Além do uso ornamental dado a esse arbusto, sempre fica uma dúvida: a flor de jasmim manga é comestível?
Bem, a fragrância intensa e agradável das flores faz com que sejam utilizadas na preparação de aromas na forma de incensos, perfumes e óleos essenciais. Pela mesma razão, elas são usadas para fazer guirlandas, tal como no caso do Havaí. Com esses colares é que os turistas que visitam a ilha são recebidos, fazendo desta uma tradição muito importante.
Quanto ao uso na culinária, o artigo abaixo vai explicitar tudo a respeito.
A Flor de Jasmim Manga é Comestível ou Não?
Essa pergunta sobre se a flor de jasmim manga é comestível ou não será respondida agora: sim! Em algumas culturas, a flor é usada para fins comestíveis, cozida com açúcar. Na Polinésia, ela é usada para adoçar alguns pratos de seus alimentos típicos.
Características Básicas da Flor
A flor de jasmim manga é um arbusto ou árvore relativamente pequena que cresce apenas entre 5 e 6 metros de altura. Seus caules e galhos são grossos e suculentos, com folhas longas e rígidas, muito vistosas, com mais de 20 centímetros.
A flor é muito marcante, cresce em cachos de 5 pétalas e cores diferentes de acordo com a variedade. É altamente perfumada, com aromas doces que lembram amêndoas e baunilha. Seu nome científico é Plumeria Rubra Acutifolia e tem origem na América do Sul, central e do norte.
E ainda nem comentamos que ela foi selecionada como a flor nacional da Nicarágua. Além de ser amplamente cultivada em áreas tropicais, ilhas do Caribe e do Havaí.
Em climas com frio e geada, é uma planta interna e perfeita para um jardim de inverno, estando presente em locais urbanos. Algo importante a ser ressaltado é a sua necessidade de sol direto por muitas horas.
No Brasil, pode ser vista como uma árvore de calçada, em parques e jardins, em tamanhos grandes e com comportamento praticamente selvagem em ambientes de colinas e selvas.
Descrição Detalhada das Partes da Planta
Você já sabe que a flor de jasmim manga é comestível, portanto, que tal aprender mais sobre seus pequenos e interessantes detalhes?
A árvore é pequena e tem forma de candelabro. Possui um tronco suculento, mas parecido com borracha. Além do mais é quebradiço e com uma seiva pegajosa branca que pode irritar a pele. O dossel e as flores estão apenas no terminal dos galhos. A árvore é decídua e perde suas folhas nos meses mais frios e secos.
Folhagem
As folhas são de tons verde escuro em cima e verde mais claro por baixo. São, côncavas com 30 a 50 cm de comprimento, elípticas com ponta afiada no final. Essas folhagens estão dispostas em cachos no final dos galhos.
Casca
Fina, de tonalidade cinza e verde, bem como aspecto escamoso. A descamação se forma quando as folhas caem no inverno, deixando marcas semicirculares na casca.
Flores
A flor de jasmim manga é comestível e possui características bem interessantes. É inicialmente tubular, antes de se abrir para uma flor cerosa de 5 pétalas, com 5 a 7 cm de diâmetro.
Proeminentemente profusa e fortemente perfumada, ela varia de vermelho, rosa a branco com salpicos de amarelo e rosa no centro. As flores são terminais, aparecendo pela primeira vez no final dos galhos, mesmo antes das folhas na primavera e durante o período de verão.
Dicas de Cuidados com a Flor Jasmim
A flor de jasmim manga é comestível, mas para que ela seja cultivada, é preciso regar apenas durante a primavera e o verão. Assim, deve-se aguardar completamente na seca durante os meses mais frios.
Nenhuma poda é necessária, mas ela aprecia a aplicação frequente de um fertilizante de liberação lenta.
Quando se pensa em plantas, principalmente se a flor de jasmim manga é comestível, logo nos vem à mente as flores brancas cremosas com um centro amarelo.
Este tipo de planta comum é a favorita entre diversos culinaristas. Isso porque existem muitas cores e formas para escolher e até variedades anãs e sempre-verdes. Assim, os pratos ficam mais saborosos e melhor decorados.
Outros Usos das Flores
Extremamente perfumadas e vistosas, as flores têm uma fragrância marcante e doce, que é um pouco diferente entre as muitas variedades. A flor de jasmim manga é muito conhecida, pois com ela é confeccionado o famoso colar havaiano.
Este colar é um presente para muitas ocasiões, como:
- Aniversário;
- Nascimento;
- Casamento;
- Morte;
- Formatura.
Eles marcam as cerimônias políticas, religiosas, pessoais, etc.
O colar é tão importante nas culturas havaianas que, desde o ano de 1928, todos os dias 1° de maio, é festejado o “Lei Day”. É quando o adereço é confeccionado e distribuído entre os indivíduos em um tipo de comemoração e exaltação pelo o que se chama de espírito aloha.
A confecção do colar havaiano é uma tradição antiga e, mesmo essa espécie de flor sendo atualmente a mais conhecida nessa confecção, o adorno original era feito com a flor de jade vermelha, ou Mucuna benettii – Fabaceae. Outra opção era a versão turquesa, de nome científico Strongylodon macrobotrys – Fabaceae ou com a flor de pikake, a Jasminum sambac – Oleaceae.
A planta só chegou ao Havaí lá pelo ano de 1860, sendo levada pelo botânico e médico alemão, Sr. William Hillebrand. Nesse local a espécie encontrou o solo e o clima extremamente favorável para seu crescimento, bem como desenvolvimento das novas variedades.
Uso Medicinal
A flor jasmim manga é comestível e é também utilizada dentro da medicina Ayurveda. Isso porque possui diversas propriedades farmacológicas, o que a faz ser considerada:
- Vermífuga;
- Bactericida;
- Calmante;
- Eficaz nos tratamentos de reumatismo;
- Ótima para doenças venéreas;
- Incrível para indigestão;
- Boa para insônia.
Por sua eficaz e conhecida ação abortiva, a flor de jasmim manga não pode ser oferecida a mulheres em estado gravídico. Sem contar que ela é considerada, nesses casos, como um mau agouro.
O jasmim manga também tem propriedades místicas. Para o povo mexicano, seus deuses nasceram das flores dessa espécie. Já para o povo budista, é um símbolo da imortalidade, pois produz flores independente de se forem arrancadas da terra.
Na parte sudeste da Ásia, ela é plantada nos templos, bem como cemitérios, acreditando-se que abrigue demônios e fantasmas. Mas, independente da cultura e região, algo é certo: a flor de jasmim manga é comestível e possui uma beleza admirável.