A Flor de Chagas (nome científico Tropaeolum majus L) é uma planta que surgiu em alguns países do continente americano, em especial, no Peru. Ela pode ser conhecida também como capuchinha e tem ampla utilização no paisagismo para fins medicinais. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta? Continue acompanhando nosso artigo!
Fatos Interessantes Sobre a Flor de Chagas
A flor de chagas (ou capuchinha) é amplamente utilizada no tratamento de algumas doenças. Dentre elas, podemos citar: infecções, doenças cutâneas (como espinhas e cravos), problemas de circulação, além de auxiliar no combate da falta de apetite e da queda dos cabelos. É bem comum que produtos que possuem a planta em sua composição sejam encontrados em farmácias que trabalham com manipulação.
Como possui ação antibiótica, a flor de chagas pode ser uma excelente opção para tratar de forma natural algumas enfermidades. Sua utilização é tão versátil que a planta pode ajudar, ainda, a tratar insônia, problemas gastrointestinais, auxiliar na cicatrização e até mesmo aliviar os sintomas da depressão.
Para se beneficiar da flor de chagas você deve utilizar as suas flores e as suas folhas através de infusões e chás. Mas tome muito cuidado com os excessos no consumo já que isso pode provocar dores no estômago. Além disso, ela é contraindicada para grávidas, lactantes e pessoas que possuem problemas na tireoide ou no coração.
Como Fazer Chá da Flor de Chagas
Quer aprender a fazer o chá da flor de chagas? Então é só seguir os passos abaixo:
-Separe flores e folhas da flor de chagas.
-Corte as partes da planta em pequenos pedaços e em seguida coloque quatro colheres de sopa desse conteúdo em meio litro de água. Lembre-se que a água deve ser fervida, ok?
– Pronto! Depois é só esperar esfriar um pouco e consumir o chá. Essa mesma infusão pode ser usada para lavar os cabelos com a finalidade de evitar a queda dos fios.
A Flor de Chagas é Comestível?
Sim, tantos as folhas quanto as flores da capuchinha podem ser consumidas cruas. Ambas possuem um gosto parecido com o da rúcula e podem ser usadas em saladas e demais pratos garantindo muito sabor e saúde.
Isso porque a planta é rica em nutrientes como: vitaminas, antioxidantes, sais minerais, além de proteínas. As folhas são poderosas fontes de vitamina C e de ácidos graxos. A versatilidade dessa planta é tão grande que até mesmo as suas vagens podem ser consumidas pelos seres humanos, sendo as sementes uma boa opção de tempero.
Apenas tome cuidado com a quantidade de flor de chagas que você consome, já que ela pode causar mudanças na pressão e outros problemas de saúde. Caso você utilize medicamentos de uso contínuo, informe ao seu médico sobre o consumo da planta, ok?
Como Plantar Flor de Chagas
As duas maneiras mais conhecidas para o plantio da flor de chagas é por meio de semente ou de mudas.
Caso opte por utilizar sementes, elas podem ser encontradas em lojas especializadas e floriculturas. Lembre que é preciso de um ambiente com muita luz para que a planta possa se desenvolver satisfatoriamente.
O plantio da flor de chagas é muito simples: separe um vaso (ou espaço no jardim) com terra enriquecida com material orgânico e coloque as sementes. Em seguida cubra com aproximadamente um centímetro e meio de terra. Prontinho! Agora é só caprichar na rega e ficar sempre atento para que o vaso fique exposto aos raios solares.
Em pouco tempo você terá uma planta crescida e pronta mais ser utilizadas nas receitas e para fins medicinais.
Curiosidades Sobre a Flor de Chagas
Veja algumas das curiosidades sobre o plantio e a colheita da flor de chagas:
- A flor de chagas não tolera temperaturas muito baixas, portanto, se você mora em uma região em que o inverno é rigoroso procure proteger a planta durante essa estação. Esse cuidado é essencial para o desenvolvimento saudável da planta que não reage bem com temperatura abaixo de 10 graus.
- Dependendo da região, a flor de chagas pode ser conhecida por mastruço, cinco chagas, nastúrcio, capuchinho e bico-de-papagaio. Muitos nomes, não é verdade?
- A árvore necessita de um solo sempre úmido. Caso você esteja realizando o cultivo em um vaso, não se esqueça de fazer uma abertura no fundo para que a água seja drenada e não fique acumulada nas raízes da flor de chagas. Fique atento e não deixe a terra encharcar, ok? Pra não exagerar na quantidade de água, a indicação é realizar a rega a cada dois dias.
- Você sabia que em aproximadamente 50 dias depois do plantio já é possível colher algumas flores da capuchinha? O aspecto verde e firme das folhas indicarão que já é hora da colheita.
De forma geral, essa é uma planta de cultivo muito fácil. Com apenas alguns cuidados é possível ter lindas folhas e flores na sua casa. Reforçamos que é necessário que a muda seja exposta ao sol para se desenvolver bem. Então, nada de colocar a flor de chagas em locais fechados e escuros, combinado?
Agora que você já sabe alguns macetes sobre essa planta, que tal inclui-la no seu jardim e aproveitar para utilizar a flor de chagas em pratos deliciosos? Se você já conhecia a planta, que tal nos contar nos comentário a sua experiência com a capuchinha? Como essa planta é conhecida na região que você mora?
Compartilhe esse artigo com os seus amigos e acompanhe mais conteúdos sobre plantas aqui no Mundo Ecologia.