Bonita, delicada e muito fácil de cuidar, a flor azulzinha muitas vezes não é tão valorizada pelas pessoas. Quando sozinha pode não ter valor, mas quando plantada em canteiros e várias azulzinhas se junta, qualquer lugar fica cheio de charme.
A planta é rústica, de origem brasileira e se adapta em qualquer espaço. E você, já tem uma azulzinha em seu jardim? Que tal conhecer mais essa planta e descobrir diversas curiosidades sobre a azulzinha? Então, confira nesse artigo tudo sobre a flor.
Características da Azulzinha
A azulzinha, conhecida cientificamente como Evolvulus glomeratus, é uma herbácea perene, muito fácil de cultivar. É uma planta nativa do Brasil e se adapta de forma muito fácil aos diferentes climas do país. É uma planta rasteira e tem uma forração muito forte, podendo ficar pendente quando não é podada.
Rústica e do tipo rasteira, a planta atinge até 30 centímetros de altura, quando ramificada. Nos ramos estão suas folhas, bem pequenas, verdes, ovais e delicadas que surgem alternadamente. Nelas, há uma fina penugem branca, deixando-as aveludadas. Suas flores são azuis ou lavanda e o centro da flor é branco. As flores são solitárias, possuem formato arredondado e achatado e são bem vistosas. Existe uma espécie muito semelhante a azulzinha, porém suas flores são brancas.
Como é uma flor versátil, pode ser plantada em vasos, canteiros, maciços, jardineiras e bordaduras. Quando plantada em vasos suspensos, sua beleza fica em evidência. A azulzinha floresce durante todo o ano, sendo que na primavera é mais intenso o florescimento. No inverno, as geadas e o frio podem dificultar o desenvolvimento da planta, podendo até fazê-la não resistir.
Como Plantar e Cultivar
A azulzinha deve ser cultivada em pleno sol ou ainda à sombra de poucas e dispersas árvores. Como se adapta bem ao clima do Brasil, cada região tem suas particularidades quanto a flor ficar exposta ao sol ou não. Assim, nas regiões mais quentes, o ideal é deixar a planta à sombra para que ela fique forte e não queime devido ao calor. Já nas regiões mais frias, é preferível deixa-la à pleno sol, para que não corra risco de perecer.
Para o plantio da muda, deve ser feito um pequeno buraco, com auxílio de uma pá de jardim. Nele, coloca-se a muda e terra ao redor, apertando levemente para que a planta fique firme. Cada muda deve ter um espaçamento das outras de cerca de 15 centímetros para que se desenvolve bem e forme um tapete mais carregado de flores.
Para melhor nutrir a azulzinha, é indicado o uso de adubo orgânico junto do adubo NPK 10-10-10. Isso faz com que a planta cresça bem nutrida. Após isso, é recomendado a rega com um jato fino de água, para umedecer a terra e não desplantar a muda.
Para que a planta cresça e se desenvolva de maneira saudável, o solo deve ser fértil, limpo, sem pedras ou matos e com boa drenagem, além de ser enriquecido com adubo orgânico. É também importante que seja regado com frequência, principalmente no verão, pois a planta pode murchar e sofrer ao passar por longos períodos sem água.
A azulzinha pode ser propagada por estaquia, pois com o passar do tempo os galhos da planta se tornam lenhosos, podendo ser retirado estacas na época de podas e usa-las para fazer mudas. Para isso, é preciso cortar a ponta do galho em diagonal e enterrar a estaca no solo preparado.
A melhor época para isso, no sul do país, é no final do inverno e nas demais regiões é no outono ou estação das chuvas. Mantendo a terra com umidade correta, logo as estacas começarão a brotar e as folhas surgirão. Quando isso acontecer, a muda pode ser plantada no canteiro ou vaso onde vai permanecer.
Paisagismo
A azulzinha é uma ótima cobertura vegetal em áreas onde não há grama e são extensas. Ela pode ser usada como planta de forração, mas não resiste a falta e água e pisoteio, por isso é importante escolher o local onde será plantada com cuidado. A flor também fica muito linda quando usada como pendente, formando arranjos incríveis.
Como ela floresce durante todo o ano, quando bem cuidada dá um toque especial e belo para o jardim, deixando-o colorido e alegre. No paisagismo, ela é muito usada ao longo de caminhos ou nas bordas do jardim, ou ainda como pendentes.
Fatos Interessantes e Curiosidades
- A azulzinha é uma flor que suporta muito bem a salinidade, assim seu cultivo é bastante indicado para as regiões litorâneas do nosso país
- A planta não tolera encharcamento e geadas fortes
- É uma planta nativa do Brasil e do Paraguai e pertence à família convolvulaceae
- Existe uma herbácea muito parecida com a azulzinha, porém na cor branca
- Mede entre vinte e trinta centímetros, apenas
- Suas folhas e flores são bem pequenos
- As flores são azuis ou em tom lavanda
- Cresce mais em largura do que em altura
- Floresce durante todo o ano, com mais intensidade na primavera
- A farinha de osso é muito boa para adubar a terra antes do plantio
- Por ser uma planta de forração, é muito importante para o jardim
- Trata-se de uma herbácea com ciclo de vida perene
- É uma planta rustica que se adapta facilmente aos diferentes tipos de solo
- Se adapta facilmente aos climas tropical, subtropical e equatorial
- Como os galhos ficam lenhosos com o passar do tempo, é possível fazer novas mudas da planta
- As folhas aveludadas e ovais ajudam evitar que a planta perca água
- A azulzinha é uma linda decoração natural para se ter em casa