O nome da flor camarão é justicia brandegeeana, mas também pode ser beloperone guttata, calliaspidia guttata ou drejerella guttata. E não é só os nomes científicos que são vários que descrevem a mesma planta, mas também possui muitos nomes comuns como chuparrosa, lúpulo interno ou me come.
Flor Camarão: Curiosidades e Fatos Interessantes
A planta do camarão tem sua origem no México e é uma planta tropical que possui muitas espécies, embora apenas a chamada guttata possa ser cultivada em ambientes fechados. Pertence à família acantáceas e seu cultivo é muito simples, por isso é uma ótima opção para decorar qualquer ambiente, pois é muito bonito e original.
Este arbusto tropical é sempre-verde e floresce durante todo o ano, por isso é amplamente utilizado por seu grande porte ornamental. Suas inflorescências formam um pico na forma de um camarão que os torna muito atraentes, e é conveniente colocar tutores quando começarem a crescer muito, pois se tornam alpinistas e são muito mais espetaculares. Embora seja muito frondoso, não precisa de uma panela muito grande.
Cresce até 1 m de altura (raramente mais) de galhos finos e longos. As folhas são ovais, verdes, com 3 a 7,5 cm de comprimento. Terminal de inflorescências e pontas axilares, de até 6 cm de comprimento, pedúnculos de 0,5 a 1 cm de comprimento, brácteas sobrepostas, ovadas, de 16 a 20 mm de comprimento. Flores brancas, estendendo-se com brácteas vermelhas que lembram um pouco um camarão, daí um de seus nomes comuns.
Flor Camarão: Curiosidades e Fatos Sobre o Cultivo
É um arbusto ornamental, sobrevive à sombra de áreas tropicais e pode ser propagado por estacas; em solo bem drenado e, normalmente, requer pouca manutenção e tolera a seca. As flores murcham um pouco em pleno sol. As flores atraem beija-flores e borboletas. Existem várias cultivares, com diferentes colorações florais: amarelo, rosa e vermelho escuro. É naturalizado na América do Sul e na Flórida.
- Localização: precisa estar em um local muito bem iluminado e pode resistir a algumas horas por dia de sol direto, mas não mais. Se você estiver ao ar livre, durante o verão, é melhor que você esteja em uma área semi-sombreada.
- Irrigação: na época mais quente do ano, você deve regar abundantemente, mas sem inundações, enquanto na estação fria, você deve regar o essencial para que a terra não seque, mas com muito pouca quantidade.
- Pragas e doenças: se não receber os cuidados adequados, poderá ser atacado por aranha vermelha e pulgão.
- Multiplicação: deve ser feita na primavera e por estacas, cortando-as em cerca de 10 centímetros e removendo algumas brácteas para que possam enraizar-se melhor.
- Transplante: não há limite, mas é durante a primavera.
- Poda: precisará apenas de poda de treinamento para poder seguir o caminho que deseja.
Flor Camarão: Outros Fatos Curiosos
Brandegeeana Justice foi descrita e nomeada pela primeira vez em 1969 por Wassh. & LBSm. A nomenclatura ‘justice’ recebeu em homenagem a James Justice, horticultor escocês; e a nomenclatura brandegeeana trata-se de um epíteto nomeado em homenagem ao botânico americano Townshend S. Brandegee, cujo nome binomial é comumente escrito incorretamente “brandegeana”.
James Justice (1698-1763) foi um jardineiro cujos trabalhos de paisagismo, como o do Gardiner escocês, foram distribuídos por grande parte da Grã-Bretanha e Irlanda. Ele teria uma paixão por experimentos botânicos, que perseguia às custas de suas finanças e família. Seu divórcio e a expulsão da Fraternidade na Royal Society foram atribuídos às despesas incorridas pelas estufas e misturas de solo. O gênero ‘justicia’ é nomeado pelo grande Linnaeus em homenagem à tamanha dedicação.
Brandegee Townshend Stith (1843-1923) foi um engenheiro botânico conceituado que trabalhou na Universidade da Flórida. Junto com sua esposa, a também botânica Mary Katharine Layne (1844-1920), tornaram-se autores de muitas publicações da Academia de Ciências da Califórnia e também foram os responsáveis por uma revista de botânica dedicada à flora do oeste do país (Zoe). A abreviatura Brandegee é usada para indicar Townshend Stith Brandegee como a autoridade na descrição e classificação científica de mais de 250 espécies vegetais.
Pesquisas foram realizadas sobre os componentes fitoquímicos das numerosas espécies de justicia, mostrando que elas possuem atividade antitumoral, antiviral e antidiabética. O gênero justicia compreende cerca de 600 espécies.
A flor camarão é cultivada principalmente por suas cabeças de flores. As plantas fáceis de cultivar produzem uma profusão de brácteas florais sobrepostas. As pequenas flores brancas, pontilhadas de manchas roxas, cada uma com duas pétalas finas e longos estames amarelos, em meio a folhas verdes brilhantes.
O principal efeito é causado pelas brácteas únicas e duradouras. As flores duram apenas alguns dias, mas as cabeças das flores duram um longo período de tempo. Isso faz com que a planta apareça florescendo o ano todo. Quase sempre o melhor lado de uma planta é aquele que está voltado para a luz. Isso também se aplica à flor camarão. Para obter o melhor resultado, mantendo uma planta em vaso de forma uniforme em uma janela, gire os vasos 180 graus uma vez por semana.
Propagação da Flor Camarão
A propagação dessas plantas é tão fácil quanto os cuidados com as plantas de flor camarão. A divisão de moitas é o melhor método para plantações ao ar livre. As plantas de flor camarão em vasos também podem ser divididas quando se tornam amarradas, mas por que esperar tanto tempo? As estacas são o método mais fácil de propagação de plantas de flor camarão.
Ao aparar as plantas, verifique se algumas dessas estacas têm pelo menos quatro conjuntos de folhas. Mergulhe as pontas frescas no hormônio de enraizamento e coloque-as no solo. Mantenha o solo sempre úmido e em seis a oito semanas, você deve ter raízes. Para os verdadeiramente ambiciosos, você pode cultivar suas plantas de flor camarão a partir de sementes.
Conseguiu perceber alguma forma semelhante a camarão na flor? Aprecie bem as fotos e nos diga pelos comentários o que achou ou que dúvidas mais podemos ajudar a esclarecer. Pois aqui, em nosso blog ‘Mundo Ecologia’, temos uma grande satisfação ao ajudar nossos leitores com suas pesquisas sobre os mais diversos assuntos de nossa fauna e nossa flora.