuem significados que são carregados a séculos na história humana.
Significam vida nova, morte, vitória sobre a morte, jovialidade e até energia. Algumas possuem significado próprio, e são:
- a Begônia: ela representa cordialidade, beleza e felicidade. É considerada como uma planta que traz boas energias para o ambiente em que vive na cultura Feng Shui;
- a flor de Lótus: simbolizada no Budismo como pureza da mente e do corpo, em diversos pontos da cultura oriental ela representa perfeição, graça e elegância;
- flor de Lis: é utilizada como um dos símbolos da maçonaria e alquimia. Foi muito usada como brasão na realeza francesa e significa honra, lealdade, soberania e poder;
- o Girassol: também é conhecido como flor do sol, simboliza a lealdade, calor, o entusiasmo, energias boas e principalmente a felicidade.
- a Cerejeira: suas flores significam amor, felicidade, esperança, renovação e a beleza feminina.
A Importância da Natureza
Este como todos os outros textos deste site, veem através do entretenimento e de uma leitura leve e divertida, te mostrar sempre as grandes maravilhas que a natureza tem a nos dar.
Por isso durante esse artigo, foi necessário te trazer uma pequena reflexão sobre a importância da preservação de todas as árvores, flores, animais e todo o genoma natural existente na Terra.
Se as florestas e os mares não forem protegidos, não irá existir a chance de você aproveitar tudo o que a Terra tem a oferecer e este incrível blog vem te apresentar.
Conclusão
Durante este texto você viu e aprendeu sobre a Flor de mel ou Alyssum se preferir, conheceu a Flor de Mel Amarela e toda sua diversidade.
Sem contar as grandes dicas de como plantá-la e um pouco mais sobre as flores e os significados pontuais de algumas de suas espécies.
Continue em nosso site, e conheça outros textos incríveis sobre o mundo e a natureza.
Até a próxima.
-Diego Barbosa