Olá, tudo bem?
Espero que sim. durante o artigo de hoje você conhecerá o Heléboro, uma planta perene e que normalmente levanta muitas dúvidas sobre seu consumo. Será que ela é perigosa? Você descobrirá hoje.
Além disso, você irá conhecer algumas de suas espécies e um pouco sobre o curioso Heléboro Negro.
Preparado(a)? Vamos lá então.
As Flores
Antes de você conhecer diretamente o Heléboro, é importante que você conheça um pouco mais sobre as flores e sua enorme função na natureza.
Flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas, e é através delas acontece o ciclo que chamamos de polinização.
Sua existência tem como principal objetivo, auxiliar na continuidade e preservação de sua espécie. Elas podem ser dioicas ou monoicas.
As dioicas são flores sexuadas, enquanto as monoicas são assexuadas. Também são divididas entre as chamadas flores completas e incompletas.
As completas são constituídas por: estame, carpelo, pétalas e sépalas. Na falta de qualquer uma destas características, ela passa a ser considerada uma flor incompleta.
Como detentoras do pólen e da formação de novas plantas, elas dispõem de um papel importante no equilíbrio do meio ambiente.
Se quiser saber mais sobre as flores, sua estrutura e desenvolvimento, acesse este texto do Toda Matéria.
Heléboro
Para você que está se perguntando, “o Heléboro é perigoso?”, “é venenoso?”, a sua resposta é sim.
Esta linda planta é tóxica, e mesmo seu consumo ser cheio de benefícios, ele deve ser cauteloso. se você mexer na planta sem luvas, poderá sentir algumas irritações.
Seu nome científico é Helleborus, ela é uma herbácea perene e pertence a climas temperados e subtropicais.
Dividida em diversas espécies, esta planta é resistente ao frio e chega a aguentar frios de até -5° e -6° graus sem morrer ou fechar sua flor. Sem contar que elas são capazes de aguentar neve e grandes geadas.
Nativa da Turquia e Grécia, ela possui folhas verde-escuro, pouco serrilhadas e grandes. Sua folhagem é considerada muito brilhante e um ótimo decorativo para o inverno.
Considerada uma planta de inverno, uma de suas espécies é muito utilizada durante o Natal. A chamada Heléboro rosa.
Sua reprodução acontece por meio de sementes, durante a primavera e verão. As suas espécies mais conhecidas são: o Heléboro Lividus e o Heléboro Negro. Ela tem entre 40 e 50 centímetro de altura, e possui crescimento lento.
Para quem pensa em planta-lá, uma ótima dica é que se você for plantá-la em um vaso, coloque-a em um lugar bastante espaçoso para que suas raízes não congelem durante o inverno.
Espécies
Como o assunto é Heléboro, que tal conhecer algumas de suas principais variedades?
- Heléboro verde: de folhagem intensa, dividida e cascuda, sua flor é verde e sua cor dispõe um aspecto muito suave durante o inverno;
- H. Oriental: nativa da Grécia e Turquia. De tamanho médio, suas flores são lindas e de cor vermelha.
- H. Sardento: Não se sabe sua origem, porém, acredita-se que esta é uma espécie híbrida. Suas flores têm cor roxa avermelhadas e são duplas;
- H. Vermelho: ela é de origem das montanhas de Cárpato e é muito encontrada na Romênia e na Hungria. Suas folhas são grandes e suas flores são vermelhas.
O Heléboro Negro
Esta é talvez a espécie mais famosa de sua família, e a mais utilizadas por humanos a séculos. Considerada uma planta medicinal, ela era usada para o tratamento de pessoas na Grécia Antiga.
Usada hoje como um ótimo remédio natural para fortalecer o coração e prevenir doenças no mesmo. Seus nutrientes e propriedades também o fazem funcionar como um hipertensor e diurético.
É recomendado que antes de tomá-lo, você consulte um médico para saber se lhe fará bem ou não ingerir a flor. Seu consumo em excesso pode gerar problemas cardíacos.
Esta planta é muito encontrada em regiões de montanhas.
Significado do Heléboro
Você sabia que durante a história esta planta, e principalmente algumas de suas espécies foram consideradas misteriosas e ligadas a lendas, misticismo e que elas possuem significados profundos?
A planta em si, está intimamente ligada à liberdade e mais especificamente a liberdade da ansiedade. Além disso, ele carrega o significado de tranquilidade e paz.
De acordo com este artigo do Folhas e Folhagens, o nome Helleborus advém de duas palavras gregas que juntas criam o significado de “comida mortal”.
Significado de Outras Flores
Assim como o Heléboro, existem outras flores que possuem seus próprios significados, que fizeram parte da história e construção cultural de países do mundo todo, alguns exemplos disso, são:
- a Flor de Lis: sempre foi considerada um grande símbolo de poder e soberania, sendo o símbolo de um antigo brasão da família real francesa . Seu nome significa Lírio e Íris, ela também representa lealdade e honra;
- Begônia: planta que possui uma história milenar e está intimamente ligada a cultura chinesa Feng Shui. Ela representa: cordialidade, felicidade a pureza do amor, entre outros;
- Cravo: dispõe grande história com o Mundo Ocidental, já na Grécia antiga, ela era usada como símbolo de cerimônias. Suas diferentes espécies e cores, dispõem de diferentes significados. Estes nos quais variam entre amor, talento, paixão, alegria, etc;
- Azaleia: planta chinesa, rustica e que assim como o Heléboro é resistente ao frio. Ela representa a perseverança, delicadeza, elegância e amor a natureza. Está intimamente ligada, ao Feng Shui;
- Dália: bela flor, com uma família que possui uma enorme diversidade, contando com 3 mil espécies diferentes. ela representa o conhecimento, a piedade e o amor correspondido. Contudo, seu significado se altera de acordo com seu tipo e cor;
- Petúnia: muito ligada a força espiritual, a transformação e sabedoria. Sua origem se dá na Argentina e é considerada uma flor anual.
Conclusão
Olá novamente, durante o artigo de hoje você aprendeu sobre a Flor de Heléboro e conheceu também algumas de suas espécies mais conhecidas.
Você viu um pouco sobre as flores, suas estruturas e sua função na natureza. Conheceu o significado do Heléboro e o significado de algumas outras plantas.
Se você gostou do artigo de hoje, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!
Até a próxima.
-Diego Barbosa