Home / Plantas / Flor Dalia Dahlia Imperialis: Características, Nome Cientifico e Fotos

Flor Dalia Dahlia Imperialis: Características, Nome Cientifico e Fotos

A flor dália é uma cultura ornamental economicamente importante nos Estados Unidos e em outras partes do mundo Atualmente, são reconhecidas 35 espécies. Muitas espécies de dália têm faixas muito limitadas, das quais são conhecidas Apenas uma ou duas populações. As exceções incluem dahlia australis, que tem do sul ao sudoeste da Guatemala, dahlia coccínea e dahlia imperialis, reconhecidos a partir de América Central ao norte da América do Sul.

Flor Dalia Dahlia Imperialis: Características, Nome Cientifico E Fotos

A flor dalia dahlia imperialis é uma planta pertencente à família asteraceae. A maioria das dálias são plantas herbáceas ou arbustivas, às vezes epifíticas ou trepadeiras. Os herbáceos são perenes e, embora sua folhagem desapareça no inverno, suas raízes tuberosas são enterradas, de onde novas plantas brotam na próxima estação chuvosa.

A flor dalia dahlia imperialis é uma planta herbácea com 2 a 6 m de altura, as hastes lisas, folhas compostas e opostas no fundo, reduzidas e alternadas abaixo das flores, 2 a 3 pinadas, 35 a 90 cm de comprimento, lâminas de ponta no ápice, obtusas a arredondadas ou sub-cordadas na base, a margem serrilhada, escassamente peludo nos nervos, peciolado.

As tampas terminais do tipo inflorescência, com poucas flores, as partes estéreis (aquelas que parecem pétalas) são lilás a esbranquiçadas; as pequenas flores (localizadas no centro) são de cor púrpura a violeta. Os frutos datilografam mais ou menos lineares, secos e minúsculos, numerosos aquênios. Suas flores são simples, rosa lavanda, lilás ou roxo e com um centro amarelo.

Flor Dalia Dahlia Imperialis: Alcance Geográfico

A flor dalia dahlia imperialis pode ser encontrada na parte central e sul do México até a Colômbia. Nativo da Mesoamérica, sua distribuição do México para a Colômbia está documentada. Também nativa da Guatemala é encontrada apenas selvagem nas regiões de Alta Verapaz, Baja Verapaz, Chimaltenango, Guatemala, Chiquimula, Jalapa, Jutiapa, Santa Rosa, Huehuetenango, Quetzaltenango, Quiche, Sacatepéquez, San Marcos, Sololá e Totonicapán.

As flores de dalia dahlia imperialis também foram introduzidas com sucesso na Europa no final do século 18, via Espanha. Atualmente, seu cultivo se espalhou para quase todos os países do mundo. No México é encontrada apenas selvagem nas regiões de Guanajuato, Guerrero, Oaxaca, Puebla, Cidade do México, Chiapas, San Luis Potosí, Veracruz e Chiapas.

As flores de dalia dahlia imperialis é encontrada entre 1500 e 4300 metros acima do nível do mar, embora cresça e se desenvolva melhor entre 1700 e 2500 metros acima do nível do mar, tornando-a uma espécie de floresta temperada, semi-úmida e muito úmida. É uma planta que se caracteriza pela exigência de longos fotoperíodos para a floração, dias curtos promovem a tuberização da planta.

Flor Dalia Dahlia Imperialis: Cultivo Mexicano?

Em áreas com estações definidas, baixas temperaturas afetam a parte aérea. A faixa de temperatura média para melhor desenvolvimento é entre 18 a 23°C, com uma umidade relativa entre 75 e 78%. É uma espécie que se desenvolve melhor em solos permeáveis e bem drenados. O gênero dahlia é formado por 35 espécies selvagens endêmicas do México, das quais apenas quatro espécies constituem a base genética com a qual a dália cultivada se desenvolveu, dentro da qual dahlia imperialis é encontrado.

Flor Dalia Dahlia Imperialis
Flor Dalia Dahlia Imperialis

No entanto, muito pouco se sabe no México sobre seu cultivo e aprimoramento. Apesar de ser o país de origem e que em 1963, tê-la declarado por decreto presidencial “flor nacional”, muito pouco se sabe no México sobre seu cultivo e aprimoramento, e seu material genético deve ser totalmente entendido como parte de nosso patrimônio biológico e cultural.

É uma espécie que atualmente não está sob nenhuma categoria de risco em nível nacional no México. Nem está em nenhuma categoria da lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). Nem na CITES (Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens).

Flor Dalia Dahlia Imperialis: Usos Básicos

A parte comestível da flor dalia dahlia imperialis são as folhas tenras. As folhas da planta são coletadas em florestas ou prados úmidos e são muito abundantes em áreas abertas. Não são encontrado nos mercados, mas na natureza. As folhas tenras são consumidas em preparações semelhantes às feitas com vegetais como a acelga. São também preparados fritas, combinando-as com feijão, ovo ou tomate e cebola ou em caldos ou sopas, combinando-os com macarrão, tomate e cebola.

Folhas maduras são usadas para ração animal e para tingir cabelos. A planta em si é usada em jardinagens ornamentais ou para proteger declínios. A flor de dalia dahlia imperialis é manipulada ornamentalmente pela beleza de suas cores que variam de lavanda a rosa pálido ou lilás. Nas práticas médicas relatadas, o uso contra inflamações e infecções urinárias é mencionado; Para isso, são utilizadas as hastes do corte da planta em cada entrenó, adicionada à água e ingerido três vezes ao dia até sentir alívio.

Também é usado em casos de otite média, síndrome diarreica viral ou bacteriana e aguda. Não foram encontrados dados científicos que confirmem os efeitos farmacológicos ou propriedades medicinais da planta para infecções por fungos. A planta cozida é usada para anemia e para aumentar a produção de leite materno. A seiva do caule é usada para sangramento nasal, calor no estômago, inflamação, gastrite e problemas com cálculos biliares ou pedras nos rins.

Informações Genéricas

A maioria das dahlias são plantas herbáceas ou arbustivas, às vezes alpinistas. As herbáceas são anuais, sua folhagem desaparece no inverno, mas suas raízes tuberculosas permanecem enterradas, das quais brotam novas plantas. Suas hastes são ocas ou compactas e, as folhas são opostas ou verticiladas, simples a três tempos compostos. As flores são formadas por várias estruturas que juntas são chamadas cabeças, que são flores em forma de língua, cuja aparência é semelhante à de uma pétala (branca, roxo, amarelo ou vermelho); e tubular ou disco (amarelo ou roxo).

As frutas são secas a partir de uma única semente. Na Mesoamérica pré-hispânica, as dahlias selvagens eram conhecidas como “acocoxóchitl”, “acocotli” ou “cohuanenepilii”. Tem vários usos, incluindo ornamentais, alimentos, medicamentos, cerimoniais e forragens. Medicinalmente, é usado como remédio contra a tosse crônica, como tônico diurético, diaforético (para febres) e contra a cólica. Sempre vale ressaltar que esse artigo é meramente informativo mas não incentiva o uso de nenhum medicamento sem orientação médica.

Para fazer uso desta ou de qualquer outras espécies da flora com propriedades medicinais é sempre importante que consulte primeiro um médico especialista, de preferência que já conheça seu perfil de saúde pessoal, para que ele faça a melhor sugestão de o que pode usar e em qual medida. Sempre consulte seu médico!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *